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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66266

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVIEIRA-DE-ARAÚJO, Natália Miranda-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Fernanda Rocha de-
dc.date.accessioned2025-09-26T14:38:35Z-
dc.date.available2025-09-26T14:38:35Z-
dc.date.issued2025-08-29-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Fernanda Rocha de. Reflexos do dispositivo identitário nas políticas de valorização de bens culturais do "Cratim de Açúcar". 2025. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Urbano) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66266-
dc.description.abstractO trabalho parte de provocações de um artigo acadêmico, que apontava que o município do Crato (localizado ao sul do Ceará, na região do Cariri) não queria manter seu patrimônio cultural material. Foi percebida uma aparente contradição, considerando a existência de jargões de valorização identitária localmente, assim como alguns instrumentos de proteção legal. As escolhas metodológicas para enfrentamento do problema envolveram, em síntese, pesquisas exploratória, documental, arquivística (incluindo processos de tombamento e atas da Câmara de Vereadores) e bibliográfica; assim como a adoção de um referencial teórico pautado na análise de discurso em diálogo com os estudos culturais, tendo o dispositivo foucaultiano como principal chave de análise para compreender as relações entre construções identitárias e as práticas de (des)valorização de bens culturais locais. Partindo da hipótese de que existe um dispositivo identitário cratense que gera subjetividades diversas e que se materializam na cidade, o objetivo geral da tese é demonstrar a existência desse dispositivo, apontando evidências de reflexos dele nas políticas e práticas de (des)valorização de bens arquitetônicos, urbanísticos e do meio ambiente. Para atingi-lo foram realizadas: discussões iniciais sobre a realidade local – mostrando a aderência do tema com os conceitos de dispositivo e identidade –, bem como práticas correlacionadas ao campo do patrimônio; um aprofundamento sobre a realidade local, demarcando construções identitárias mais hegemônicas (denominadas “lado A”) e as resistências a elas (“lado B”); uma sistematização do dispositivo identitário cratense, com suas formas de funcionamento e diagramas de força, atentando para atores (de locais a internacionais) influentes e seus interesses; apontamento de exemplos de políticas e práticas de (des)valorização dos bens culturais locais, adotando como recorte de análise as instituições escolares, referências “lado A” x “lado B” (a exemplo de museus x campo de concentração do Buriti), bens relacionados ao meio ambiente e ao futebol, Expocrato e turismo religioso. O caminho trilhado permitiu verificar evidências do que vem sendo, estratégica e secularmente, construído na mentalidade dos grupos sociais em consequência da atuação de mecanismos de poder, e como essa manipulação de construções discursivas, que se sustentam por elementos mais ou menos visíveis, interfere na criação de sentimentos de exaltação de alguns bens, e de apagamentos de outros. Foram detectados interesses em jogo, relativos à Igreja, aos setores econômicos imobiliário, do comércio e do turismo (sobretudo religioso, mas também relativo à cultura e ao meio ambiente). Entre os personagens e as redes de poder nas quais interferem, têm destaque, localmente, instituições, atores e partidos políticos, mas também em escala ampliada (estadual, nacional e internacional), assim como grupos sociais de resistência, que tencionam práticas hegemônicas. Sendo o patrimônio um recurso político, fabricado por especialistas, comunidades, indivíduos ou nações, as contribuições da tese apontam ferramentas para que mais grupos tenham a oportunidade de disputar esse recurso, superando as práticas que reforçam valores e práticas culturais e sociais apenas daqueles que já foram e ainda são, historicamente, legitimados e privilegiados.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectDispositivo identitáriopt_BR
dc.subjectPráticas de (des)valorizaçãopt_BR
dc.subjectBens culturais materiaispt_BR
dc.subjectCrato-CEpt_BR
dc.titleReflexos do dispositivo identitário nas políticas de valorização de bens culturais do "Cratim de Açúcarpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3326160083213059pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Desenvolvimento Urbanopt_BR
dc.description.abstractxEl trabajo parte de las provocaciones de un artículo académico que sugeriría que el municipio de Crato (ubicado en el sur del estado de Ceará, en la región de Cariri) no tendría interés en preservar su patrimonio cultural material. Esta afirmación parecía contradictoria, dado el discurso local sobre la valorización identitaria y la existencia de algunos mecanismos legales de protección. La investigación adoptó una metodología que incluyó estudios exploratorios, documentales, archivísticos (incluidos procesos de patrimonialización y actas de la Cámara de Concejales) y bibliográficos. El análisis se fundamentó en la teoría del discurso y los estudios culturales, teniendo como eje central el concepto foucaultiano de dispositivo para comprender la relación entre las construcciones identitarias y las prácticas de (des)valorización de los bienes culturales locales. La hipótesis central sostiene la existencia de un dispositivo identitario cratense que produce subjetividades diversas, las cuales se materializan en el espacio urbano. El objetivo general es demostrar la existencia de este dispositivo y sus efectos en las políticas y prácticas de (des)valorización de bienes arquitectónicos, urbanísticos y ambientales. Se presentan discusiones iniciales sobre la realidad local y su relación con los conceptos de dispositivo e identidad, seguidas del análisis de construcciones identitarias hegemónicas (“lado A”) y sus resistencias (“lado B”). Luego, se sistematiza el dispositivo identitario cratense, sus formas de funcionamiento y diagramas de poder, identificando actores e intereses en escalas local, nacional e internacional. El análisis abarca escuelas, instituciones, y referencias contrastantes (“lado A” museos vs. “lado B” campo de concentración de Buriti), bienes relacionados al medio ambiente y al fútbol, Expocrato y turismo religioso. Los resultados muestran evidencias de construcciones estratégicas e históricas en el imaginario social, influenciadas por mecanismos de poder que valoran ciertos bienes culturales en detrimento de otros. Se identifican intereses de la Iglesia y de los sectores inmobiliario, comercial y turístico (especialmente el religioso, pero también el cultural y ambiental). Entre los actores destacan instituciones locales, partidos políticos y grupos sociales de resistencia. Considerando que el patrimonio es un recurso político producido por especialistas, comunidades, individuos o naciones, la tesis ofrece herramientas para que más grupos puedan disputar dicho recurso, desafiando prácticas que privilegian los valores culturales de grupos históricamente legitimados.pt_BR
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