Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66251

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOUZA, Ilka Gislayne de Melo-
dc.contributor.authorARRUDA RUFINO, Camylle Ketlen de-
dc.date.accessioned2025-09-25T18:40:04Z-
dc.date.available2025-09-25T18:40:04Z-
dc.date.issued2025-08-13-
dc.date.submitted2025-09-01-
dc.identifier.citationARRUDA RUFINO, Camylle Ketlen de. Educação financeira como um diferencial para a tomada de decisões sobre consumo e investimento: um estudo realizado com os alunos de ciências contábeis da UFPE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66251-
dc.description.abstractO estudo tem como objetivo compreender o nível de conhecimento dos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sobre educação financeira, analisando como esse conhecimento influencia suas decisões de consumo, investimento e sua futura atuação profissional. Para isto, foi realizada uma pesquisa quantitativa descritiva por meio de formulário online, contendo 10 questões objetivas. As perguntas elaboradas tinham o intuito de identificar o perfil dos respondentes, seus hábitos financeiros, interesse pelo tema e a visão deles da relevância da educação financeira na formação acadêmica e no exercício da profissão contábil. Os resultados obtidos revelaram que embora os estudantes demonstrem interesse e valorização pela temática da educação financeira, muitos ainda não possuem esse hábito de poupar e investir. Portanto, se faz necessário fortalecer os conteúdos e abordagens oferecidos na graduação, a fim de torná-la um diferencial efetivo na tomada de decisões sobre consumo e investimento, tanto na vida pessoal quanto na futura atuação profissional dos discentes.pt_BR
dc.format.extent34 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação Financeirapt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.subjectInvestimentopt_BR
dc.titleEducação financeira como um diferencial para a tomada de decisões sobre consumo e investimento: um estudo realizado com os alunos de ciências contábeis da UFPEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4674681682847076pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to understand the level of financial education knowledge among students of the Accounting Sciences course at the Federal University of Pernambuco (UFPE), analyzing how this knowledge influences their consumption and investment decisions, as well as their future professional performance. To achieve this, a quantitative and descriptive research was carried out through an online questionnaire containing 10 objective questions. The questions were designed to identify the participants’ profiles, their financial habits, interest in the topic, and their perception of the relevance of financial education in their academic training and professional practice. The results revealed that, although students demonstrate interest and appreciation for the topic of financial education, many still lack consistent habits of saving and investing. Therefore, it is necessary to strengthen the content and approaches offered during the undergraduate program, in order to make financial education an effective differential in decision-making regarding consumption and investment, both in personal life and in future professional practice.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCCA) - Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais pt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Ciências Contábeispt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Camylle Ketlen de Arruda Rufino pdf.pdf9,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons