Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66241

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVIEIRA, Flaviano Maciel-
dc.contributor.authorSILVA, Joyce da-
dc.date.accessioned2025-09-25T15:57:10Z-
dc.date.available2025-09-25T15:57:10Z-
dc.date.issued2025-08-18-
dc.date.submitted2025-09-24-
dc.identifier.citationSILVA, Joyce da. @bernardoreye_s: confluência da poesia visual e concreta em instapoemas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66241-
dc.description.abstractDiante da popularização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e da praticidade que seus recursos tecnológicos proporcionam, há um crescente movimento poético nas redes sociais por meio da poesia viral. Nesse cenário, surge o instapoema que apresenta-se, muitas vezes, como uma forma contemporânea de experimentação poética, incorporando e ressignificando inovações estéticas da poesia visual e concreta. Em determinadas produções instapoéticas, observa-se uma linguagem que converge com os princípios da poesia experimental, dialogando com estética conteúdo x forma incorporada pela poesia moderna do século XX. À vista disso, este artigo se dispõe a investigar como os instapoemas do @bernardoreye_s dialogam com a experimentação estética texto-visual da poesia visual e concreta, explorando a relação entre forma e conteúdo no meio digital. O processo metodológico adotado para a realização deste trabalho é de caráter analítico comparativo a partir de investigações netnográficas na plataforma do Instagram, com foco no perfil do Bernardo Reyes (@bernardoreye_s). Embasando-se nas concepções teóricas de Menezes (1991, 1998), Campos et al (1975), Xavier (2002), Prado (2006), Guedes (2022), Caldeira Júnior (2023), entre outros, discutiremos as definições sobre poesia visual, poesia concreta e instapoema, a fim de explorar as interseções entre produções literárias de diferentes contextos sócio-históricos e culturais. Para tanto, observa-se que Bernardo Reyes não apenas adere às propostas estéticas da poesia visual e concreta do século XX, como também incorpora recursos composicionais de produções marcantes desse período, ressignificando-os para a dinâmica texto-visual do ciberespaço.pt_BR
dc.format.extent25p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectinstapoemapt_BR
dc.subjectpoesia viralpt_BR
dc.subjectpoesia visualpt_BR
dc.subjectpoesia concretapt_BR
dc.subjectpoesia experimentalpt_BR
dc.subjectliteratura comparadapt_BR
dc.title@BERNARDOREYE_S: CONFLUÊNCIA DA POESIA VISUAL E CONCRETA EM INSTAPOEMASpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1177023821057761pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0098605549471639pt_BR
dc.description.abstractxGiven the popularization of Digital Information and Communication Technologies (DICT) and the practicality that their technological resources provide, there is a growing poetic movement on social media through viral poetry. In this scenario, instapoem emerges, which is often presented as a contemporary form of poetic experimentation, incorporating and reinterpreting aesthetic innovations from visual and concrete poetry. In certain instapoetic productions, observed that language that converges with the principles of experimental poetry, dialoguing with the aesthetics of content x form incorporated by modern twentieth-century poetry. In view of this, this article sets out to investigate how @bernardoreye_s's instapoems dialogue with the aesthetic text-visual experimentation of visual and concrete poetry, exploring the relationship between form and content in the digital medium. The methodological process adopted for this work is analytical and comparative, based on netnographic investigations on the Instagram platform, focusing on the profile of Bernardo Reyes (@bernardoreye_s). Based on the theoretical concepts of Menezes (1991, 1998), Campos et al (1975), Xavier (2002), Prado (2006), Guedes (2022), Caldeira Júnior (2023), among others, we will discuss the definitions of visual poetry, concrete poetry, and instapoem in order to explore the intersections between literary productions from different socio-historical and cultural contexts. Accordingly, it is observed that Bernardo Reyes not only adheres to the aesthetic proposals of twentieth-century visual and concrete poetry, but also incorporates compositional resources from notable works of that period, reframing them for the text-visual dynamics of cyberspace.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Joyce Silva.pdf13,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons