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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66238
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | LEITE, Maria de Jesus de Britto | - |
dc.contributor.author | SILVA, Assíria dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-25T15:42:24Z | - |
dc.date.available | 2025-09-25T15:42:24Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-19 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-28 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Assíria dos Santos. "Faça-se a luz. E a luz foi feita." O uso da luz e da sombra na arquitetura religiosa: influências e aplicações. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66238 | - |
dc.description.abstract | A luz e a sombra sempre foram mais do que elementos físicos na arquitetura religiosa, elas operam como forças simbólicas, capazes de estruturar o espaço, guiar o olhar e despertar sentidos que transcendem a materialidade. Este trabalho parte da compreensão da arquitetura sacra como linguagem sensível, onde o sagrado se revela por meio da incidência luminosa e da sua ausência cuidadosamente composta, do ritmo dos cheios e vazios e da atmosfera que se insinua nas frestas da matéria. Por meio da análise de duas obras representativas: a Concatedral de São Pedro dos Clérigos, em Recife, e a Capela Imaculada Conceição, também em Recife, investiga-se como arquiteturas de tempos distintos mobilizam a luz e a sombra como ferramentas de expressão espiritual. A partir dos sete efeitos luminosos propostos por Henry Plummer (2009), somados a princípios compositivos como hierarquização, ritmo, ênfase simbólica e percepção do espaço, foi possível interpretar como a barroco e o contemporâneo operam suas próprias representações visuais. Enquanto a igreja barroca exalta a teatralidade e a ornamentação como condução sensível à transcendência, a capela contemporânea propõe uma introspecção silenciosa, onde o sagrado emana da matéria crua e da luz filtrada em silêncio. Em ambas. percebe-se que ver é mais do que enxergar: é vivenciar o espaço como um acontecimento sensorial e espiritual, além de concluir, que esses dois elementos, nas duas linguagens arquitetônicas, mantém-se como elemento estruturador e revelador do espaço sagrado, sendo capaz de traduzir materialmente diferentes compreensões do divino. | pt_BR |
dc.format.extent | 185p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Luz | pt_BR |
dc.subject | Sombra | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura Religiosa | pt_BR |
dc.subject | Experiência | pt_BR |
dc.subject | Percepção | pt_BR |
dc.title | "Faça-se a luz. E a luz foi feita." O uso da luz e da sombra na arquitetura religiosa: influências e aplicações | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2218964680682974 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DAU) - Departamento de Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Arquitetura e Urbanismo – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Arquitetura e Urbanismo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC Assíria dos Santos Silva (2).pdf | 117,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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