Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66212

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTEIXEIRA, João Marcelo Xavier Natário-
dc.contributor.authorARAÚJO, Calíope Corrêa de-
dc.date.accessioned2025-09-25T12:19:14Z-
dc.date.available2025-09-25T12:19:14Z-
dc.date.issued2025-07-16-
dc.identifier.citationARAÚJO, Calíope Corrêa de. Museus virtuais de Pernambuco: explorando estratégias para aprimorar a experiência do visitante em um tour virtual de museu. 2025 Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66212-
dc.description.abstractEsta dissertação investiga e propõe estratégias para aprimorar a experiência do usuário em tours virtuais de museus pernambucanos. Com a crescente digitalização do patrimônio cultural, os tours virtuais emergem como ferramentas essenciais para a difusão e o acesso a acervos museológicos. No entanto, a qualidade da experiência do usuário nesses ambientes digitais é um fator determinante para sua eficácia e adesão. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e exploratória, estruturada em fases que incluem o mapeamento da oferta de tours virtuais em museus de Pernambuco, uma investigação sobre os métodos de avaliação da UX em tours virtuais de museus, e uma pesquisa de campo com usuários. Os dados foram coletados por meio de observações comportamentais, questionário padronizado (UEQ) e entrevistas semiestruturadas com participantes que interagiram com tours virtuais de museus pernambucanos. A análise dos resultados revelou desafios significativos relacionados à usabilidade e acessibilidade, como desorientação espacial, legibilidade deficiente e interatividade inconsistente, bem como pontos fortes e potenciais, como cenografia sensorial e o uso de elementos multimídia. Com base nesses achados, são propostas estratégias de design detalhadas, focadas em princípios fundamentais de UX, recomendações para melhoria de pontos fracos e otimização de pontos fortes, bem como diretrizes para acessibilidade e inclusão. O estudo contribui para o avanço teórico-metodológico na área de design de interação em contextos museológicos virtuais, oferece contribuições práticas diretas para instituições culturais e reforça o impacto sociocultural da tecnologia na ampliação do acesso ao patrimônio.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectMuseus virtuaispt_BR
dc.subjectTour virtualpt_BR
dc.subjectDesign de interaçãopt_BR
dc.subjectExperiência do usuáriopt_BR
dc.subjectPatrimônio culturalpt_BR
dc.titleMuseus virtuais de Pernambuco : explorando estratégias para aprimorar a experiência do visitante em um tour virtual de museupt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCASTILLO, Leonardo Augusto Gómez-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7541496593098745pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3084098853925246pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation investigates and proposes strategies to enhance the user experience in virtual tours of museums in Pernambuco, Brazil. With the increasing digitalization of cultural heritage, virtual tours emerge as essential tools for the dissemination of and access to museum collections. However, the quality of the user experience in these digital environments is a determining factor for their effectiveness and adoption. The research adopts a qualitative and exploratory approach, structured in phases that include mapping the virtual tour offerings in Pernambucan museums, an investigation into UX evaluation methods in museum virtual tours, and a field study with users. Data were collected through behavioral observations, a standardized questionnaire (UEQ), and semi-structured interviews with participants who interacted with virtual tours of Pernambucan museums. The analysis of the results revealed significant challenges related to usability and accessibility, such as spatial disorientation, poor legibility, and inconsistent interactivity, as well as strengths and potentials, such as sensory scenography and the use of multimedia elements. Based on these findings, detailed design strategies are proposed, focusing on fundamental UX principles, recommendations for improving weaknesses and optimizing strengths, as well as guidelines for accessibility and inclusion. This study contributes to the theoretical-methodological advancement in the field of interaction design within virtual museum contexts, offers direct practical contributions to cultural institutions, and reinforces the socio-cultural impact of technology in broader access to heritage.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2061771070429217pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Calíope Corrêa de Araújo.pdf28,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons