Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66177

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMONTENEGRO, ANA CRISTINA DE ALBUQUERQUE-
dc.contributor.authorFREITAS, ALINE SAMARA SILVA DE-
dc.date.accessioned2025-09-23T22:47:05Z-
dc.date.available2025-09-23T22:47:05Z-
dc.date.issued2025-08-15-
dc.date.submitted2025-09-22-
dc.identifier.citationFREITAS, Aline. Caracterização dos Círculos de Parceiros de Comunicação de Crianças com Transtorno do Espectro Autista. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Fonoaudiologia)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66177-
dc.description.abstractIntrodução: A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) destaca-se como ferramenta para promover o desenvolvimento da comunicação funcional em crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), ampliando suas possibilidades de interação social. Para que o uso da CAA seja bem-sucedido, é crucial o engajamento dos parceiros de comunicação – indivíduos que interagem com os usuários do sistema – garantindo a consistência do uso da CAA em diferentes contextos. Logo, a presença do parceiro aumenta a probabilidade de uso da CAA e possibilita a aplicabilidade consistente em todos os ambientes sociais. Objetivo: Caracterizar os círculos de parceiros de comunicação de crianças com TEA de acordo com os círculos sociais. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional descritivo, realizado numa clínica escola de Fonoaudiologia, no qual foram entrevistados os responsáveis por 31 crianças diagnosticadas com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) não- falantes e/ou minimamente falantes. Nas entrevistas, foi utilizado o questionário Instrumento de Investigação dos Círculos de Parceiros de Comunicação no Transtorno do Espectro do Autismo (ICP-TEA) adaptado do Protocolo Social Networks para identificar e categorizar os parceiros de comunicação da criança. Os dados obtidos foram alocados em planilha digital do Microsoft Excel e analisados por meio de estatística descritiva. Resultados: Foram encontrados parceiros de comunicação das crianças entre os cinco círculos sociais. No Círculo 1, a mãe foi o parceiro mais citado (96,77%), seguida pelo pai (58%) e irmãos (35,48%). No Círculo 2, destacaram-se os avós (77,5%), tios e primos com 52,1% cada um, vizinho (51,61%) e amigo (16,12%). A partir do Círculo 3 observou-se uma redução progressiva, com menções a colegas de escola (41,93%) e outros parceiros com frequência inferior a 20%. No Círculo 4, professores (54,83%) foram os mais citados. Já no Círculo 5, 48,38 relatou ausência de parceiros. Conclusão: Os resultados evidenciam que os principais parceiros de comunicação de crianças com TEA concentram-se nos círculos mais próximos, especialmente no núcleo familiar, com destaque para a figura materna. Observa-se uma participação limitada de parceiros nos círculos sociais mais amplos, sugerindo restrições nas oportunidades de interação social dessas crianças, o que pode comprometer o uso funcional da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) em diferentes contextos. Esses achados ressaltam a importância de estratégias de intervenção que ampliem e diversifiquem as oportunidades comunicativas em diferentes contextos sociais, favorecendo o engajamento da criança com TEA em uma rede mais ampla de parceiros de comunicação.pt_BR
dc.format.extent17 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjecttranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectacessibilidade comunicacionalpt_BR
dc.subjectcomunicaçãopt_BR
dc.subjectautismopt_BR
dc.subjectfonoaudiologiapt_BR
dc.titleCARACTERIZAÇÃO DOS CÍRCULOS DE PARCEIROS DE COMUNICAÇÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTApt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coXAVIER, IVANA ARRAIS DE LAVOR NAVARRO-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4585738871721574pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6222589760582176pt_BR
dc.description.abstractxIntroduction: Augmentative and Alternative Communication (AAC) stands out as a tool for promoting the development of functional communication in children with Autism Spectrum Disorder (ASD), expanding their possibilities for social interaction. For AAC to be successful, the engagement of communication partners—individuals who interact with system users—is crucial, ensuring consistency in AAC use across different contexts. Therefore, the partner's presence increases the likelihood of AAC use and enables consistent applicability across all social settings. Objective: To characterize the communication partner circles of children with ASD according to their social circles. Methodology: This is a descriptive observational study conducted at a speech-language pathology teaching clinic. In this study, the guardians of 31 non-speaking and/or minimally speaking children diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD) were interviewed. In the interviews, the Instrument for Investigating Communication Partner Circles in Autism Spectrum Disorder (ICP-TEA) questionnaire, adapted from the Social Networks Protocol and , was used to identify and categorize the child's communication partners. The data obtained were allocated to a Microsoft Excel spreadsheet and analyzed using descriptive statistics. Results: Children's communication partners were identified among the five social circles. In Circle 1, the mother was the most cited partner (96.77%), followed by the father (58%) and siblings (35.48%). In Circle 2, grandparents (77.5%), uncles and aunts and cousins (52.1% each), neighbors (51.61%), and friends (16.12%) stood out. From Circle 3 onwards, a progressive reduction was observed, with mentions of schoolmates (41.93%) and other partners with a frequency of less than 20%. In Circle 4, teachers (54.83%) were the most frequently cited. In Circle 5, 48.38% reported a lack of communication partners. Conclusion: The results show that the primary communication partners for children with ASD are concentrated in their closest circles, especially within the family nucleus, with emphasis on the maternal figure. Limited participation of partners in broader social circles is observed, suggesting restrictions on these children's opportunities for social interaction, which may compromise the functional use of Augmentative and Alternative Communication (AAC) in different contexts. These findings highlight the importance of intervention strategies that expand and diversify communication opportunities in different social contexts, favoring the engagement of children with ASD in a broader network of communication partners.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Fonoaudiologiapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DFN) - Departamento de Fonoaudiologiapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Fonoaudiologiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2644274115091716pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6386-8662pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Aline Samara Silva de Freitas .pdf
  Item embargado até 2026-09-23
956,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons