Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66176

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMARCELINO, Juliana Fonseca de Queiroz-
dc.contributor.authorMONTEIRO, Maria Gabriela Silva Carneiro Monteiro-
dc.date.accessioned2025-09-23T22:36:25Z-
dc.date.available2025-09-23T22:36:25Z-
dc.date.issued2025-08-08-
dc.date.submitted2025-09-22-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Maria Gabriela Silva Carneiro Monteiro. Desenvolvimento e avaliação de uma ferramenta de seleção de adaptadores para lápis para crianças com deficiência. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Terapia Ocupacional)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66176-
dc.description.abstractA escrita faz parte de diversas ocupações e exigem diferentes habilidades. Crianças com deficiência podem apresentar dificuldade no uso do lápis. A Tecnologia Assistiva (TA), como adaptadores para lápis podem ajudá-las. No contexto escolar, professores sentem-se inseguros para fazer a indicação do adaptador. Diante disso, a pesquisa teve como objetivo desenvolver e avaliar uma ferramenta instrucional para orientar a indicação de adaptadores para lápis, tendo como foco crianças com deficiência. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, de objetivos exploratório - descritiva, de abordagem qualitativa e quanto aos procedimentos técnicos foi dividida em 4 etapas (desenvolvimento da ferramenta; capacitação de professoras; indicação do adaptador; avaliação da ferramenta). Como resultado, foi desenvolvida a ferramenta que indica adaptadores disponíveis no mercado para as principais dificuldades das crianças no uso do lápis. Na avaliação do uso da ferramenta, duas professoras escolheram adaptadores não condizentes com a ferramenta. As crianças apresentaram melhora na eficácia, eficiência e satisfação com o adaptador indicado pela ferramenta. Na precisão uma criança apresentou piora. Por fim, todas as professoras relataram que a ferramenta ajudou no conhecimento dos diferentes tipos de adaptador e diferentes condições para indicá-los.pt_BR
dc.format.extent29 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectCriança com deficiênciapt_BR
dc.subjectTecnologia Assistivapt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectTerapia Ocupacionalpt_BR
dc.titleDesenvolvimento e avaliação de uma ferramenta para seleção de adaptadores para lápis para crianças com deficiênciapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMerino, Giselle Schmidt Alves Díaz-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4031709664939616pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0812126417726702pt_BR
dc.description.abstractxWriting is a part of many occupations and requires different skills. Children with disabilities may have difficulty using pencils. Assistive Technology (AT), such as pencil adapters, can help them. In schools, teachers feel insecure about recommending pencil adapters. Therefore, the research aimed to develop and evaluate an instructional tool to guide pencil adapter recommendations for children with disabilities. The methodological procedures are applied, exploratory-descriptive, and qualitative. The technical procedures were divided into four stages (tool development; teacher training; adapter recommendation; tool evaluation). The result was a tool that recommends commercially available adapters for children's main pencil difficulties. When evaluating the tool's use, two teachers chose adapters that were not compatible with the tool. The children showed improvements in effectiveness, efficiency, and satisfaction with the adapter recommended by the tool. One child showed a decline in accuracy. Finally, all teachers reported that the tool helped them understand the different types of adapters and the different conditions for recommending them.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Fisioterapia e Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DTO) - Departamento de Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4622661220646221pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7989-1413pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Terapia Ocupacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- MARIA GABRIELA SILVA CARNEIRO MONTEIRO - TERAPIA OCUPACIONAL.pdf
  Item embargado até 2026-09-22
22/09/20262,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons