Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66159

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVasconcelos, Raíra Costa Maia de-
dc.contributor.authorSouza, Mariana Bezerra de-
dc.date.accessioned2025-09-23T18:27:39Z-
dc.date.available2025-09-23T18:27:39Z-
dc.date.issued2025-08-21-
dc.date.submitted2025-09-17-
dc.identifier.citationSOUZA, Mariana Bezerra de. A mulher negra na poesia brasileira: discutindo os corpos femininos em poemas de Conceição Evaristo. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Português - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66159-
dc.description.abstractO presente trabalho se apresenta enquanto uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, que busca analisar, à luz de uma teoria decolonial, como as corporeidades da mulher negra são retratadas em poemas da escritora brasileira Conceição Evaristo. Desse modo, observa-se a forma como se constroem os corpos negros femininos em três poemas da referida autora, atentando para o seu caráter de ruptura à tradição literária brasileira. Assim, considerando os estereótipos historicamente tecidos em torno dos referidos corpos, destacam-se a figura da mãe-preta (Freyre, 2006; González, 2020) e o “mito da mulata” (Gonzalez, 2020), que reduzem a mulher negra à condição de objeto. Desse modo, ressalta-se a importância da literatura na restituição da humanidade dos indivíduos subalternizados, na medida em que esta é capaz de promover sua autoinscrição, além da sensibilização destes e de outros indivíduos sobre o tema. Logo, levando em conta essa importância, e com o objetivo de analisar as corporeidades do sujeito-mulher-negra na poesia, julgamos pertinente recortar nossos corpora de análise numa literatura de autoria negra e feminina, pautada nas escrevivências. Em vista disso, selecionamos os poemas “Fêmea-Fênix”, “Eu-Mulher” e “Do fogo que em mim arde”, de Conceição Evaristo, os quais são identificados como decoloniais e apresentam a corporalidade da mulher negra com base em diferentes aspectos. Através de tais análises, identificaram-se rupturas com a tradição literária, promovidas pelo destaque dado a aspectos das culturas afro-brasileiras e ao corpo-voz de mulheres que foram historicamente objetificadas e silenciadas. Cabe salientar que, para tratar dos conceitos de colonialidade e decolonialidade, utilizamos Quijano (2005) e Mignolo (2019). Já com relação aos estereótipos construídos em torno dos corpos negros femininos, valemo-nos das ideias de Freyre (2006) e González (2020). Ainda, consultamos o trabalho de alguns estudiosos, dentre os quais destacamos Cixous (2022) e diversas obras teóricas da própria Conceição Evaristo acerca de seu conceito de “Escrevivência”, para tratar do papel que a literatura desempenha no referente à representação dos corpos da mulher negra.pt_BR
dc.format.extent28 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectConceição Evaristopt_BR
dc.subjectcorpopt_BR
dc.subjectdecolonialidadept_BR
dc.subjectliteraturapt_BR
dc.subjectmulher negrapt_BR
dc.titleA mulher negra na poesia brasileira: discutindo os corpos femininos em poemas de Conceição Evaristopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3079098217421900pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1209538703147242pt_BR
dc.description.abstractxThis work presents a qualitative bibliographical study that seeks to analyze, in light of decolonial theory, how the corporealities of black women are portrayed in poems by Brazilian writer Conceição Evaristo. Thus, we observe how black female bodies are constructed in three of Evaristo's poems, noting their rupture with Brazilian literary tradition. Thus, considering the stereotypes historically woven around these bodies, the figure of the black mother (Freyre, 2006; González, 2020) and the "myth of the mulatta" (González, 2020) stand out, both of which reduce Black women to the status of objects. Thus, we emphasize the importance of literature in restoring the humanity of subalternized individuals, as it promotes their self-inscription, as well as raising awareness among them and others on the topic. Therefore, considering this importance, and with the aim of analyzing the corporealities of the black woman subject in poetry, we considered it pertinent to select our analytical corpora from literature by black and female authors, guided by their writings. Therefore, we selected the poems "Fêmea-Fênix", "Eu-Mulher", and "Do fogo que em mim arde", by Conceição Evaristo. These poems are identified as decolonial and present the corporeality of black women from various perspectives. Through these analyses, we identified ruptures with literary tradition, fostered by the emphasis given to aspects of afro-brazilian cultures and the body-voice of women who have been historically objectified and silenced. It is worth noting that, to address the concepts of coloniality and decoloniality, we used Quijano (2005) and Mignolo (2019). Regarding the stereotypes constructed around black female bodies, we draw on the ideas of Freyre (2006) and González (2020). We also consulted the work of several scholars, including Cixous (2022) and several theoretical works by Conceição Evaristo herself regarding her concept of "Escrevivência," to address the role that literature plays in the representation of black women's bodies.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Mariana Bezerra de Souza (3).pdf399,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons