Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66156

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLUNA, Alexandre José Henrique de Oliveira-
dc.contributor.authorSILVA, Ayrton Lucas Viana Albuquerque-
dc.contributor.authorSILVA, Remeson Emanuel de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-09-23T18:02:59Z-
dc.date.available2025-09-23T18:02:59Z-
dc.date.issued2025-08-05-
dc.date.submitted2025-09-08-
dc.identifier.citationSILVA, Ayrton Lucas Viana Albuquerque; SILVA, Remeson Emanuel de Oliveira. Revisão sistemática sobre o impacto da inteligência artificial nas competências do profissional de secretariado executivo. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66156-
dc.description.abstractA Inteligência Artificial (IA) está transformando profundamente o mercado de trabalho. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (2025), 24% dos trabalhadores mundiais já estão em contato com a IA. Desse modo, profissionais de Secretariado encontram-se em posição de exposição moderada. Diante do impacto da IA, esse estudo buscou identificar quais competências precisam ser revisadas ou desenvolvidas na formação de novos profissionais do Secretariado Executivo. Para isso, realizou-se uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), seguindo as diretrizes de Kitchenham e Charters (2007), com buscas nas bases Scopus, Google Scholar, SpringerLink e ScienceDirect. Após um processo em quatro ciclos, foram incluídos 20 estudos de qualidade. Os resultados revelam que, para atuar de forma eficaz na era da IA, os profissionais precisam desenvolver competências técnicas e tecnológicas, humanas e cognitivas, e híbridas. Além disso, analisou-se o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Pernambuco. Conclui-se que a formação superior em Secretariado Executivo deve ser atualizada, com foco em uma abordagem interdisciplinar e orientada para o futuro do trabalho.pt_BR
dc.format.extent43p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectinteligência artificialpt_BR
dc.subjectformação profissionalpt_BR
dc.subjectsecretariado executivopt_BR
dc.subjectcompetências profissionaispt_BR
dc.subjectrevisão sistemáticapt_BR
dc.titleRevisão sistemática sobre o impacto da inteligência artificial nas competências do profissional de secretariado executivopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4436467570859206pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7125419827542636pt_BR
dc.description.abstractxArtificial Intelligence (AI) is profoundly transforming the job market. According to the International Labor Organization (2025), 24% of workers worldwide are already in contact with AI. As such, secretarial professionals find themselves in a position of moderate exposure. Given the impact of AI, this study sought to identify which skills need to be revised or developed in the training of new executive secretarial professionals. To this end, a Systematic Literature Review (SLR) was conducted, following the guidelines of Kitchenham and Charters (2007), with searches in the Scopus, Google Scholar, SpringerLink, and ScienceDirect databases. After a four-cycle process, 20 quality studies were included. The results reveal that, to work effectively in the AI era, professionals need to develop technical and technological, human and cognitive, and hybrid skills. In addition, the Pedagogical Course Project (PPC) for Executive Secretarial Studies at the Federal University of Pernambuco was analyzed. It was concluded that higher education in Executive Secretarial Studies should be updated, with a focus on an interdisciplinary approach oriented toward the future of work.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCA) - Departamento de Ciências Administrativaspt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Secretariadopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Secretariado Executivo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ayrton Lucas Viana Albuquerque Silva e Remeson Emanuel de Oliveira Silva.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons