Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66156
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LUNA, Alexandre José Henrique de Oliveira | - |
dc.contributor.author | SILVA, Ayrton Lucas Viana Albuquerque | - |
dc.contributor.author | SILVA, Remeson Emanuel de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-23T18:02:59Z | - |
dc.date.available | 2025-09-23T18:02:59Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-05 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-08 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ayrton Lucas Viana Albuquerque; SILVA, Remeson Emanuel de Oliveira. Revisão sistemática sobre o impacto da inteligência artificial nas competências do profissional de secretariado executivo. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66156 | - |
dc.description.abstract | A Inteligência Artificial (IA) está transformando profundamente o mercado de trabalho. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (2025), 24% dos trabalhadores mundiais já estão em contato com a IA. Desse modo, profissionais de Secretariado encontram-se em posição de exposição moderada. Diante do impacto da IA, esse estudo buscou identificar quais competências precisam ser revisadas ou desenvolvidas na formação de novos profissionais do Secretariado Executivo. Para isso, realizou-se uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), seguindo as diretrizes de Kitchenham e Charters (2007), com buscas nas bases Scopus, Google Scholar, SpringerLink e ScienceDirect. Após um processo em quatro ciclos, foram incluídos 20 estudos de qualidade. Os resultados revelam que, para atuar de forma eficaz na era da IA, os profissionais precisam desenvolver competências técnicas e tecnológicas, humanas e cognitivas, e híbridas. Além disso, analisou-se o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Pernambuco. Conclui-se que a formação superior em Secretariado Executivo deve ser atualizada, com foco em uma abordagem interdisciplinar e orientada para o futuro do trabalho. | pt_BR |
dc.format.extent | 43p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | inteligência artificial | pt_BR |
dc.subject | formação profissional | pt_BR |
dc.subject | secretariado executivo | pt_BR |
dc.subject | competências profissionais | pt_BR |
dc.subject | revisão sistemática | pt_BR |
dc.title | Revisão sistemática sobre o impacto da inteligência artificial nas competências do profissional de secretariado executivo | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4436467570859206 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7125419827542636 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Artificial Intelligence (AI) is profoundly transforming the job market. According to the International Labor Organization (2025), 24% of workers worldwide are already in contact with AI. As such, secretarial professionals find themselves in a position of moderate exposure. Given the impact of AI, this study sought to identify which skills need to be revised or developed in the training of new executive secretarial professionals. To this end, a Systematic Literature Review (SLR) was conducted, following the guidelines of Kitchenham and Charters (2007), with searches in the Scopus, Google Scholar, SpringerLink, and ScienceDirect databases. After a four-cycle process, 20 quality studies were included. The results reveal that, to work effectively in the AI era, professionals need to develop technical and technological, human and cognitive, and hybrid skills. In addition, the Pedagogical Course Project (PPC) for Executive Secretarial Studies at the Federal University of Pernambuco was analyzed. It was concluded that higher education in Executive Secretarial Studies should be updated, with a focus on an interdisciplinary approach oriented toward the future of work. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCSA-DCA) - Departamento de Ciências Administrativas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCSA-Curso de Secretariado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Secretariado Executivo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Ayrton Lucas Viana Albuquerque Silva e Remeson Emanuel de Oliveira Silva.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons