Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66151

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira-
dc.contributor.authorFERREIRA, Alexsander Barone Santos-
dc.date.accessioned2025-09-23T16:26:41Z-
dc.date.available2025-09-23T16:26:41Z-
dc.date.issued2025-04-15-
dc.date.submitted2025-09-04-
dc.identifier.citationFERREIRA, Alexsander Barone Santos. Proposições para o ensino de física: tentativas de superação de dificuldades relacionadas a conhecimentos de matemática básica. 2025. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Física, Departamento de Física, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66151-
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo problematizar a relação entre o desempenho dos estudantes em Matemática e o ensino de Física, buscando identificar proposições para superar as dificuldades na matemática. O estudo destaca que o baixo desempenho dos estudantes brasileiros em Matemática, evidenciado pelos resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), e também do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), impacta negativamente o aprendizado de Física, que necessita de um bom nível de conhecimento matemático. A pesquisa aponta que os estudantes do ensino fundamental frequentemente demonstram dificuldade em utilizar a Matemática para compreender a Física, especialmente na aplicação de equações e fórmulas. Essa dificuldade, juntamente com a percepção de que a Física é abstrata e distante do cotidiano, contribui para a aversão à disciplina. A pesquisa também menciona que metodologias de ensino tradicionalistas, focadas na memorização, podem não ser eficazes para engajar os estudantes. A metodologia utilizada na investigação envolveu uma Revisão Narrativa (RN) da literatura para analisar as competências específicas preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Matemática e suas tecnologias, e para a área de Ciências da Natureza e suas tecnologias no Ensino Médio. O objetivo foi encontrar abordagens de ensino de Física que pudessem ser desenvolvidas por professores da Educação Básica, orientadas pela BNCC. A análise das competências específicas da BNCC revela que a Matemática fornece ferramentas e linguagem essenciais para a compreensão e análise dos fenômenos naturais e processos tecnológicos abordados nas Ciências da Natureza, sendo crucial para o ensino de Física. O estudo detalha a relação entre cada uma das cinco competências específicas de Matemática e a sua relevância para a Física, desde a interpretação de situações físicas até a investigação e estabelecimento de conjecturas. Para mitigar as dificuldades em matemática básica que afetam o ensino de Física, o trabalho apresenta algumas sugestões de abordagens. O estudo reforça a ligação entre Matemática e Física e a importância de superar as dificuldades matemáticas para um melhor aprendizado em Física. As dificuldades de compreensão dos conhecimentos básicos de Matemática podem agravar os problemas no ensino de Física. As sugestões apresentadas visam auxiliar professores e escolas a mitigarem esse problema, reconhecendo que mudanças metodológicas e abordagens que conectem a Matemática ao cotidiano dos estudantes podem melhorar o aprendizado.pt_BR
dc.format.extent29p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectensino de físicapt_BR
dc.subjectmatemática básicapt_BR
dc.subjecteducação matemáticapt_BR
dc.titleProposições para o ensino de física: tentativas de superação de dificuldades relacionadas a conhecimentos de matemática básicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/8381232787565719pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8396243868031773pt_BR
dc.description.abstractxThis paper aims to problematize the relationship between student performance in mathematics and physics teaching, seeking to identify proposals to overcome the difficulties in this area. The study highlights that the low performance of Brazilian students in mathematics, evidenced by the results of the Program for International Student Assessment (PISA), negatively impacts the learning of physics, which requires a good level of mathematical knowledge. The study indicates that students often demonstrate difficulty in using mathematics to understand physics, especially in the application of equations and formulas. This difficulty, together with the perception that physics is abstract and distant from everyday life, contributes to aversion to the subject. The paper also mentions that traditionalist teaching methodologies, focused on memorization, may not be effective in engaging students. The methodology used in this paper involved a Narrative Review (NR) of the literature to analyze the specific competencies recommended by the National Common Curricular Base (BNCC) for Mathematics and its technologies, and for the area of Natural Sciences and its technologies in High School. The objective was to find approaches to teaching Physics that could be developed by basic education teachers, guided by the BNCC. The analysis of the specific competencies of the BNCC reveals that Mathematics provides essential tools and language for the understanding and analysis of natural phenomena and technological processes addressed in natural sciences and is crucial for the teaching of physics. This paper details the relationship between each of the five specific competencies of Mathematics and their relevance to physics, from the interpretation of physical situations to the investigation and establishment of conjectures. To mitigate the difficulties in basic mathematics that affect the teaching of physics, the study presents some suggestions for approaches. This paper reinforces the connection between mathematics and physics and the importance of overcoming mathematical difficulties for better learning in physics. Difficulties in understanding basic knowledge of mathematics can aggravate the problems in teaching physics. The suggestions presented aim to help teachers and schools mitigate this problem, recognizing that methodological changes and approaches that connect Mathematics to the daily lives of students can improve learning.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCEN-DF) - Departamento de Física pt_BR
dc.degree.graduation::CCEN-Curso de Física (Bacharelado e Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ALEXSANDER BARONE SANTOS FERREIRA.pdf572,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons