Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66095

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDUARTE, Ana Maria Tavares-
dc.contributor.authorSILVA, Diego Santos Mendes da-
dc.date.accessioned2025-09-19T14:31:13Z-
dc.date.available2025-09-19T14:31:13Z-
dc.date.issued2023-09-29-
dc.date.submitted2025-09-18-
dc.identifier.citationSILVA, Diego Santos Mendes da. Apontamentos sobre a importância da transdisciplinaridade no processo de alfabetização de crianças autistas no contexto clínico: uma visão dos terapeutas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66095-
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo levantar de maneira pontual, como os terapeutas que atuam em uma clínica transdisciplinar de Caruaru entendem a importância dessa abordagem para crianças autistas e o avanço e desenvolvimento da alfabetização nessas crianças. A pesquisa se configura em caráter qualitativo e se baseou em observações sistemáticas e aplicação de entrevistas semi-estruturadas para obter um repertório de avaliação e análise mais denso para que de maneira mais assertiva conseguisse concluir seus objetivos, a pesquisa vai se basear em cima de 4 terapeutas, cada um com seu segmento específico, e buscará observar como funciona a transdisciplinaridade e suas interferências no processo de alfabetização das crianças autistas atendidas pelo modelo adotado pela clínica que está localizada na cidade de Caruaru no estado de Pernambuco. Através dos resultados obtidos pelas observações e entrevistas notou-se um padrão de manejo com as crianças muito semelhante entre as diferentes áreas pesquisadas, além de um alinhamento teórico-prático entre os terapeutas que possibilita uma dinâmica muito padronizada e estruturada independente da área. Os resultados ainda apontam que há um controle de comportamentos inadequados e disruptivos mais acentuado quando o trabalho é articulado dessa maneira. Para além, alguns dos dados obtidos também apontam que nesse organismo complexo transdisciplinar há uma dificuldade de comunicação que o grupo entrevistado acredita ser a sua maior dificuldade dentro do modelo.pt_BR
dc.format.extent24p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectTransdisciplinaridadept_BR
dc.titlepontamentos sobre a importância da transdisciplinaridade no processo de alfabetização de crianças autistas no contexto clínico: uma visão dos terapeutas.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8939518306373838pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1803844180526693pt_BR
dc.description.abstractxThis article aims to specifically identify how therapists working in a transdisciplinary clinic in Caruaru understand the importance of this approach for autistic children and the advancement and development of literacy in these children. The research is qualitative in nature and was based on systematic observations and the application of semi-structured interviews to obtain a denser repertoire of evaluation and analysis so that it could more assertively complete its objectives. The research will be based on 4 therapists, each with their specific segment, and will seek to observe how transdisciplinarity works and its interference in the literacy process of autistic children served by the model adopted by the clinic located in the city of Caruaru in the state of Pernambuco. Through the results obtained through observations and interviews, a very similar pattern of management with children was noted between the different areas researched, in addition to a theoretical-practical alignment between therapists that allows for a very standardized and very structured dynamic regardless of the area. The results also indicate that there is greater control of inappropriate and disruptive behaviors when work is articulated in this way. Furthermore, some of the data obtained also indicates that in this complex transdisciplinary organism there is a difficulty in communication that the group interviewed believes to be their biggest difficulty within the model.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Diego Santos Mendes da Silva.pdf326,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons