Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66088

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCHAVES, Helena Lúcia Augusto-
dc.contributor.authorSILVA, Gyslanea Dayanne da-
dc.date.accessioned2025-09-19T13:57:03Z-
dc.date.available2025-09-19T13:57:03Z-
dc.date.issued2025-08-29-
dc.identifier.citationSILVA, Gyslanea Dayanne da. O serviço social na política de assistência estudantil do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE): incidências neoconservadoras e estratégias de intervenção no período de 2016 a 2022. 2025. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66088-
dc.description.abstractA presente tese trata da atuação profissional do Serviço Social na Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), com foco de análise sobre as incidências neoconservadoras e as possibilidades interventivas a partir de 2016. A escolha do recorte temporal justifica-se pelas transformações político- institucionais ocorridas no Brasil após o impeachment presidencial, que impulsionaram o avanço de agendas neoconservadoras e neoliberais que tiveram impactos significativos sobre as políticas sociais e a concepção da Assistência Estudantil como um direito. Esse cenário repercutiu na condução das ações estatais, especialmente no campo educacional, afetando as dinâmicas institucionais, as demandas apresentadas pela população estudantil e as possibilidades de intervenção profissional no Serviço Social. Objetiva-se analisar a atuação profissional na referida política, compreendendo-a como expressão da luta de classes pela garantia do direito à educação no interior de uma estrutura educacional tensionada pelas determinações do capital e por projetos ideológicos e societários em disputa, em uma tecitura histórica e dialética que combina elementos arcaicos e modernos. A pesquisa parte do entendimento da educação como mediação histórica na formação do ser social e, portanto, como parte de uma totalidade social atravessada pelas contradições do modo de produção capitalista, em que a Assistência Estudantil representa tanto um mecanismo de permanência educacional quanto um campo de disputas políticas e ideológicas. A análise amparou-se no pensamento de autores do campo marxista e apoiou-se em pesquisadores do Serviço Social e áreas afins que produzem conhecimento sobre o tema desta tese. Com base no materialismo histórico-dialético, o estudo identifica o tensionamento entre o projeto ético-político profissional hegemônico no Serviço Social e as imposições do neoconservadorismo e do neoliberalismo no contexto educacional contemporâneo. Ele evidencia o impacto da ofensiva conservadora na precarização do trabalho profissional, no fortalecimento de mecanismos de controle institucional e na intensificação das demandas discentes, muitas vezes marcadas por apelos emergenciais e respostas pontuais. Enquanto classe trabalhadora, a categoria dos Assistentes Sociais se vê tolhida pelas mudanças regressivas no mundo do trabalho que impactam suas possibilidades de atuação, dentre as quais a produtividade, o controle e a precarização das condições de trabalho. Ainda assim, demarca-se o esforço cotidiano de semear, por meio de uma práxis crítica, intervenções que contribuem para transformar pequenos mundos — aqueles que se expressam nas trajetórias de vida de cada estudante alcançado(a). Destaca-se também o engajamento profissional em espaços institucionais e coletivos que fortalecem o compromisso social com o direito à educação pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada. A pesquisa, portanto, fortalece o debate teórico- prático em torno da política de Assistência Estudantil, evidenciando o papel do Serviço Social diante das expressões da questão social, além de reafirmar a centralidade dessa política no campo educacional e sua importância como espaço sócio- ocupacional da profissão.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjecteducação profissionalpt_BR
dc.subjectassistência estudantilpt_BR
dc.subjectIFPEpt_BR
dc.subjectserviço socialpt_BR
dc.subjectneoconservadorismopt_BR
dc.titleO serviço social na política de assistência estudantil do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) : incidências neoconservadoras e estratégias de intervenção no período de 2016 a 2022pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9793641426549542pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8716353137691574pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Servico Socialpt_BR
dc.description.abstractxThis thesis examines the role of Social Work within the Student Assistance Policy at the Federal Institute of Pernambuco (IFPE), with a focus on the impacts of neoconservative agendas and the possibilities for professional intervention since 2016. The selected time frame is justified by political-institutional changes that occurred in Brazil following the presidential impeachment, which fostered the advancement of neoconservative and neoliberal agendas, leading to significant impacts on social policies and the understanding of student assistance as a right. This context influenced the direction of public policies, especially in the educational field, affecting institutional dynamics, the demands presented by the student population, and the possibilities for professional intervention in Social Work. Its objective is to analyze professional practice within this policy, framing it as an expression of the class struggle for the right to education within an educational structure shaped by the contradictions of the capitalist mode of production and ideological projects in dispute. The research is grounded in historical-dialectical materialism and draws on Marxist authors, as well as scholars in Social Work and related fields. It identifies the tensions between the ethical- political project of the profession and the pressures of neoliberal and neoconservative rationalities in education. It highlights the casualization of labor, the consolidation of institutional control, and the intensification of students’ demands. Despite being affected by regressive transformations in the world of work, social workers persist in a critical praxis that contributes to transforming small worlds expressed in students’ life trajectories. Professional engagement in institutional and collective spaces reaffirms the commitment to public, free, and socially referenced education. The research contributes to the theoretical and practical debate on student assistance, reinforcing its relevance as a socio-occupational space for Social Work and its role in confronting the expressions of the social question in the educational setting.pt_BR
dc.description.abstractxEsta tesis analiza el papel del Trabajo Social en la Política de Asistencia Estudiantil del Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), con énfasis en los impactos de las agendas neoconservadoras y las posibilidades de intervención profesional a partir de 2016. La elección del recorte temporal se justifica por los cambios político- institucionales ocurridos en Brasil tras el juicio político presidencial, que impulsaron el avance de agendas neoconservadoras y neoliberales, con efectos significativos en las políticas sociales y en la concepción de la asistencia estudiantil como un derecho. Este contexto influyó en la conducción de las políticas públicas, especialmente en el ámbito educativo, afectando las dinámicas institucionales, las demandas presentadas por la población estudiantil y las posibilidades de intervención del Trabajo Social. El objetivo es analizar la actuación profesional en dicha política, entendiéndola como una expresión de la lucha de clases por el derecho a la educación, en el marco de una estructura educativa atravesada por las contradicciones del modo de producción capitalista y por proyectos ideológicos y societales en disputa. La investigación se basa en el materialismo histórico-dialéctico y en autores del campo marxista, así como en estudios del Trabajo Social y áreas afines. Identifica tensiones entre el proyecto ético-político de la profesión y las imposiciones de las racionalidades neoliberales y neoconservadoras en el contexto educativo contemporáneo. Se evidencian la precarización del trabajo, el fortalecimiento de mecanismos de control institucional y la intensificación de las demandas estudiantiles. A pesar de estar afectados por transformaciones regresivas en el mundo del trabajo, los/as trabajadores/as sociales persisten en una praxis crítica que, aunque no transforme el mundo en su totalidad, contribuye a transformar pequeños mundos expresados en las trayectorias de vida de los/as estudiantes alcanzados/as. También se destaca el compromiso profesional en espacios institucionales y colectivos que reafirman el compromiso con el derecho a una educación pública, gratuita y con calidad socialmente referenciada. La investigación contribuye al debate teórico-práctico sobre la asistencia estudiantil, reforzando su relevancia como espacio socio-ocupacional del Trabajo Social y su papel frente a las expresiones de la cuestión social en el ámbito educativo.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Gyslanea Dayanne da Silva.pdf3,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons