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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66084

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Mário de Faria-
dc.contributor.authorPAVÃO, Maria Rita Barbosa Piancó-
dc.date.accessioned2025-09-19T13:45:48Z-
dc.date.available2025-09-19T13:45:48Z-
dc.date.issued2025-09-15-
dc.identifier.citationPAVÃO, Maria Rita Barbosa Piancó. Do chão onde o rio derrama brota verve feminina: processos educativos e poiésis nas experiências de poetisas do Sertão do Pajeú. 2025. Tese (Doutorado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66084-
dc.description.abstractEsta cartografia segue movimentos educativos vividos e produzidos no território do Sertão do Pajeú, microrregião de Pernambuco, Brasil, conhecido pela cultura da poesia popular. Impulsionado pelo desejo em acompanhar em que medida as memórias, as experiências e a poesia de poetisas contemporâneas do Sertão do Pajeú indicam processos educacionais de subjetivação atravessados pelos marcadores de gênero, o mapa contempla linhas que apontam para movimentos pajeísticos intencionais e não intencionais dispostos no território, localizados na interface estética-cultura-educação e que transmitem e transformam a singularidade do Sertão do Pajeú no cotidiano das relações intersubjetivas e na produção poética. A poiésis é o impulso que gera os movimentos pajeísticos e que neles está contida, vivido na ordem simbólica e material dos acontecimentos. Entretanto, tais movimentos não estão fora de tramas do poder que, com base em marcadores sociais da diferença, promovem desigualdades na maneira como a poiésis aparece histórica e culturalmente. Dentre esses marcadores, o gênero surge neste mapa como ideia de horizonte capaz apontar as linhas em direção às experiências e às poesias de mulheres que fazem do Sertão do Pajeú o seu território existencial e de fazer artístico. Na aproximação, a cartografia compôs uma montagem junto à abordagem fenomenológica e antropológica da imaginação (Durand, 2012; 2014; Bachelard, 1978); e à escrita-enquanto- método (Richardson, 2003). Juntas, foram propostas metodológicas que orientaram a construção do mapa e a realização dos ciclos de conversas com poetisas e glosadoras, tornadas co-cartógrafas, que compõem o Grupo Mulheres de Repente. Através das reflexões compartilhadas com autoras/es como bell hooks (1995; 2013; 2018; 2019; 2020; 2021; 2022), Judith Butler (2015; 2018), Deleuze e Guattari (1995; 1996; 1997; 2011), Michel Foucault (1979; 2006; 2013; 2014), Linda Nochlin (2016: 2018), Fayga Ostrower (2014), Walter Benjamin 1994; 2009; 2019), dentre tantas/os outras/os, nos aproximamos das narrativas das poetisas que, por sua vez, indicam experiências atravessadas pelo gênero, dentro e fora do Mulheres de Repente. Quanto ao grupo, acompanhamos a sua aparição enquanto assembleia, estar-junto que se manifesta nas dimensões da organicidade e de agenciamentos coletivos politicamente engajados e que reivindicam a singularidade do território para revertê-la em favor da poesia de mulheres.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectSertão do Pajeúpt_BR
dc.subjectpoesiapt_BR
dc.subjecteducaçãopt_BR
dc.subjectmulherespt_BR
dc.titleDo chão onde o rio derrama brota verve feminina : processos educativos e poiésis nas experiências de poetisas do Sertão do Pajeúpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3223248834046836pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9631923493264179pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxThis cartography follows educational movements experienced and produced in the territory of Sertão do Pajeú, a micro-region of Pernambuco, Brazil, known for its culture of popular poetry. Driven by the desire to track the extent to which the memories, experiences, and poetry of contemporary female poets from Sertão do Pajeú indicate educational processes of subjectivation crossed by gender markers, the map includes lines that point to intentional and unintentional pajeistic movements arranged in the territory, located at the intersection of aesthetics, culture, and education, which transmit and transform the uniqueness of the Sertão do Pajeú in the daily life of intersubjective relationships and poetic production. Poiesis is the impulse that generates Pajeú movements and is contained within them, experienced in the symbolic and material order of events. However, such movements are not outside the power structures that, based on social markers of difference, promote inequalities in the way poiesis appears historically and culturally. Among these markers, gender emerges in this map as an idea of a horizon capable of pointing the lines toward the experiences and poetry of women who make the Sertão do Pajeú their existential and artistic territory. In this approach, cartography composed a montage together with the phenomenological and anthropological approach to imagination (Durand, 2012; 2014; Bachelard, 1978); and writing-as-method (Richardson, 2003). Together, methodological proposals were made that guided the construction of the map and the realization of cycles of conversations with poets and glossators, who became co- cartographers, comprising the Grupo Mulheres de Repente. Through reflections shared with authors such as bell hooks (1995; 2013; 2018; 2019; 2020; 2021; 2022), Judith Butler (2015; 2018), Deleuze and Guattari (xxxx), Michel Foucault (1979; 2006; 2013; 2014), Linda Nochlin (2016: 2018), Fayga Ostrower (2014), Walter Benjamin 1994; 2009; 2019), among many others, we approach the narratives of the poets who, in turn, indicate experiences traversed by gender, inside and outside Mulheres de Repente. As for the group, we follow its appearance as an assembly, a coming together that manifests itself in the dimensions of organicity and politically engaged collective agencies that claim the uniqueness of the territory to reverse it in favor of women's poetry.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação Contemporânea / CAA

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