Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66077

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMARÇAL, Maria Christianni Coutinho-
dc.contributor.authorMAGALHÃES, Beatriz Lins-
dc.contributor.authorBARRETO, Juliana da Silva-
dc.date.accessioned2025-09-19T13:36:53Z-
dc.date.available2025-09-19T13:36:53Z-
dc.date.issued2025-04-01-
dc.date.submitted2025-08-18-
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Beatriz Lins; BARRETO, Juliana da Silva. A graduação em secretariado executivo: uma análise crítica acerca da escassez de secretários-docentes e suas possíveis consequências na formação dos futuros profissionais. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66077-
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo geral mapear e compreender como a escassez de secretários-docentes nos cursos presenciais de secretariado executivo das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Brasil pode afetar a formação dos futuros profissionais da área. Logo, a pesquisa de cunho qualitativo foi classificada como aplicada, exploratória e descritiva. Dessa forma, utilizou-se fontes diversificadas de dados através da pesquisa bibliográfica e da documental, além do estudo de campo com a aplicação de questionário. Ademais, a análise dos dados fundamentou-se em autores como Zabalza (2004), Tardif (2008), Farias (2009), Sanches (2017), Santiago (2017), Cielo (2020) e Barros (2021). Os resultados apontam que existe uma média de 4 secretários-docentes por instituição analisada e que não há uma relação direta entre a quantidade desses docentes com as respectivas notas dos cursos no ENADE. Observou-se, ainda, que há uma influência positiva desses professores no empenho para a inclusão de disciplinas obrigatórias que fomentam a pesquisa acadêmica. Por fim, a percepção dos discentes reforçou que há uma escassez de secretários-docentes e possibilitou a identificação da docência como área de interesse desses futuros profissionais sob a justificativa de contribuir com a área e promover a sustentabilidade do curso.pt_BR
dc.format.extent36p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectSecretariado Executivopt_BR
dc.subjectSecretários-docentespt_BR
dc.titleA graduação em secretariado executivo: uma análise crítica acerca da escassez de secretários-docentes e suas possíveis consequências na formação dos futuros profissionaispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5875486036466064pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/5059779134529299pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2095341132079918pt_BR
dc.description.abstractxThe general objective of this study was to map and understand how the shortage of teaching secretaries in face-to-face executive secretarial courses at public Higher Education Institutions (HEIs) in Brazil can affect the training of future professionals in the area. Therefore, the qualitative research was classified as applied, exploratory, and descriptive. Thus, diverse data sources were used, including bibliographic and documentary research, as well as a field study with a questionnaire. Furthermore, data analysis was based on authors such as Zabalza (2004), Tardif (2008), Farias (2009), Sanches (2017), Santiago (2017), Cielo (2020), and Barros (2021). The results indicate an average of four teaching secretaries per institution analyzed and that there is no direct relationship between the number of teaching secretaries and the courses' respective ENADE scores. It was also observed that these professors have a positive influence on the inclusion of mandatory courses that foster academic research. Finally, the students' perception reinforced the shortage of teaching secretaries and enabled them to identify teaching as an area of interest for these future professionals, citing the need to contribute to the field and promote the program's sustainability.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Secretariado Executivopt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCA) - Departamento de Ciências Administrativaspt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Secretariadopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Secretariado Executivo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Beatriz Lins Magalhães e Juliana da Silva Barreto.pdf828,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons