Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66073

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVISCONTI, Eduardo de Lima-
dc.contributor.authorSILVA, Leonardo José Aguiar da-
dc.date.accessioned2025-09-19T13:13:15Z-
dc.date.available2025-09-19T13:13:15Z-
dc.date.issued2024-12-13-
dc.identifier.citationSILVA, Leonardo Jose Aguiar da. Violão percussivo no Brasil: presenças da percussão violonística na canção e no violão solo. 2024. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66073-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem por objetivo compreender a presença da percussão com o violão acústico de seis cordas, no âmbito da canção e do violão solo no Brasil. São abordadas quatro perspectivas artísticas: Olga Praguer (canção folclórica), Jorge Ben Jor (canção moderna), Antônio Madureira (violão solo) e a experiência autoetnográfica do próprio pesquisador, envolvendo tanto o violão solo quanto a canção. A justificativa para a investigação reside nas lacunas observadas em pesquisas acadêmicas acerca dos contextos mencionados, bem como na necessidade de ampliar o debate sobre a percussão com o violão no âmbito da música popular brasileira. A abordagem qualitativa adotada contempla procedimentos bibliográficos, documentais e autoetnográficos, valendo-se de registros audiovisuais, áudios, partituras e convenções de escrita percussiva para violão. A análise contextual e musicológica das performances com percussão violonística, registradas em vídeo, estrutura-se a partir de uma reflexão sobre o violão percussivo enquanto experiência múltipla, abrangendo as quatro perspectivas artísticas elencadas. Os resultados indicam que a heterogeneidade dos modos de tocar violão no Brasil relaciona-se de maneira significativa à presença da percussão, contribuindo para a compreensão das tensões existentes entre discursos violonísticos e estéticos hegemônicos e os diversos lugares de performance com o violão, marcados por relações dialógicas com a pluralidade cultural do país. A percussão violonística delineia uma trajetória específica da percussão no Brasil, não se restringindo à imitação de outros instrumentos tradicionalmente considerados percussivos, mas constituindo relações dialógicas que abrem possibilidades para múltiplas abordagens percussivas com o violão, seja na canção ou no violão solo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectViolão percussivopt_BR
dc.subjectPercussãopt_BR
dc.subjectPerformance musicalpt_BR
dc.subjectViolão solopt_BR
dc.subjectCançãopt_BR
dc.titleViolão percussivo no Brasil : presenças da percussão violonística na canção e no violão solopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6700016858572311pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4699380237879942pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Músicapt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to understand the presence of percussion on the six-string acoustic guitar within both song and solo guitar contexts in Brazil. Four artistic perspectives are addressed: Olga Praguer (folk song), Jorge Ben Jor (modern song), Antônio Madureira (solo guitar), and the researcher’s own autoethnographic experience, involving both solo guitar and song. The rationale for this investigation stems from the gaps observed in academic studies related to these contexts, as well as from the need to expand the discussion about percussion on the guitar in the field of Brazilian popular music. The qualitative approach adopts bibliographic, documentary, and autoethnographic procedures, making use of audiovisual recordings, audio files, scores, and percussive notation conventions for guitar. The contextual and musicological analysis of guitar-percussion performances, recorded on video, is structured around reflections on the percussive guitar as a multifaceted experience, encompassing the four artistic perspectives mentioned. The findings indicate that the heterogeneity of guitar playing in Brazil is closely linked to the presence of percussion, thus contributing to the understanding of tensions between dominant guitar and aesthetic discourses and the varied contexts in which the guitar is performed. These contexts are marked by dialogical relations with the country’s cultural diversity. The “guitar-percussion” concept outlines a distinct trajectory of percussion in Brazil, going beyond the mere imitation of instruments traditionally deemed percussive. Instead, it establishes dialogical relationships that open up possibilities for multiple percussive approaches with the guitar, whether in song or in solo performance.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Leonardo José Aguiar da Silva.pdf17,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons