Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66060
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BELCHIOR, Maria Helena Cavalcanti da Silva | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, André Luiz da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-19T12:07:04Z | - |
dc.date.available | 2025-09-19T12:07:04Z | - |
dc.date.issued | 2025-07-25 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-17 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, André Luiz da Silva. Turismo pedagógico na educação básica: percepções e práticas docentes. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Turismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66060 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo compreender as percepções dos docentes da educação básica sobre o turismo pedagógico, analisando como essa práxis é aplicada no cotidiano das práticas pedagógicas escolares. Com base em uma metodologia qualitativa, a pesquisa envolveu a realização de cinco entrevistas individuais e um grupo focal com doze professores de diferentes áreas do conhecimento e com variados tempos de experiência no magistério. Os dados revelaram que, embora os docentes reconheçam o valor formativo das experiências externas, ainda predomina uma compreensão limitada e fragmentada do turismo pedagógico, geralmente associado a passeios escolares sem intencionalidade educativa. A análise apontou que a ausência de formação específica sobre o tema impacta diretamente o planejamento e a execução das práticas de turismo pedagógico. Professores com menos tempo de carreira demonstraram entusiasmo, mas também insegurança quanto à mediação pedagógica. Já os mais experientes apresentam maior familiaridade com a articulação entre teoria e prática, ainda que essa habilidade seja adquirida de forma empírica. As falas dos participantes evidenciam que o turismo pedagógico potencializa aprendizagens significativas e contribui para o desenvolvimento da criticidade, da sensibilidade social e do sentimento de pertencimento dos alunos. Entretanto, o estudo identifica desafios recorrentes, como a falta de apoio institucional, a sobrecarga docente, a escassez de recursos e a ausência de planejamento coletivo. Em resposta a essas limitações, os professores propõem estratégias como a valorização dos espaços locais, a criação de núcleos escolares responsáveis pelas atividades externas e a inclusão do tema nos projetos político-pedagógicos. Conclui-se que o turismo pedagógico, quando compreendido como prática educativa planejada e integrada ao currículo, representa uma ferramenta potente e transformadora. Para isso, é necessário que ele seja institucionalizado na cultura escolar e reconhecido como recurso relevante na formação docente e na promoção de uma educação crítica, cidadã e contextualizada. | pt_BR |
dc.format.extent | 34p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Turismo Pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Prática Docente | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.title | Turismo pedagógico na educação básica: percepções e práticas docentes | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3156532908483207 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9037552956224605 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aims to understand the perceptions of basic education teachers regarding pedagogical tourism, analyzing how this praxis is applied in the daily routine of school pedagogical practices. Based on a qualitative methodology, the research involved five individual interviews and one focus group with twelve teachers from different areas of knowledge and with varying levels of teaching experience. The findings revealed that, although teachers recognize the formative value of external experiences, there is still a limited and fragmented understanding of pedagogical tourism, often associated with school trips lacking educational intentionality. The analysis showed that the absence of specific training on the subject directly impacts the planning and implementation of pedagogical tourism practices. Teachers with less professional experience demonstrated enthusiasm but also insecurity regarding pedagogical mediation. More experienced teachers displayed greater familiarity with the articulation between theory and practice, although this ability is often acquired empirically. The participants’ statements highlight that pedagogical tourism enhances meaningful learning and contributes to the development of critical thinking, social sensitivity, and students’ sense of belonging. However, the study also identifies recurring challenges, such as lack of institutional support, teacher workload, scarcity of resources, and absence of collective planning. In response to these limitations, teachers suggest strategies such as valuing local spaces, creating school-based teams responsible for external activities, and including the theme in school political-pedagogical projects. It is concluded that pedagogical tourism, when understood as a planned educational practice integrated into the curriculum, represents a powerful and transformative tool. For this to be achieved, it must be institutionalized within school culture and recognized as a relevant resource in teacher education and in the promotion of a critical, citizen-focused, and contextualized education. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Turismo | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCSA-DHT) - Departamento de Hotelaria e Turismo | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCSA-Curso de Turismo | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Turismo |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - ANDRE LUIZ DA SILVA NASCIMENTO - GRADUAÇÃO EM TURISMO.pdf | 760,71 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons