Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66047
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GOMES, Rodrigo Dutra | - |
dc.contributor.author | VASCONCELOS, Marcela Vitória de | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-18T12:19:25Z | - |
dc.date.available | 2025-09-18T12:19:25Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-26 | - |
dc.identifier.citation | VASCONCELOS, Marcela Vitória de. Geografia, educação ambiental e complexidade: ensaios de uma proposta metodológica. 2025. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66047 | - |
dc.description.abstract | A Educação Ambiental é um dos principais desafios do século XXI. Mesmo com os esforços empreendidos nas últimas décadas, os problemas globais e locais têm persistido e em muitos casos se agravado, associados, agora no final da segunda década, à uma crise de consciência ambiental, política e social. Neste contexto, observa-se que as bases científicas pedagógicas aplicadas na Educação Ambiental ainda se orientam por uma perspectiva metodológica cartesiana e analítica (fragmentária), que se mostra insuficiente para abordar as questões atuais. Nesse sentido, a Teoria da Complexidade, de Edgar Morin, é uma das principais perspectivas na ciência contemporânea, oferecendo um arcabouço com princípios e entendimentos mais dialógicos, não-reducionistas e integrantes em termos da relação sociedade/natureza, valorizando as relações internas aos locais para novas construções, representando um renovado arcabouço para elaborações mais amplas na compreensão das questões ambientais. Diante desse contexto, propõe-se o desenvolvimento e aplicação de um ensaio de proposta metodológica, de ensino e aprendizagem, para a Educação Ambiental na Geografia, a partir dos pressupostos da Teoria da Complexidade, de Edgar Morin. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, baseada em procedimentos bibliográficos. A questão central que se buscou responder foi: Quais os incrementos específicos que os pressupostos teórico-metodológicos da Teoria da Complexidade trariam para o processo de ensino aprendizagem da Educação Ambiental? A partir dessa questão foram traçados os seguintes objetivos: Apresentar um ensaio de proposta teórico-metodológica de ensino-aprendizagem para a Educação Ambiental no curso de graduação em Geografia, a partir dos pressupostos da Teoria da Complexidade, como objetivo geral; Problematizar os aspectos da Educação Ambiental no currículo do ensino superior em Geografia tomando como referência a Teoria da Complexidade; Analisar o contexto teórico- metodológico para a Educação Ambiental no ensino superior observando alguns pressupostos das metodologias ativas em diálogo com a Teoria da Complexidade; Desenvolver um ensaio metodológico de ensino pautado na Complexidade, que subsidie a proposição de metodologias práticas voltadas à Educação Ambiental, no curso de graduação em Geografia, como objetivos específicos. A experimentação do ensaio metodológico teve como campo empírico a Universidade Federal do Piauí, em Teresina, Piauí, com os alunos matriculados na disciplina de Educação Ambiental, no período de 2024.2. Antes da aplicação do ensaio, foram realizadas entrevistas e observação participante para se ter melhor compreensão das concepções e práticas de Educação Ambiental realizadas pelos sujeitos envolvidos na pesquisa. Os dados coletados foram tratados à luz da análise de conteúdo de Bardin (1977). Desta forma, o ensaio metodológico desenvolvido levou em consideração aspectos balizadores da Teoria da Complexidade, segundo Edgar Morin, e o uso de Metodologias Ativas como instrumento primordial em sua prática, bem como a Aprendizagem Transformadora, preconizando uma mudança nos níveis de consciência que conduzam a uma Educação Ambiental Complexa. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Teoria da Complexidade | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem transformadora | pt_BR |
dc.title | Geografia, educação ambiental e complexidade: ensaios de uma proposta metodológica | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6389455221062041 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1899143196478529 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Geografia | pt_BR |
dc.description.abstractx | Environmental Education is one of the main challenges of the 21st century. Despite the efforts made in recent decades, global and local problems have persisted and, in many cases, worsened, now associated, at the end of the second decade, with a crisis of environmental, political, and social awareness. In this context, it is observed that the scientific pedagogical foundations applied in Environmental Education still follow a Cartesian and analytical (fragmentary) methodological perspective, which proves insufficient to address current issues. In this sense, Edgar Morin's Theory of Complexity is one of the main perspectives in contemporary science, offering a framework with more dialogical, non-reductionist, and integrative principles and understandings regarding the society/nature relationship, valuing internal local relationships for new constructions, representing a renewed framework for broader elaborations in understanding environmental issues. In light of this context, the development and application of a methodological proposal for teaching and learning in Environmental Education within Geography, based on the assumptions of Edgar Morin's Theory of Complexity, is proposed. This is a qualitative and exploratory research, based on bibliographic procedures. The central question sought to be answered was: What specific increments would the theoretical- methodological assumptions of the Theory of Complexity bring to the teaching and learning process of Environmental Education? From this question, the following objectives were outlined: to present a theoretical-methodological proposal for teaching-learning in Environmental Education in the undergraduate Geography course, based on the assumptions of the Theory of Complexity, as a general objective; to problematize aspects of Environmental Education in the higher education curriculum in Geography, taking the Theory of Complexity as a reference; to analyze the theoretical-methodological context for Environmental Education in higher education, observing some assumptions of active methodologies in dialogue with the Theory of Complexity; to develop a methodological teaching essay based on the Complexity, which supports the proposition of practical methodologies aimed at Environmental Education in the undergraduate Geography course, as specific objectives. The experimentation of the methodological essay took place at the Federal University of Piauí, in Teresina, Piauí, with students enrolled in the Environmental Education course during the 2024.2 period. Before the application of the essay, interviews and participant observation were conducted to better understand the conceptions and practices of Environmental Education carried out by the subjects involved in the research. The collected data were analyzed in light of Bardin's content analysis (1977). Thus, the developed methodological essay took into account guiding aspects of the Theory of Complexity, according to Edgar Morin, and the use of Active Methodologies as a primary instrument in its practice, as well as Transformative Learning, advocating for a change in levels of awareness that lead to a Complex Environmental Education. | pt_BR |
dc.description.abstractx | La Educación Ambiental es uno de los principales desafíos del siglo XXI. A pesar de los esfuerzos realizados en las últimas décadas, los problemas globales y locales han persistido y, en muchos casos, se han agravado, ahora asociados, al final de la segunda década, con una crisis de conciencia ambiental, política y social. En este contexto, se observa que las bases científicas pedagógicas aplicadas en la Educación Ambiental aún se orientan por una perspectiva metodológica cartesiana y analítica (fragmentaria), que resulta insuficiente para abordar las cuestiones actuales. En este sentido, la Teoría de la Complejidad, de Edgar Morin, es una de las principales perspectivas en la ciencia contemporánea, ofreciendo un marco con principios y entendimientos más dialógicos, no reduccionistas e integradores en términos de la relación sociedad/naturaleza, valorando las relaciones internas a los lugares para nuevas construcciones, representando un marco renovado para elaboraciones más amplias en la comprensión de las cuestiones ambientales. Ante este contexto, se propone el desarrollo y aplicación de un ensayo de propuesta metodológica, de enseñanza y aprendizaje, para la Educación Ambiental en la Geografía, a partir de los supuestos de la Teoría de la Complejidad, de Edgar Morin. Se trata de una investigación cualitativa y exploratoria, basada en procedimientos bibliográficos. La cuestión central que se buscó responder fue: ¿Cuáles son los incrementos específicos que los supuestos teórico-metodológicos de la Teoría de la Complejidad aportarían al proceso de enseñanza-aprendizaje de la Educación Ambiental? A partir de esta cuestión se trazaron los siguientes objetivos: Presentar un ensayo de propuesta teórico-metodológica de enseñanza- aprendizaje para la Educación Ambiental en el curso de grado en Geografía, a partir de los supuestos de la Teoría de la Complejidad, como objetivo general; Problematizar los aspectos de la Educación Ambiental en el currículo de la educación superior en Geografía tomando como referencia la Teoría de la Complejidad; Analizar el contexto teórico-metodológico para la Educación Ambiental en la educación superior observando algunos supuestos de las metodologías activas en diálogo con la Teoría de la Complejidad; Desarrollar un ensayo metodológico de enseñanza basado en la Complejidad, que subsidie la proposición de metodologías prácticas orientadas a la Educación Ambiental, en el curso de grado en Geografía, como objetivos específicos. La experimentación del ensayo metodológico tuvo como campo empírico la Universidad Federal de Piauí, en Teresina, Piauí, con los estudiantes matriculados en la asignatura de Educación Ambiental, en el período de 2024.2. Antes de la aplicación del ensayo, se realizaron entrevistas y observación participante para tener una mejor comprensión de las concepciones y prácticas de Educación Ambiental realizadas por los sujetos involucrados en la investigación. Los datos recolectados fueron tratados a la luz del análisis de contenido de Bardin (1977). De esta forma, el ensayo metodológico desarrollado tuvo en cuenta aspectos orientadores de la Teoría de la Complejidad, según Edgar Morin, y el uso de Metodologías Activas como instrumento primordial en su práctica, así como el Aprendizaje Transformador, preconizando un cambio en los niveles de conciencia que conduzcan a una Educación Ambiental Compleja. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Marcela Vitoria de Vasconcelos.pdf | 2,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons