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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66028
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | AZEVEDO, Janete Maria Lins de | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Manuela Freitas de | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-17T18:14:10Z | - |
dc.date.available | 2025-09-17T18:14:10Z | - |
dc.date.issued | 2024-05-27 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Manuela Freitas de. A gestão em creches da rede municipal de Recife: facilidades e desafios. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Básica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66028 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa se propôs a investigar a realidade das creches do Recife em termos de experiências de gestores, considerando os fatores que contribuem para um trabalho satisfatório nas unidades, bem como os fatores que representam desafios para a prática gestora. Realizamos com uma investigação histórica e teórica sobre a infância e as políticas educacionais voltadas para a primeira infância, com foco especial na creche. Foram analisadas a evolução histórica e social da creche ao longo dos anos bem como a importância dos aspectos do trabalho do gestor nesse contexto. Este estudo adotou uma abordagem metodológica que incluiu a realização de entrevistas semiestruturadas com seis gestoras de creches municipais da Prefeitura do Recife. As entrevistas foram conduzidas com o objetivo de compreender a realidade da gestão nessas instituições, explorando os desafios enfrentados e os benefícios percebidos pelas gestoras. Além disso, a pesquisa utilizou a análise de conteúdo proposta por Bardin (2015) para analisar os dados coletados, buscando identificar padrões, categorias e temas relevantes emergentes das entrevistas. Esse método permitiu uma compreensão mais profunda das experiências e perspectivas das gestoras em relação à gestão das creches municipais. Os resultados apontaram que a eleição para gestor foi destacada como benéfica, promovendo maior engajamento e legitimidade na comunidade escolar. No entanto, os desafios da mudança de gestão foram ressaltados, evidenciando a necessidade de um processo de transição bem estruturado. Foi enfatizada a importância da formação continuada para os gestores, visando aprimorar suas práticas e habilidades de enfrentamento dos desafios cotidianos. Também foi apontada a necessidade de melhorar as estratégias para efetivar a gestão democrática, considerando o bom relacionamento das gestoras com as famílias, o que pode promover maior participação e envolvimento da comunidade escolar nas decisões da creche. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Gestão de creche | pt_BR |
dc.subject | Rede Municipal de Ensino do Recife | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Primeira Infância | pt_BR |
dc.title | A gestão em creches da rede municipal de Recife : facilidades e desafios | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1150489096860070 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2766463108709023 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Basica | pt_BR |
dc.description.abstractx | The research aimed to investigate the reality of daycares in Recife in terms of managers' experiences, considering the factors that contribute to satisfactory work in these units, as well as the challenges for managerial practice. We began with a historical and theoretical investigation into childhood and educational policies focused on early childhood education, with a special focus on daycare centers. The historical and social evolution of daycare centers over the years was analyzed, as well as the importance of managerial aspects in this context. This study adopted a methodological approach that included conducting semi-structured interviews with six managers of municipal daycares in the City Hall of Recife. The interviews aimed to understand the reality of management in these institutions, exploring the challenges faced and the benefits perceived by the managers. Additionally, the research used content analysis proposed by Bardin (2015) to analyze the collected data, seeking to identify patterns, categories, and relevant emerging themes from the interviews. This method allowed for a deeper understanding of the experiences and perspectives of the managers regarding the management of municipal daycares. The results indicated that the election for manager was highlighted as beneficial, promoting greater engagement and legitimacy within the school community. However, the challenges of management change were emphasized, highlighting the need for a well-structured transition process. The importance of ongoing training for managers was emphasized to improve their practices and address daily challenges. There was also a need to improve strategies to implement democratic management, considering the good relationship between managers and families, which can promote greater participation and involvement of the school community in daycare decisions. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado Profissional - Educação Básica |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Manuela Freitas de Oliveira.pdf | 1,31 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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