Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66027
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BONA, Viviane de | - |
dc.contributor.author | AMORIM, Livia de Miranda | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-17T18:11:18Z | - |
dc.date.available | 2025-09-17T18:11:18Z | - |
dc.date.issued | 2024-05-02 | - |
dc.identifier.citation | AMORIM, Lívia de Miranda. Práticas multiletradas na educação infantil: produção de narrativas digitais a partir de uma sequência didática. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Básica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66027 | - |
dc.description.abstract | Ligada à Linha de Pesquisa Ensino, Escola e Linguagens do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Básica da Universidade Federal de Pernambuco, esta investigação analisa como o processo de produção de narrativas digitais construídas com a participação de crianças pode contribuir no fazer docente da Educação Infantil em relação às práticas multiletradas, levando em conta a proposição de uma Sequência Didática. Trata-se de uma pesquisa-ação que aconteceu em uma Unidade Educacional de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino do Recife/PE. No decorrer do percurso metodológico foram utilizados como instrumentos para coleta de dados: questionários, entrevista semiestruturada e observação. Em função de seu caráter propositivo a pesquisa foi desenvolvida a partir do seguinte movimento: encontros formativos - oficina formativa desenvolvida em parceria com a Unidade de Tecnologia de Educação e Cidadania (UTEC), destinada aos docentes da Unidade Educacional e encontros formativos com a professora colaboradora da pesquisa, para momentos de estudos reflexivos que subsidiaram a construção do produto educacional; uma Sequência Didática com o tema: Narrativas Digitais na Educação Infantil. Tal Sequência é uma modalidade organizativa estruturada com intencionalidade pedagógica e elaborada com base em vivências construídas de forma colaborativa e experienciada por crianças na faixa etária entre 5 e 6 anos, integrantes do Grupo V. Todo o processo proposto resultou na produção de Narrativas Digitais, com o uso da ferramenta digital Adobe Express Animation. Considerando a aplicabilidade com o referido grupo, destacamos que a proposta se configurou em um dispositivo potente, contribuindo no desenvolvimento da oralidade, na ampliação de repertórios, na exploração da imaginação e da criação na Educação Infantil. Promoveu novas estratégias de ensinar e aprender, despertando a criticidade, a curiosidade e a formação de sujeitos conscientes e coparticipativos. Os resultados da pesquisa também apontaram que a realidade atual no âmbito educacional exige uma ampliação das discussões, estudos e de políticas públicas de formação e de qualificação dos docentes quanto ao uso das TDIC nas práticas educativas da referida etapa educacional. A Sequência Didática, desenvolvida enquanto produto educacional, está disponível em https://narrativasdigitais.my.canva.site/narrativasdigitais e no Repositório ATTENA (UFPE) em https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59447. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Prática Multiletrada | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias Digitais | pt_BR |
dc.subject | Narrativas Digitais | pt_BR |
dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
dc.title | Práticas multiletradas na educação infantil : produção de narrativas digitais a partir de uma sequência didática | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0403259794401460 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1031731260412032 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Basica | pt_BR |
dc.description.abstractx | Linked to the Teaching, School and Languages Research Line of the Professional Postgraduate Program in Basic Education at the Federal University of Pernambuco, this investigation analyzes how the process of producing digital narratives constructed with the participation of children can contribute to teaching Education Children in relation to multiliteracy practices, taking into account the proposition of a Didactic Sequence. This is an action research that took place in an Early Childhood Educational Unit of the Municipal Education Network of Recife/PE. During the methodological path, the following instruments were used for data collection: questionnaires, semi-structured interviews and observation. Due to its propositional nature, the research was developed based on the following movement: training meetings - training workshop developed in partnership with the Education and Citizenship Technology Unit (UTEC), aimed at teachers of the Educational Unit and training meetings with the collaborating teacher from research, to moments of reflective studies that supported the construction of the educational product; a Didactic Sequence with the theme: Digital Narratives in Early Childhood Education. This Sequence is an organizational modality structured with pedagogical intention and created based on experiences constructed collaboratively and experienced by children aged between 5 and 6 years, members of Group V. The entire proposed process resulted in the production of Digital Narratives, with the use of the Adobe Express Animation digital tool. Considering the applicability with this group, we highlight that the proposal was configured as a powerful device, contributing to the development of orality, the expansion of repertoires, the exploration of imagination and creation in Early Childhood Education. It promoted new teaching and learning strategies, awakening criticality, curiosity and the formation of conscious and co-participatory subjects. The research results also showed that the current reality in the educational sphere requires an expansion of discussions, studies and public policies for training and qualification of teachers regarding the use of TDIC in educational practices at that educational stage. The Didactic Sequence, developed as an educational product, is available at https://narrativasdigitais.my.canva.site/narrativasdigitais and at the ATTENA Repository (UFPE) in https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58440. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado Profissional - Educação Básica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Livia de Miranda Amorim.pdf | 7,71 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons