Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66014
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Marcílio Ferreira dos | - |
dc.contributor.author | SILVA, Claudianny Letícia Trajano da | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-17T15:10:33Z | - |
dc.date.available | 2025-09-17T15:10:33Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-15 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-15 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Claudianny Letícia Trajano da. Python como ferramenta pedagógica para o ensino de estatística: uma análise das percepções e aplicações baseadas na abordagem construcionista. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66014 | - |
dc.description.abstract | A crescente presença das tecnologias digitais na sociedade tem ampliado as possibilidades no ensino, sobretudo no contexto da Educação Matemática. Ao relacionar essa integração com a abordagem construcionista e das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que valoriza o desenvolvimento do pensamento computacional, da análise crítica e da resolução de problemas, o uso de programação surge na parte da educação com o objetivo de tornar o ensino mais contextualizado e engajador. Nesta perspectiva, este presente trabalho buscou investigar como estudantes, com diferentes vínculos com a educação, do projeto “Amor Pythônico” oferecido pela Universidade Federal de Pernambuco percebem o uso da linguagem de programação Python como recurso pedagógico no ensino da Estatística. A pesquisa tem caráter qualitativo e visou compreender a concepção e entre outros aspectos, se tais estudantes reconhecem as possibilidades do uso de Python no contexto educacional para o desenvolvimento de um aprendizado construcionista da educação estatística e se conseguem relacioná-la aos objetivos e competências propostas pela BNCC, não apenas refletindo sobre a integração entre a programação e matemática, mas também avaliar se há espaço, na visão dos futuros docentes, para uma abordagem construcionista que favoreça a aprendizagem ativa, crítica e interdisciplinar por meio do uso de ferramentas computacionais como a linguagem de programação Python. Com isso, esta pesquisa evidenciou que os estudantes reconhecem a integração da linguagem de programação Python como uma ferramenta eficaz para o ensino de estatística. Mesmo sem conhecerem diretamente a teoria do construcionismo, demonstram aderir a seus princípios ao buscar uma aprendizagem mais interativa, visual e significativa. Nesse sentido, observa-se a necessidade de uma formação contínua voltada ao uso de tecnologias no contexto educacional, bem como o aprofundamento em metodologias pedagógicas, como a proposta de Seymour Papert, cujos princípios dialogam com as percepções dos participantes, embora não sejam explicitamente conhecidos por eles. Além disso, destaca-se a importância de saber utilizar recursos presentes no cotidiano, como as tecnologias digitais, no processo de ensino-aprendizagem. O uso de ferramentas computacionais, como Python, revela grande potencial educacional, especialmente no desenvolvimento do letramento estatístico, ao tornar conceitos abstratos mais acessíveis e contextualizados | pt_BR |
dc.format.extent | 64p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Programação | pt_BR |
dc.subject | Estatística | pt_BR |
dc.subject | Construcionismo | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Pensamento Computacional | pt_BR |
dc.title | Python como ferramenta pedagógica para o ensino de estatística: uma análise das percepções e aplicações baseadas na abordagem construcionista. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0817756796385457 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6605510533220352 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The growing presence of digital technologies in society has expanded the pedagogical possibilities in teaching, especially in the context of Mathematics Education. By relating this integration to the guidelines of the National Common Core Curriculum (BNCC), which values the development of computational thinking, critical analysis and problem solving, the use of programming has emerged in education with the aim of making teaching more contextualized and engaging. With this in mind, this study seeks to investigate how students with different links to education from the “Amor Pythônico” project offered by the Federal University of Pernambuco perceive the use of the Python programming language as a pedagogical resource in the teaching of mathematics. The research is qualitative in nature and aims to understand the conception and, among other aspects, whether these students recognize the possibilities of using Python in the educational context for the development of constructionist learning in statistics education and whether they can relate it to the objectives and competences proposed by the BNCC, not only reflecting on the integration between programming and mathematics, but also assessing whether there is room, in the vision of future teachers, for a constructionist approach that favors active, critical and interdisciplinary learning through the use of computational tools such as the Python programming language. Thus, this research showed that students recognize the integration of the Python programming language as an effective tool for teaching statistics. Even without direct knowledge of constructionism theory, they demonstrate adherence to its principles by seeking more interactive, visual, and meaningful learning. In this sense, there is a need for continuous training focused on the use of technologies in the educational context, as well as a deeper understanding of pedagogical methodologies, such as Seymour Papert's proposal, whose principles dialogue with the participants' perceptions, even though they are not explicitly known to them. In addition, it is important to know how to use everyday resources, such as digital technologies, in the teaching-learning process. The use of computational tools, such as Python, reveals great educational potential, especially in the development of statistical literacy, by making abstract concepts more accessible and contextualized. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0004-0392-2980 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Claudianny Letícia Trajano da Silva.pdf | 1,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons