Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66013
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, Cynthia Xavier de | - |
dc.contributor.author | CARLOS, Débora Dayanne de Carvalho Loureiro | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-17T14:57:29Z | - |
dc.date.available | 2025-09-17T14:57:29Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-22 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-14 | - |
dc.identifier.citation | CARLOS, Débora. Alfabetização financeira dos produtores rurais de pequeno porte da Associação Comercial da Agricultura Familiar Tecendo Economia Solidária Tecsol. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Ciências Econômicas - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66013 | - |
dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aborda a importância da alfabetização financeira para pequenos produtores da Associação Comercial da Agricultura Familiar Tecendo Economia Solidaria Tecsol. Utilizando a definição de alfabetização financeira, de acordo com a Organização Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), esta pesquisa busca avaliar o nível desse conhecimento dos agentes e se ele influencia na tomada de decisões e gestão de recursos financeiros da pequena propriedade agricultora. Esta avaliação será feita através do questionário aplicado a responsáveis por essa atividade, analisando o conhecimento financeiro e sua aplicabilidade, o planejamento e a capacidade de lidar com imprevistos. Dessa forma, este projeto de pesquisa trata-se de um estudo de campo, com objetivo exploratório e natureza mista (pura e aplicada), utilizando abordagem quanti-qualitativa e método indutivo. Os resultados revelam que, embora as agricultoras apresentem conhecimento prático e atitudes positivas em relação a gestão financeira, este, muitas vezes, se limita a um conhecimento empírico e planejamentos informais. Conclui-se que o fortalecimento da alfabetização financeira nesse contexto exige educação contextualizada, acessível e que respeitem os saberes empíricos, de modo a potencializar a gestão financeira das unidades produtivas. | pt_BR |
dc.format.extent | 49p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização financeira | pt_BR |
dc.subject | Pequenos produtores rurais | pt_BR |
dc.subject | Gestão financeira | pt_BR |
dc.subject | Tomada de decisões | pt_BR |
dc.title | Alfabetização financeira dos produtores rurais de pequeno porte da Associação Comercial da Agricultura Familiar Tecendo Economia Solidária TECSOL. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8358868600649308 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This Course Completion Work (TCC) addresses the importance of financial literacy for small producers from the Associacao Comercial da Agricultura Familiar Tecendo Economia Solidaria Tecsol. Using the definition of financial literacy, according to the Organization for Economic Cooperation and Development (OECD), this research seeks to evaluate the level of this knowledge of agents and whether it influences decision-making and management of financial resources on small agricultural properties. This assessment will be carried out through a questionnaire applied to those responsible for this activity, analyzing financial knowledge and its applicability, planning and ability to deal with unforeseen events. Thus, this research project is a field study, with an exploratory objective and mixed nature (pure and applied), using a quantitative-qualitative approach and inductive method. The results reveal that, although female farmers demonstrate practical knowledge and positive attitudes toward financial management, this knowledge is often limited to empirical knowledge and informal planning. The conclusion is that strengthening financial literacy in this context requires contextualized, accessible education that respects empirical knowledge to enhance the financial management of production units. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Economia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NG) - Núcleo de Gestão | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Economia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Débora Dayanne de Carvalho Loureiro Carlos.pdf | 751,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons