Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66013

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Cynthia Xavier de-
dc.contributor.authorCARLOS, Débora Dayanne de Carvalho Loureiro-
dc.date.accessioned2025-09-17T14:57:29Z-
dc.date.available2025-09-17T14:57:29Z-
dc.date.issued2025-08-22-
dc.date.submitted2025-09-14-
dc.identifier.citationCARLOS, Débora. Alfabetização financeira dos produtores rurais de pequeno porte da Associação Comercial da Agricultura Familiar Tecendo Economia Solidária Tecsol. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Ciências Econômicas - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66013-
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aborda a importância da alfabetização financeira para pequenos produtores da Associação Comercial da Agricultura Familiar Tecendo Economia Solidaria Tecsol. Utilizando a definição de alfabetização financeira, de acordo com a Organização Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), esta pesquisa busca avaliar o nível desse conhecimento dos agentes e se ele influencia na tomada de decisões e gestão de recursos financeiros da pequena propriedade agricultora. Esta avaliação será feita através do questionário aplicado a responsáveis por essa atividade, analisando o conhecimento financeiro e sua aplicabilidade, o planejamento e a capacidade de lidar com imprevistos. Dessa forma, este projeto de pesquisa trata-se de um estudo de campo, com objetivo exploratório e natureza mista (pura e aplicada), utilizando abordagem quanti-qualitativa e método indutivo. Os resultados revelam que, embora as agricultoras apresentem conhecimento prático e atitudes positivas em relação a gestão financeira, este, muitas vezes, se limita a um conhecimento empírico e planejamentos informais. Conclui-se que o fortalecimento da alfabetização financeira nesse contexto exige educação contextualizada, acessível e que respeitem os saberes empíricos, de modo a potencializar a gestão financeira das unidades produtivas.pt_BR
dc.format.extent49p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectAlfabetização financeirapt_BR
dc.subjectPequenos produtores ruraispt_BR
dc.subjectGestão financeirapt_BR
dc.subjectTomada de decisõespt_BR
dc.titleAlfabetização financeira dos produtores rurais de pequeno porte da Associação Comercial da Agricultura Familiar Tecendo Economia Solidária TECSOL.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8358868600649308pt_BR
dc.description.abstractxThis Course Completion Work (TCC) addresses the importance of financial literacy for small producers from the Associacao Comercial da Agricultura Familiar Tecendo Economia Solidaria Tecsol. Using the definition of financial literacy, according to the Organization for Economic Cooperation and Development (OECD), this research seeks to evaluate the level of this knowledge of agents and whether it influences decision-making and management of financial resources on small agricultural properties. This assessment will be carried out through a questionnaire applied to those responsible for this activity, analyzing financial knowledge and its applicability, planning and ability to deal with unforeseen events. Thus, this research project is a field study, with an exploratory objective and mixed nature (pure and applied), using a quantitative-qualitative approach and inductive method. The results reveal that, although female farmers demonstrate practical knowledge and positive attitudes toward financial management, this knowledge is often limited to empirical knowledge and informal planning. The conclusion is that strengthening financial literacy in this context requires contextualized, accessible education that respects empirical knowledge to enhance the financial management of production units.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Economiapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Débora Dayanne de Carvalho Loureiro Carlos.pdf751,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons