Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66010

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão-
dc.contributor.authorPAIVA, Lucas Henrique Siqueira-
dc.date.accessioned2025-09-17T14:05:53Z-
dc.date.available2025-09-17T14:05:53Z-
dc.date.issued2025-09-10-
dc.date.submitted2025-09-15-
dc.identifier.citationPAIVA, Lucas Henrique Siqueira. O processo de ensino e aprendizagem de matemática para estudantes surdos: uma revisão de literatura nacional e internacional. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66010-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo geral analisar as orientações e indicações quanto ao processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos a partir de anais de eventos relacionados a Educação Matemática e Educação Matemática Inclusiva. A pesquisa possui caráter qualitativo e bibliográfico, baseado na análise de 26 trabalhos apresentados em eventos nacionais e internacionais ENEM, ENEMI, CIEM e CINTEDI. Os trabalhos selecionados foram analisados levando em consideração três categorias, sendo elas: os aspectos metodológicos relatados nas práticas de ensino, os recursos didáticos mobilizados nos contextos educativos e as tendências ou direcionamentos observados nas propostas voltadas à aprendizagem de Matemática por estudantes surdos. Os resultados revelam que as abordagens pedagógicas voltadas para o ensino e aprendizagem de matemática para estudantes surdos estão integrando a Libras, enfatizando a visualidade e a implementação de metologias e recursos didáticos que favorece a participação ativa dos estudantes. Verificou-se também a eficácia de materiais manipuláveis e jogos como dominó, xadrez, videoaulas em libras que ajudam a compreender melhor os conteúdos, relacionando-os às experiências dos alunos. Entre as metodologias, destaca-se o ensino bilíngue, a colaboração entre professores, surdos e ouvintes, além da utilização da etnomatemática. As pesquisas mostram uma tendência em reconhecer a surdez como uma experiência cultural e linguística, o que exige um ensino mais inclusivo. Dessa forma, o ensino de matemática vem se transformando, valorizando a diversidade e mostrando a necessidade de formação docente. A inclusão, nesse contexto, deixa de ser apenas um complemento e passar a ser fundamental para garantir igualdade e qualidade na aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent55p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEstudantes Surdospt_BR
dc.subjectEducação Matemática Inclusivapt_BR
dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
dc.titleO processo de ensino e aprendizagem de matemática para estudantes surdos: uma revisão de literatura nacional e internacional.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5866247214127960pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4866964083641498pt_BR
dc.description.abstractxThe present study aims to analyze the guidelines and indications regarding the teaching and learning process of deaf students, based on proceedings from events related to Mathematics Education and Inclusive Mathematics Education. The research has a qualitative and bibliographic character, grounded in the analysis of 26 papers presented at national and international events such as ENEM, ENEMI, CIEM, and CINTEDI. The selected works were examined considering three categories: methodological aspects reported in teaching practices, didactic resources employed in educational contexts, and trends or directions observed in proposals aimed at the learning of Mathematics by deaf students. The results highlight the appreciation of methodological approaches that take into account the specificities of deaf students, the use of visual and bilingual resources, as well as the importance of teacher education for inclusive practice. An increase was also identified in research focused on pedagogical practices that promote the active participation of these students in the process of learning mathematics. It is concluded that the teaching of Mathematics for deaf students, at different educational levels, has been progressively re-signified through pedagogical practices that value Libras, visuality, and the collective construction of knowledge. The analyzed works demonstrate that inclusion cannot be treated as an appendix of regular teaching, but as an epistemological reorganization that requires didactic planning sensitive to the linguistic and cultural specificities of the deaf community.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Lucas Henrique Siqueira Paiva.pdf441,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons