Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66006
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CASTRO, Airton Temistocles Gonçalves de | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Vitória Cecília Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-17T13:35:43Z | - |
dc.date.available | 2025-09-17T13:35:43Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-25 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-02 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Vitória Cecília Silva. Divisibilidade e Padrões Numéricos: Uma Abordagem Didática para o Ensino Fundamental. 2025. 37 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66006 | - |
dc.description.abstract | O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma proposta pedagógica voltada ao ensino de padrões numéricos e critérios de divisibilidade no Ensino Fundamental, com o intuito de superar práticas tradicionais baseadas na memorização mecânica e descontextualizada. Trata-se de um estudo de natureza exploratória, com abordagem qualitativa, fundamentado nas teorias de Jean Piaget e Paulo Freire, que defendem a construção ativa do conhecimento e o desenvolvimento do pensamento crítico por meio da problematização. A pesquisa consistiu na elaboração de um plano de aula investigativo, estruturado em etapas que favorecem o levantamento de hipóteses, a análise de regularidades numéricas e a construção coletiva dos critérios de divisibilidade. Como resultado, o trabalho oferece aos professores uma alternativa metodológica capaz de promover uma aprendizagem mais significativa, favorecendo o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e a autonomia intelectual dos estudantes. | pt_BR |
dc.format.extent | 37 p | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Critérios de Divisibilidade | pt_BR |
dc.subject | Padrões Numéricos | pt_BR |
dc.subject | Metodologias Ativas | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem Significativa | pt_BR |
dc.title | Divisibilidade e Padrões Numéricos: Uma Abordagem Didática para o Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | FERREIRA, Alessandra da Silva | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6636948062651840 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1615361219032941 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This Final Course Work presents a different pedagogical proposal for teaching numerical patterns and divisibility criteria in Elementary School, with the aim of overcoming traditional practices based on mechanical and decontextualized memorization. This is an exploratory study with a qualitative approach, based on the theories of Jean Piaget and Paulo Freire, who advocate the active construction of knowledge and the development of critical thinking through problematization. The research consisted of the elaboration of an investigative lesson plan, structured in stages that favor the raising of hypotheses, the analysis of numerical regularities and the collective construction of divisibility criteria. As a result, the work offers teachers a methodological alternative capable of promoting more meaningful learning, favoring the development of logical-mathematical reasoning and the intellectual autonomy of students. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCEN-DMAT) - Departamento de Matemática | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCEN-Curso de Matemática (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/7066951700121784 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Matemática (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC VITÓRIA CECÍLIA SILVA SOUZA.pdf | 1,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons