Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66006

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCASTRO, Airton Temistocles Gonçalves de-
dc.contributor.authorSOUZA, Vitória Cecília Silva-
dc.date.accessioned2025-09-17T13:35:43Z-
dc.date.available2025-09-17T13:35:43Z-
dc.date.issued2025-06-25-
dc.date.submitted2025-09-02-
dc.identifier.citationSOUZA, Vitória Cecília Silva. Divisibilidade e Padrões Numéricos: Uma Abordagem Didática para o Ensino Fundamental. 2025. 37 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66006-
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma proposta pedagógica voltada ao ensino de padrões numéricos e critérios de divisibilidade no Ensino Fundamental, com o intuito de superar práticas tradicionais baseadas na memorização mecânica e descontextualizada. Trata-se de um estudo de natureza exploratória, com abordagem qualitativa, fundamentado nas teorias de Jean Piaget e Paulo Freire, que defendem a construção ativa do conhecimento e o desenvolvimento do pensamento crítico por meio da problematização. A pesquisa consistiu na elaboração de um plano de aula investigativo, estruturado em etapas que favorecem o levantamento de hipóteses, a análise de regularidades numéricas e a construção coletiva dos critérios de divisibilidade. Como resultado, o trabalho oferece aos professores uma alternativa metodológica capaz de promover uma aprendizagem mais significativa, favorecendo o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e a autonomia intelectual dos estudantes.pt_BR
dc.format.extent37 ppt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectCritérios de Divisibilidadept_BR
dc.subjectPadrões Numéricospt_BR
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
dc.titleDivisibilidade e Padrões Numéricos: Uma Abordagem Didática para o Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coFERREIRA, Alessandra da Silva-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6636948062651840pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1615361219032941pt_BR
dc.description.abstractxThis Final Course Work presents a different pedagogical proposal for teaching numerical patterns and divisibility criteria in Elementary School, with the aim of overcoming traditional practices based on mechanical and decontextualized memorization. This is an exploratory study with a qualitative approach, based on the theories of Jean Piaget and Paulo Freire, who advocate the active construction of knowledge and the development of critical thinking through problematization. The research consisted of the elaboration of an investigative lesson plan, structured in stages that favor the raising of hypotheses, the analysis of numerical regularities and the collective construction of divisibility criteria. As a result, the work offers teachers a methodological alternative capable of promoting more meaningful learning, favoring the development of logical-mathematical reasoning and the intellectual autonomy of students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.degree.departament::(CCEN-DMAT) - Departamento de Matemáticapt_BR
dc.degree.graduation::CCEN-Curso de Matemática (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7066951700121784pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Matemática (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC VITÓRIA CECÍLIA SILVA SOUZA.pdf1,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons