Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66001

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGARCIA, Vinícius Cardoso-
dc.contributor.authorFERREIRA, Bárbara Vaz-
dc.date.accessioned2025-09-17T12:13:58Z-
dc.date.available2025-09-17T12:13:58Z-
dc.date.issued2025-07-31-
dc.date.submitted2025-09-09-
dc.identifier.citationVAZ FERREIRA, Bárbara. Impacto dos LLMs na Educação Inclusiva: Uma Prova de Conceito para suporte aos professores no ensino de crianças e adolescentes com TEA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66001-
dc.description.abstractEste trabalho investiga a viabilidade e o potencial impacto do uso de Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs) nas práticas pedagógicas de professores que atuam com crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para isso, foi desenvolvida uma Prova de Conceito (PoC) que utiliza a API da OpenAI para gerar materiais personalizados com base nas informações fornecidas pelos professores sobre seus alunos. Em seguida, foi realizada uma etapa de testes com cinco educadores com experiência na área de educação especial, a fim de avaliar a usabilidade da ferramenta, a qualidade dos materiais produzidos, sua capacidade de auxiliar no aprendizado de estudantes com TEA e seu impacto na otimização do trabalho docente. Os resultados indicaram que a plataforma foi bem recebida pelos participantes, que demonstraram abertura à adoção de novas tecnologias. Embora tenham sido identificados alguns pontos de melhoria, de forma geral os feedbacks foram positivos quanto à qualidade dos materiais gerados, destacando seu potencial para reduzir a sobrecarga dos professores e auxiliar na construção de um ensino mais personalizado e inclusivo para alunos com TEA.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectModelos de Linguagem de Grande Escalapt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectTecnologia Assistivapt_BR
dc.subjectProva de Conceitopt_BR
dc.titleImpacto dos LLMs na Educação Inclusiva: Uma Prova de Conceito para suporte aos professores no ensino de crianças e adolescentes com TEApt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709939P9&tokenCaptchar=0cAFcWeA687HXaVGhqByDy4_Gi3i9kTvcKGwwDkAmAyX9iRkS4GnRmJ1DwrbNU9BPQhLkr3k7KWzIEIgOhJXEpwXT_p9tbuiOrzwYlKYQ8bvZrqngtxdHD3hSkiqmpF1eiHoPMV7I3a8ICSsar9BgeRhY5JlC03uZAPEVNkNCu1NJwjYPmvnW31O8nCA-6FQ0Nn4BMqli0Px8APzEMtgp_zIKxQ2obexxmjut5gMJ_TYfyavVaDGDTLOg55oP3CAOTPYrfzC41NEs4MgRH4GtdLQ5m9Xk5UNvhL99LkWj0fp2o5Sg1fhyXx1DpjWzCo5ApzvXk96hkSlinN-tg63dqk_zyP2OzDfHGy8502vMF76b9ENcVCbtTz-8c8_y1GtVunT-CbwdG4vQLUN_kJdpwZRWtXVStwogh71YSxkk2an2UoqrBs2mgZowfIzhBMLLu0XX_k-XKqLrG6z4R3_9AXLImUov6LlkQ5yRGG0Qm0zfSEwkC-o5KtdMeMy0wL6JZzkMKx9B0GtAs8mTLrcz-WQmSJhYOTV6OhZh5p_SCPC7s_M54C0P2oamcpIWSY0ZNLbhrCkUytngtgv2dNjn5T3W2elfiftGArbhWyO7q75BLCEFCoe8ENf5gggy-_0z3vnHDUmCAfLG46MhkbxjsNbl6EEv7PTt4KNZTyPLL1iO8OE2LCrGVuDir3oe04xLuFtDW1bEHrfw-XE-x37a4eT0m8z9Keyau-0lXN0YwVYYGt37I0bDPW_My1LLWyi1X_j1tHT6RhZQngqVn2P5mpDfVh06DCvznR9TF4L1JKAE-2Mz4VyrxpsQpt_BR
dc.description.abstractxThis study investigates the feasibility and potential impact of using Large Language Models (LLMs) in the pedagogical practices of teachers working with children and adolescents with Autism Spectrum Disorder (ASD). To this end, a Proof of Concept (PoC) was developed using the OpenAI API to generate personalized materials based on information provided by teachers about their students. Subsequently, a testing phase was conducted with five educators experienced in special education, aiming to assess the tool’s usability, the quality of the generated materials, its ability to assist in the learning process of students with ASD, and its impact on optimizing teachers’ work. The results indicated that the platform was well received by the participants, who showed openness to adopting new technologies. Although some areas for improvement were identified, overall the feedback was positive regarding the quality of the generated materials, highlighting their potential to reduce teachers' workload and support the development of more personalized and inclusive education for students with ASD.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.degree.departament::(CIN-DIS) - Departamento de Informação e Sistemaspt_BR
dc.degree.graduation::CIn-Curso de Sistemas de Informaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Sistemas da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Bárbara Vaz Ferreira.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons