Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65990
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Bruno de Brito | - |
dc.contributor.author | PESSÔA, Juliana Guanabara Ferreira Farias | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-16T19:30:44Z | - |
dc.date.available | 2025-09-16T19:30:44Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-08 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-14 | - |
dc.identifier.citation | PESSÔA, Juliana Guanabara Ferreira Farias. A educação Física Escolar como prática de inclusão e resistência em contextos de vulnerabilidade infantil:: uma revisão crítica da literatura. 2025. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física - Licenciatura, Departamento de Educação Fisica Def, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65990 | - |
dc.description.abstract | A atividade física desempenha um papel essencial no desenvolvimento de crianças em idade escolar, indo além da melhoria da saúde física e contribuindo para aspectos sociais e emocionais. Em contextos de vulnerabilidade social, a prática esportiva pode se tornar um instrumento valioso para a inclusão e a construção da cidadania, auxiliando na formação de valores como cooperação, empatia e respeito ao próximo. Este trabalho tem como objetivo analisar, por meio de uma revisão crítica da literatura, como a atividade física escolar pode ser utilizada como ferramenta educacional para minimizar os efeitos da exclusão social em crianças em situação de vulnerabilidade social. O estudo utilizou uma análise de conteúdo de 10 estudos publicados entre 1991 e 2024, em espanhol, inglês e português brasileiro, selecionados nas bases Google Acadêmico, SciELO e BVS, com foco em temas como vulnerabilidade social, inclusão e desenvolvimento infantil na Educação Física escolar. Os resultados organizados em três eixos — desenvolvimento infantil, corpo e movimento como linguagem; vulnerabilidade social e o papel da Educação Física na construção do pertencimento e da dignidade; e, desigualdade social, cultura corporal e desafios à prática pedagógica— mostram que a atividade corporal, quando planejada de forma crítica e sensível, favorece autoestima, pertencimento e cidadania, além de reconstruir a dignidade de crianças historicamente silenciadas. Apesar da heterogeneidade metodológica dos estudos e da ausência da escuta direta das crianças limitarem a compreensão plena dessas vivências, conclui-se que a Educação Física escolar é prática humanizadora e política, sendo necessário que pesquisas futuras invistam em metodologias participativas e na formação docente para ampliar estratégias inclusivas e fortalecer a escuta infantil nos contextos de vulnerabilidade. | pt_BR |
dc.format.extent | 27 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Atividade Física | pt_BR |
dc.subject | Inclusão Social | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Revisão de Literatura | pt_BR |
dc.title | A educação Física Escolar como prática de inclusão e resistência em contextos de vulnerabilidade infantil: uma revisão crítica da literatura | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9885443293732382 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Physical activity plays an essential role in the development of school-aged children, going beyond improvements in physical health to contribute to social and emotional aspects. In contexts of social vulnerability, sports practice can become a valuable instrument for inclusion and citizenship building, fostering values such as cooperation, empathy, and respect for others. This study aims to analyze, through a critical literature review, how school-based physical activity can be used as an educational tool to mitigate the effects of social exclusion on children in vulnerable situations. The study employed content analysis of 10 studies published between 1991 and 2024, in Spanish, English, and Brazilian Portuguese, selected from Google Scholar, SciELO, and BVS databases, focusing on themes such as social vulnerability, inclusion, and child development in school physical education. The results, organized into three thematic axes — child development, body, and movement as language; social vulnerability and the role of physical education in building belonging and dignity; and social inequality, body culture, and challenges to pedagogical practice — show that bodily activity, when planned critically and sensitively, promotes self-esteem, belonging, and citizenship, while also restoring the dignity of historically silenced children. Despite the methodological heterogeneity of the studies and the absence of direct listening to children limiting a full understanding of these experiences, it is concluded that school physical education is a humanizing and political practice, and future research should invest in participatory methodologies and teacher training to enhance inclusive strategies and strengthen children’s voices in vulnerable contexts. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Juliana Pessôa - Licenciatura1 (1).pdf | 727,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons