Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65982

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFEITOSA, Ricardo Augusto de Saboia-
dc.contributor.authorSILVA, Fernando Santos da-
dc.date.accessioned2025-09-16T16:15:10Z-
dc.date.available2025-09-16T16:15:10Z-
dc.date.issued2025-08-08-
dc.date.submitted2025-09-16-
dc.identifier.citationSILVA, Fernando Santos da. Redes Sociais Digitais: Processos educomunicativos nos debates sobre questões de gênero no cotidiano de jovens do ensino médio de escolas públicas do Agreste pernambucano. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Comunicação Social - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65982-
dc.description.abstractA presente pesquisa analisa os usos das redes sociais digitais por estudantes do ensino médio de escolas públicas do Agreste pernambucano, com foco nas questões de gênero e sexualidade. Nessas plataformas, grupos conservadores operam um ciclo de controle discursivo que se inicia com a retórica da “ideologia de gênero”, sustentada por discursos de pânico moral, e se intensifica por meio da disseminação de fake news, do uso de estratégias de tráfego pago e da lógica algorítmica que estrutura os ambientes digitais, configurando uma dinâmica utilizada por esses grupos para manter sua hegemonia. Trata-se de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa e caráter teórico-empírico, que articula revisão de conteúdo e entrevistas semiestruturadas realizadas entre abril e junho de 2023 com estudantes egressos de escolas públicas do ensino médio do Agreste pernambucano, permitindo a compreensão das percepções e experiências de estudantes agrestinos. Os resultados evidenciam os múltiplos modos de uso das redes sociais por esses jovens em contextos educacionais formais e informais, bem como a necessidade de ações de mediação educomunicacional e de uma formação crítica para o uso da mídia nas escolas públicas da região.pt_BR
dc.format.extent78p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEducomunicaçãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectIdeologia de gêneropt_BR
dc.subjectGênero e sexualidadespt_BR
dc.subjectRede social digitalpt_BR
dc.titleRedes sociais digitais: processos educomunicativos nos debates sobre questões de gênero no cotidiano de jovens do ensino médio de escolas públicas do Agreste pernambucano.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4064455137803004pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5846187515027421pt_BR
dc.description.abstractxThis research analyzes the use of digital social media by high school students in public schools in the Agreste region of Pernambuco, focusing on issues of gender and sexuality. On these platforms, conservative groups operate a cycle of discursive control that begins with the rhetoric of "gender ideology," sustained by discourses of moral panic, and intensifies through the dissemination of fake news, the use of paid traffic strategies, and the algorithmic logic that structures digital environments, configuring a dynamic used by these groups to maintain their hegemony. This is a qualitative and quantitative study with a theoretical and empirical approach, combining content review and semi-structured interviews conducted between April and June 2023 with students graduating from public high schools in the Agreste region of Pernambuco, allowing us to understand the perceptions and experiences of Agreste students. The results highlight the multiple ways in which these young people use social networks in formal and informal educational contexts, as well as the need for educommunicational mediation actions and critical training for the use of media in public schools in the region.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: (CAA-ND): TCC - Comunicação Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Fernando Santos da Silva.pdf1,04 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons