Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65972
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RODRIGUES, Siane Gois Cavalcanti | - |
dc.contributor.author | AMORIM, Emilly Barros | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-16T14:46:30Z | - |
dc.date.available | 2025-09-16T14:46:30Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-13 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-29 | - |
dc.identifier.citation | AMORIM, Emilly Barros. Os gêneros do discurso como objetos de ensino: uma análise das propostas de intervenção em produção textual escrita do ProfLetras da UFPE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras/Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65972 | - |
dc.description.abstract | No presente trabalho, buscamos analisar o lugar da produção textual escrita nas propostas de intervenção didática de dissertações de mestrado do ProfLetras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o que se justifica pela relevância do programa e pela importância do trabalho com o eixo da produção de textos em sala de aula. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foram selecionadas, com base em critérios pré-estabelecidos, duas dissertações, as quais foram analisadas com base na teoria dos gêneros do discurso, de Bakhtin (2016), bem como nas concepções de ensino de produção textual escrita de Marcuschi (2008) e Menegassi e Gasparotto (2019), os quais acrescem à discussão da concepção interacionista dos gêneros. Também foi discutida a metodologia de Sequência Didática proposta por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), que aparece em ambas as ações propositivas analisadas. Os resultados indicam que, majoritariamente, há uma preocupação com o trabalho com os gêneros discursivos em sala de aula, especialmente para o desenvolvimento da escrita a partir dos contextos que cada proposta interventiva apresenta. Com base nisso, esta pesquisa contribui para a reflexão acerca da formação continuada dos professores de língua portuguesa, levando em consideração o contexto do ProfLetras da UFPE. | pt_BR |
dc.format.extent | 45 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Produção de texto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | ProfLetras | pt_BR |
dc.title | Os gêneros do discurso como objetos de ensino: uma análise das propostas de intervenção em produção textual escrita do ProfLetras da UFPE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3617457411272239 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3140964910953390 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In this study, we sought to analyze the role of written text production in the didactic intervention proposals of master's dissertations from ProfLetras at UFPE, which is justified by the relevance of the program and the importance of working with the axis of text production in the classroom. For the development of this research, two dissertations were selected based on pre-established criteria, which were analyzed based on Bakhtin's (2016) theory of discourse genres, as well as Marcuschi's (2008) and Menegassi and Gasparotto's (2019) conceptions of teaching written text production, which add to the discussion of the interactionist conception of genres. We also discussed the Didactic Sequence methodology proposed by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), which appears in both of the propositional actions analyzed. The results indicate that, for the most part, there is a concern with dealing with discursive genres in the classroom, especially for the development of writing based on the contexts presented in each intervention proposal. Based on this, this research contributes to reflection on the continuing education of Portuguese language teachers, taking into account the context of ProfLetras at UFPE. | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0001-0281-0969 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Emilly Barros Amorim.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons