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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMenezes, Josinalva Estacio-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Ana Clara nascimento-
dc.date.accessioned2025-09-15T21:36:05Z-
dc.date.available2025-09-15T21:36:05Z-
dc.date.issued2025-08-07-
dc.date.submitted2025-09-20-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ana Clara Nascimento. Níveis de Van Hiele e a compreensão de demonstrações em semelhança de triângulos na geometria. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65949-
dc.description.abstractNos cursos de licenciatura em Matemática, disciplinas com demonstrações são desafiadoras devido às dificuldades na abstração, na compreensão lógica e na construção rigorosa de argumentos, inclusive nas disciplinas de geometria. Diante disso, torna-se relevante analisar o pensamento geométrico dos alunos com base na Teoria do desenvolvimento do pensamento geométrico segundo Van Hiele, especialmente nos argumentos utilizados em demonstrações de conteúdos específicos da Geometria Plana, com ênfase na semelhança de triângulos. Dessa forma, ao se compreender como os alunos estruturam esses argumentos, pode-se identificar suas dificuldades. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada com estudantes do 5º período do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA) na disciplina de Geometria Plana, e utilizou um questionário como instrumento para identificar como os níveis do pensamento da teoria dos Van Hiele se manifestam nos argumentos utilizados em demonstrações sobre semelhança de triângulos, permitindo refletir sobre as dificuldades encontradas e apontar caminhos para investigações futuras. Os resultados revelaram que a maioria dos licenciandos avaliados permanece em níveis iniciais de pensamento geométrico segundo a teoria de Van Hiele, apresentando dificuldades na compreensão de demonstrações envolvendo a semelhança de triângulos. Essa constatação evidencia lacunas na formação geométrica dos futuros professores e aponta para a importância de estratégias pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento de níveis mais elevados de raciocínio matemático.pt_BR
dc.format.extent70p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectVan Hielept_BR
dc.subjectPensamento geométricopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleNíveis de Van Hiele e a compreensão de demonstrações em semelhança de triângulos na geometria euclidiana.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8476193167277646pt_BR
dc.description.abstractxIn undergraduate mathematics programs, courses involving demonstrations are challenging due to the difficulties in abstraction, logical understanding, and rigorous argument construction, including in geometry. Therefore, it becomes relevant to analyze students' geometric thinking based on Van Hiele's Theory of the Development of Geometric Thinking, especially in the arguments used in demonstrations of specific plane geometry content, with an emphasis on triangle similarity. Thus, by understanding how students structure these arguments, their difficulties can be identified. The qualitative research was conducted with fifth-year students of the undergraduate mathematics program at the Federal University of Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA) in the Plane Geometry course. A questionnaire was used to identify how the levels of thought in Van Hiele's theory manifest themselves in the arguments used in demonstrations of triangle similarity, allowing reflection on the difficulties encountered and pointing to avenues for future research. The results revealed that most of the undergraduate students evaluated remain at the initial levels of geometric thinking according to Van Hiele's theory, presenting difficulties in understanding demonstrations involving the similarity of triangles. This finding highlights gaps in the geometric training of future teachers and highlights the importance of pedagogical strategies that foster the development of higher levels of mathematical reasoning.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

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