Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65931

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorJÚNIOR, Clecio dos Santos Bunzen-
dc.contributor.authorSILVA, Ana Maria da-
dc.date.accessioned2025-09-15T17:30:01Z-
dc.date.available2025-09-15T17:30:01Z-
dc.date.issued2025-08-19-
dc.date.submitted2025-09-13-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Maria da. Enfraquecimento estético no PNLD-Literário 2022: o processo editorial. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65931-
dc.description.abstractAo reconhecer o potencial da leitura literária no itinerário formativo, foram criadas, nos últimos 27 anos, políticas públicas educacionais (PNBE, PNLD-Literário), além de programas de leitura das esferas municipais, a fim de garantir o acesso às obras literárias e a formação dos acervos escolares. O PNLD-Literário, voltado à etapa da Educação Infantil, é uma política pública coordenada pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, que tem como objetivo fornecer obras literárias para crianças em creches e pré-escolas. A presente pesquisa buscou: a) identificar como funciona a relação entre as editoras e o PNLD-Literário (2022) voltado à etapa da Educação Infantil, especificamente para o segmento da pré-escola; b) analisar os critérios definidos no edital do programa e entender de que forma tais critérios atingem a democratização da leitura literária (cf. Soares, 2008). A análise documental do edital de chamamento público revelou que há critérios restritivos para seleção das obras, fragilizando a experiência estética com a literatura infantil. Além disso, durante a entrevista semiestruturada com uma escritora, editora e livreira pernambucana que teve uma de suas obras selecionadas pelo programa de leitura, foi discutida a exigência de ação pedagógica com os livros, através do Material do Professor, e o surgimento de editoras voltadas apenas para publicação em editais, mas que não fazem parte do mercado editorial brasileiro.pt_BR
dc.format.extent22p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação Literáriapt_BR
dc.subjectPNLD-Literáriopt_BR
dc.titleEnfraquecimento estético no PNLD-LITERÁRIO 2022: o processo editorialpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMANDÚ, Thamyris Mariana Camarote-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5693957783446909pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3757050031013762pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::NÃO SE APLICApt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7052921166435159pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Ana Maria da Silva.pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons