Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65869

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Maria do Desterro Azevedo da-
dc.contributor.authorNUNES, Jennyfer Francyelle Nascimento-
dc.date.accessioned2025-09-10T13:40:20Z-
dc.date.available2025-09-10T13:40:20Z-
dc.date.issued2025-08-12-
dc.date.submitted2025-09-08-
dc.identifier.citationNUNES, J. F. N. Divisibilidade (in)visível: como os livros didáticos revelam os critérios de divisibilidade. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65869-
dc.description.abstractOs critérios de divisibilidade são frequentemente considerados “macetes” por alunos e professores, já que simplificam a resolução de exercícios e evitam cálculos extras. Contudo, é fundamental que os alunos não apenas memorizem essas regras, mas desenvolvam o raciocínio lógico para entender o porquê de cada critério, enriquecendo seu aprendizado em Matemática e fomentando habilidades essenciais, como a resolução de problemas e o pensamento analítico. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo analisar os livros didáticos do 6º ano, aprovados no PNLD 2024, sob o viés do tipo de raciocínio empregado na apresentação dos critérios de divisibilidade e da indicação de materiais concretos para explicá-los. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa para: analisar os tipos de raciocínio, segundo Reid e Knipping, nas explicações dos critérios de divisibilidade; identificar atividades que promovam diferentes tipos de raciocínio; e identificar indicações de uso de materiais concretos. Os resultados revelaram que a abordagem predominante nos livros didáticos prioriza a transmissão de regras prontas (o visível), deixando em segundo plano as justificativas matemáticas subjacentes (o invisível). O raciocínio indutivo aparece como principal estratégia, enquanto o dedutivo foi encontrado em apenas um dos materiais analisados. Além disso, os livros não sugerem o uso de materiais manipuláveis para trabalhar os critérios. Esses resultados destacam a necessidade de abordagens que unam a praticidade das regras à descoberta de seus porquês matemáticos, combinando diferentes formas de raciocínio com materiais concretos. Assim, os critérios de divisibilidade podem se tornar não apenas ferramentas práticas, mas portas de entrada para o pensamento matemático profundo. Diante desse cenário, ao final deste trabalho, propomos uma abordagem alternativa que utiliza o material dourado como recurso didático para tanto favorecer a compreensão dos critérios de divisibilidade quanto mostrar como este pode ser usado para desenvolver o raciocínio dedutivo dos estudantes.pt_BR
dc.format.extent68p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectCritérios de divisibilidadept_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectTipos deraciocíniopt_BR
dc.subjectMateriais concretos.pt_BR
dc.titleDivisibilidade (in)visível: como os livros didáticos revelam os critérios de divisibilidade.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5721549142769525pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5764114445960228pt_BR
dc.description.abstractxDivisibility rules are often regarded as “tricks” by students and teachers, since they simplify problem-solving and eliminate unnecessary calculations. However, it is crucial that students not only memorize these rules but develop logical reasoning to understand why each rule works, thereby enriching their Mathematics learning and cultivating essential skills such as problemsolving and analytical thinking. In this context, this study aims to analyze 6th grade textbooks approved by PNLD 2024, focusing on the types of reasoning employed in presenting divisibility rules and the recommendations for using concrete materials to explain them. The research adopts a qualitative approach to: analyze the types of reasoning (following Reid and Knipping’s framework) in explanations of divisibility rules; verify whether activities promote different forms of reasoning; and identify indications for using concrete materials. Findings revealed that the predominant approach in textbooks prioritizes transmitting ready-made rules (the visible), while relegating underlying mathematical justifications (the invisible) to secondary importance. Inductive reasoning emerges as the primary strategy, whereas deductive reasoning was found in only one of the analyzed materials. Furthermore, the textbooks fail to suggest the use of manipulatives for teaching divisibility criteria. These results underscore the need for instructional approaches that bridge rule application with discovery of mathematical reasoning, integrating diverse forms of logic with concrete materials. Thus, divisibility criteria can transform from mere practical tools into gateways for profound mathematical thinking. Given this scenario, at the end of this paper, we propose an alternative approach that uses the golden material as a teaching resource to both promote understanding of the criteria for divisibility and show how it can be used to develop students’ deductive reasoning.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0000-3584-6098pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Jennyfer Francyelle Nascimento Nunes.pdf6,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons