Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65868

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Joel Severino da-
dc.contributor.authorANDRADE, Maria Eduarda de-
dc.date.accessioned2025-09-09T22:41:25Z-
dc.date.available2025-09-09T22:41:25Z-
dc.date.issued2025-08-05-
dc.date.submitted2025-09-09-
dc.identifier.citationANDRADE, Maria Eduarda de. O processo de construção e implementação do Projeto Político Pedagógico em escolas públicas do município de Tracunhaém-PE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65868-
dc.description.abstractEste trabalho analisou o espaço e o processo de construção e implementação do Projeto Político-Pedagógico (PPP) nas escolas municipais de Tracunhaém-PE. Os objetivos específicos foram: a) analisar como a gestão escolar trata o PPP em sua instituição; b) examinar como se deu o desenvolvimento do PPP e se há efetiva implementação nas escolas; c) descrever o processo de criação e aplicação do PPP em unidades de ensino do município de Tracunhaém-PE. O objeto de estudo contemplou duas instituições: a Escola Creche Municipal Santo Antônio e a Escola Municipal Presidente Dr. Tancredo de Almeida Neves. No campo teórico, recorreram-se a autores/as que abordam a gestão escolar democrática e seus mecanismos de implementação. Metodologicamente, adotou-se a perspectiva da Análise do Discurso proposta por Pêcheux (1990), a partir do trabalho de tradução de Orlandi (2001). A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou como instrumentos de coleta de dados entrevistas semiestruturadas e análise documental dos PPPs das instituições investigadas. Os resultados indicaram que, embora os documentos e os discursos coletados evidenciem uma prática político-pedagógica orientada pela gestão democrática, com valores como participação e autonomia, tal prática não se confirma, uma vez que ambas as escolas não possuem Conselho Escolar, dispositivo essencial para a efetivação da gestão democrática, conforme estabelece a LDB/1996. A Análise do Discurso possibilitou compreender que a narrativa discursiva identificada articula-se ao campo de disputas simbólicas no qual a gestão escolar está inserida, o que evidencia uma necessidade institucional de reproduzir a prática democrática, mesmo diante de entraves estruturais. Ademais, verificou-se que os deslocamentos discursivos não resultam apenas de deliberações intencionais, mas também de condicionantes conjunturais e estruturais. Portanto, a pesquisa aponta para a necessidade de estudos futuros que aprofundem a análise desses elementos.pt_BR
dc.format.extent24p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectGestão Escolar Democráticapt_BR
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.titleO processo de construção e implementação do Projeto Político Pedagógico em escolas públicas do município de Tracunhaém-PEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0086364546480772pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0038799999055742pt_BR
dc.description.abstractxThis study analyzed the space and the process of construction and implementation of the Political-Pedagogical Project (PPP) in the municipal schools of Tracunhaém-PE. The specific objectives were: a) to analyze how school management addresses the PPP in its institution; b) to examine how the developmentof the PPP took place and whether there is effective implementation in the schools; c) to describe the process of creation and application of the PPP in educational units of the municipality of Tracunhaém-PE. The object of study contemplated two institutions: Escola Creche Municipal Santo Antônio and Escola Municipal Presidente Dr. Tancredo de Almeida Neves. In the theoretical field, authors who address democratic school management and its mechanisms of implementation were consulted. Methodologically, the perspective of Discourse Analysis proposed by Pêcheux (1990), based on Orlandi’s (2001) translation work, was adopted. The research, of a qualitative approach, used semi-structured interviews and documentary analysis of the PPPs of the investigated institutions as data collection instruments. The results indicated that, although the documents and the collected discourses reveal a political-pedagogical practice guided by democratic management, with values such as participation and autonomy, such practice is not confirmed, since both schools lack a School Council, an essential mechanism for the effectiveness of democratic management, as established by LDB/1996. Discourse Analysis made it possible to understand that the discursive narrative identified is articulated with the field of symbolic disputes in which school management is inserted, which highlights an institutional need to reproduce democratic practice, even in the face of structural obstacles. Furthermore, it was verified that discursive displacements do not result only from intentional deliberations, but also from conjunctural and structural constraints. Therefore, the research points to the need for future studies that deepen the analysis of these elements.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DPGE) - Departamento de Política e Gestão da Educaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcid0009-0000-6152-1350pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Eduarda de Andrade.pdf359,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons