Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65858

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Ricardo Oliveira da-
dc.contributor.authorSABINO JÚNIOR, José Roberto-
dc.date.accessioned2025-09-09T15:44:00Z-
dc.date.available2025-09-09T15:44:00Z-
dc.date.issued2025-08-08-
dc.date.submitted2025-09-05-
dc.identifier.citationSABINO JÚNIOR, José Roberto. Mitologias e ensino de química. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Química - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65858-
dc.description.abstractNo presente trabalho, foi criado um material didático, usando contos baseados em nove mitologias difundidas no mundo, visando apresentar conceitos químicos de forma contextualizada e lúdica. A proposta é contribuir para tornar o processo de ensino-aprendizagem de Química mais interessante, acessível e engajador através da contextualização com ricas narrativas mitológicas. O objetivo central foi desenvolver contos originais, inspirados em culturas de nove diferentes países (Angola, Austrália, Brasil, Egito, Grécia, Inglaterra, Japão, Nigéria e Noruega), que integrem de forma orgânica e didática com conceitos químicos essenciais ao currículo, como química nuclear, química de materiais e inorgânica, química orgânica e bioquímica, físico-química, química analítica e química medicinal. Ao entrelaçar as fantasias e crenças ancestrais com os princípios científicos, o material visa ampliar a aprendizagem, revelando a conexão intrínseca da ciência com a história e a cultura humana. Essa abordagem não só estimula a curiosidade e a imaginação dos estudantes, mas também lhes permite compreender a Química de forma mais ampla, percebendo-a como uma força criativa presente no cotidiano e em diversas manifestações culturais, como a culinária. O resultado é um material didático composto de contos que serve como ferramenta para o professor contextualizar o conteúdo, que pode ser usado na etapa de problematização e introdução de novos conceitos químicos, contribuindo para a formação de cidadãos mais críticos.pt_BR
dc.format.extent57p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectmaterial didáticopt_BR
dc.subjectensino de químicapt_BR
dc.titleMitologias e ensino de químicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9668182829317369pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6974730097895255pt_BR
dc.description.abstractxIn the present work, a didactic material was created using short stories based on nine well-known mythologies from around the world. The goal was to present chemical concepts in a contextualized and playful way. The proposal is to help make the process of teaching and learning Chemistry more interesting, accessible, and engaging by contextualizing it with rich mythological narratives. The central objective was to develop original stories, inspired by cultures from nine different countries (Angola, Australia, Brazil, Egypt, Greece, England, Japan, Nigeria, and Norway), that organically and didactically integrate with essential chemical concepts in the curriculum, such as nuclear chemistry, materials and inorganic chemistry, organic chemistry and biochemistry, physical chemistry, analytical chemistry, and medicinal chemistry. By intertwining ancestral fantasies and beliefs with scientific principles, the material aims to broaden learning, revealing the intrinsic connection of science with human history and culture. This approach not only stimulates students' curiosity and imagination but also allows them to understand Chemistry more broadly, seeing it as a creative force present in daily life and in various cultural manifestations, such as cooking. The result is a didactic material composed of short stories that serves as a tool for teachers to contextualize content, which can be used in the problem-solving and introduction stages of new chemical concepts, contributing to the formation of more critical citizens.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departament::(CCEN-DQF) - Departamento de Química Fundamentalpt_BR
dc.degree.graduation::CCEN-Curso de Química (Bacharelado e Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcid0009-0000-9201-2372pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Química (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC José Roberto Sabino Júnior.pdf3,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons