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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBorba, Adriana Carla de Azevedo-
dc.contributor.authorSousa Santos, Mayra Geovanna de-
dc.date.accessioned2025-09-09T13:55:05Z-
dc.date.available2025-09-09T13:55:05Z-
dc.date.issued2025-08-16-
dc.date.submitted2025-09-05-
dc.identifier.citationSOUSA SANTOS, Mayra Geovanna de. Do sonho à prática: um estudo sobre motivações e aspirações de estudantes de Arquitetura e Urbanismo da UFPE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65847-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo geral compreender como as experiências subjetivas de estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPE se articulam com o surgimento e a consolidação de práticas profissionais voltadas ao impacto social na Região Metropolitana do Recife (RMR). Para isso, Estrutura-se em três objetivos: compreender como as contradições urbanas de Recife impulsionam uma geração movida pela transformação; entender a atuação do arquiteto a partir de sua formação, perfil e motivações; e investigar práticas de impacto social na RMR, considerando sua origem e continuidade. O trabalho parte do reconhecimento de que Recife é marcada por desigualdades históricas que afetam seus moradores e a vivência acadêmica. A ampliação do acesso ao ensino superior por meio da Lei de Cotas tem reconfigurado o perfil discente, trazendo pessoas de contextos vulneráveis, com maior sensibilidade e desejo de transformação. Essas trajetórias ajudam a explicar o surgimento de iniciativas profissionais criadas por arquitetos e urbanistas inconformados com os modelos tradicionais da profissão. A fundamentação dialoga com três eixos: o papel social do arquiteto e urbanista e as transformações na prática profissional; os dados sobre o ensino superior público e a diversidade estudantil; e os debates sobre empreendedorismo social e inovação territorial. A pesquisa combinou métodos quantitativos e qualitativos, com revisão bibliográfica, aplicação de formulário com estudantes da UFPE, análise de dados institucionais sobre cotas e entrevistas com quatro organizações de impacto social da RMR. Os dados foram sistematizados em gráficos e tabelas, e as respostas abertas interpretadas com base na análise temática. Os resultados indicam que muitos estudantes associam sua escolha profissional ao desejo de melhorar vidas em territórios vulneráveis. Esse desejo se conecta com histórias de profissionais que, por frustração ou consciência de classe, fundaram organizações sustentáveis, articuladas em redes e orientadas por valores coletivos. Assim, a pesquisa aponta para um movimento concreto e crescente por uma Arquitetura e Urbanismo mais justa, ética e comprometida com o território.pt_BR
dc.format.extent105 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectPerfil socioeconômico universitáriopt_BR
dc.subjectProjeto Pedagógico do Cursopt_BR
dc.subjectLei de Cotaspt_BR
dc.subjectNegócio de Impactopt_BR
dc.titleDo sonho à prática: um estudo sobre motivações e aspirações de estudantes de Arquitetura e Urbanismo da UFPEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0467719722329450pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7879009812738843pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to understand how the subjective experiences of students of the Architecture and Urbanism major at Federal University of Pernambuco (UFPE) are articulated with the emergence and consolidation of professional practices aimed at social impact in the Metropolitan Region of Recife. For this, it is structured in three objectives: to understand how Recife's urban contradictions propel a generation driven by transformation, to understand the architect's performance from his training, profile and motivations, and to investigate practices of social impact in the Metropolitan Region of Recife, considering its origin and continuity. The work is based on the recognition that Recife is marked by historical inequalities that affect its residents and the academic experience. The broadening of access to higher education through the affirmative action policies in higher education has reconfigured the student profile, integrating people from vulnerable contexts, with greater sensitivity and desire for transformation. These trajectories help explain the emergence of professional initiatives created by architects and urban planners dissatisfied with the traditional models of the profession. The foundation resonates with three pillars: the social role of the architect and urban planner and the transformations in professional practice; data on public higher education and student diversity; and debates on social entrepreneurship and territorial innovation. The research combined quantitative and qualitative methods, with bibliographic review, application of forms answered by UFPE students, analysis of institutional data on social quotas and interviews with four social impact organizations from the Metropolitan Region of Recife. The data was arranged in graphs and tables and open answers were interpreted based on thematic analysis. The results show that many students associate their professional choice with the desire to improve lives in vulnerable territories. This desire is linked to stories of professionals who, out of frustration or class consciousness, founded sustainable organizations, hinged in networks and guided by collective values. Thus, the research points to a concrete and growing movement for a more ethical, fairer, and more committed Architecture and Urbanism within the territory.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DAU) - Departamento de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Arquitetura e Urbanismo – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Arquitetura e Urbanismo

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