Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65790
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Wanderson Vilton Nunes da | - |
dc.contributor.author | SILVA, Erivanderson Ferreira Santos | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-05T12:16:38Z | - |
dc.date.available | 2025-09-05T12:16:38Z | - |
dc.date.issued | 2025-07-22 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Erivanderson Ferreira Santos. O acesso LGBTQIA+ à saúde na atenção básica : Interseccionalidade em oficinas com profissionais de saúde. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65790 | - |
dc.description.abstract | Essa dissertação tem como objetivo geral problematizar os discursos de profissionais de saúde relacionados ao acesso da população LBGTQIA+ à Política Nacional de Saúde Integral de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais na Atenção Básica do município de Jaboatão dos Guararapes (PE). Esta população e demais orientações sexuais e identidades de gênero (LGBTQIA+), distintas da heterosexualidade, vivenciou durante anos a invisibilização e o silenciamento. Possui necessidade de saúde, e tem direitos que precisam ser assegurados. Quando adentramos o campo da saúde, encontramos a Atenção Básica à Saúde como principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), nela há profissionais de diversas categorias que atendem uma diversidade de usuárias/os/es, entre estas/es, está inclusa a população LGBTQIA+. Esse contato direto demanda conhecimento para além de um único marcador social, neste caso, de gênero e sexualidade, o que requer também a compreensão de outros marcadores, tais como, raça, idade, religião e etc. Esta visão é abordada pela interseccionalidade como epistemologia que promove uma abordagem analítica em que cada pessoa ou grupo social é atravessada por mais de um marcador social. As/Os profissionais conhecerem as distintas categorias sociais promove a garantia de direitos e a efetividade de políticas públicas. Esta dissertação caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa descritiva e exploratória, se utilizando da interseccionalidade enquanto viés teórico-epistemológico. Adotamos as oficinas como metodologia de pesquisa intervenção: foram construídas quatro oficinas com profissionais de saúde em torno da temática do acesso à saúde de pessoas LGBTQIA+. Participaram das oficinas 12 profissionais de saúde de diferentes categorias e níveis de escolaridade, atuantes e com vínculo ativo na Atenção Básica do Município de Jaboatão dos Guararapes. Os resultados demonstraram que as/os profissionais de saúde possuem abertura e interesse em compreender mais sobre a temática LGBTQIA+ e suas particularidades, entretanto, ainda apresentam lacunas sobre algumas informações que caracterizam este público, evidenciando uma necessidade de formações, e novas abordagens de produções de conhecimentos que produzam aprendizagens facilitadoras do acesso da população LGBTQIA+ aos serviços de saúde. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | LGBTQIA | pt_BR |
dc.subject | Interseccionalidade | pt_BR |
dc.subject | Saúde | pt_BR |
dc.subject | Profissionais | pt_BR |
dc.subject | Oficinas | pt_BR |
dc.title | O acesso LGBTQIA+ à saúde na atenção básica : Interseccionalidade em oficinas com profissionais de saúde | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9504252683284404 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3087720415810130 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Psicologia | pt_BR |
dc.description.abstractx | The general objective of this dissertation is to problematize the discourses of health professionals related to the access of the LBGTQIA+ population to the National Comprehensive Health Policy for lesbians, gays, bisexuals, transvestites and transsexuals in Primary Care in the municipality of Jaboatão dos Guararapes (PE). This population and other sexual orientations and gender identities (LGBTQIA+), distinct from heterosexuality, have experienced invisibility and silencing for years. They have health needs and rights that need to be ensured. When we enter the health field, we find Primary Health Care as the main gateway to the Unified Health System (SUS), in which there are professionals from different categories who serve a diversity of users, among these, the LGBTQIA+ population is included. This direct contact demands knowledge beyond a single social marker, in this case, gender and sexuality, which also requires understanding other markers, such as race, age, religion, etc. This view is addressed by intersectionality as an epistemology that promotes an analytical approach in which each person or social group is crossed by more than one social marker. Professionals knowing the different social categories promotes the guarantee of rights and the effectiveness of public policies. This dissertation is characterized as a descriptive and exploratory qualitative research, using intersectionality as a theoretical-epistemological bias. We adopted workshops as an intervention research methodology: four workshops were constructed with health professionals around the theme of access to health for LGBTQIA+ people. Twelve health professionals from different categories and levels of education, active and with active links in Primary Care in the Municipality of Jaboatão dos Guararapes, participated in the workshops. The results demonstrated that health professionals are open and interested in understanding more about the LGBTQIA+ theme and its particularities, however, they still have gaps in some information that characterizes this public, highlighting a need for training and new approaches to knowledge production that produce learning that facilitates the LGBTQIA+ population's access to health services. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Psicologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Erivanderson Ferreira Santos Silva.pdf | 8,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons