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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataíde de-
dc.contributor.authorSILVA, Jose Carlos Miranda da-
dc.date.accessioned2025-09-03T16:28:09Z-
dc.date.available2025-09-03T16:28:09Z-
dc.date.issued2025-08-18-
dc.date.submitted2025-09-02-
dc.identifier.citationSILVA, Jose Carlos Miranda da. “O essencial é invisível para os olhos”: sentidos de avaliação nos discursos do Acerta Brasil em Vertentes/PE. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65746-
dc.description.abstractA pesquisa intitulada: “O essencial é invisível para os olhos”: Sentidos de avaliação nos discursos do Acerta Brasil em Vertentes/PE, tem como objetivo analisar os sentidos de avaliação mobilizados nos discursos do programa Acerta Brasil, no contexto dos anos iniciais, buscando mapear as redes de significação que atravessam tais discursos e investigar como os discursos do programa circulam no âmbito da Secretaria de Educação do município. A pesquisa é de natureza documental e de campo, tendo como lócus a cidade de Vertentes/PE e como participantes dois coordenadores-formadores da Secretaria de Educação do município. Assim, como procedimentos metodológicos tomamos como perspectiva teórica o pós-estruturalismo, bem como os estudos da abordagem de base analítica do Ciclo Contínuo de Políticas (Ball, 2001), a qual constitui-se num referencial analítico para a análise de programas e políticas educacionais (Mainardes, 2006) Para tanto, a fundamentação teórica se debruça sobre autores como Mendes e Frangella (2014), Silva Filho (2024), Freitas et al. (2017), Luckesi (2011) e Méndez (2002), que oferecem ferramentas para desvelar as tramas discursivas que definem o que pode ser dito, pensado e praticado sobre a avaliação em um dado contexto, em diálogo com as reflexões sobre mercantilização da educação. A análise dos dados revelam uma tensão discursiva. Por um lado, o discurso hegemônico do programa Acerta Brasil mobiliza a avaliação como dispositivo de controle, performatividade e gerencialismo, em um movimento que se alinha à mercantilização da educação. Por outro lado, os discursos dos coordenadores-formadores demonstram um campo de resistência. Suas vozes recontextualizam os sentidos da avaliação, desestabilizando a primazia das métricas e da culpabilização docente, e reintroduzindo a avaliação em um sentido mais formativo. Conclui-se que o Acerta Brasil opera como um artefato discursivo que, embora tente estabilizar sentidos hegemônicos, é constantemente tensionado e ressignificado na prática, evidenciando que a política educacional é um campo vivo de disputas e negociações.pt_BR
dc.format.extent27p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectAcerta Brasilpt_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectDiscursospt_BR
dc.title“O essencial é invisível para os olhos”: sentidos de avaliação nos discursos do Acerta Brasil em Vertentes/PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7829738488606662pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3082597438365146pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0007-2560-0087pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

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