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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNadi Helena, PRESSER-
dc.contributor.authorSILVA, Marcelino Flávio e-
dc.date.accessioned2025-09-03T15:57:41Z-
dc.date.available2025-09-03T15:57:41Z-
dc.date.issued2025-08-18-
dc.identifier.citationSILVA, Marcelino Flavio e. Cargos, funções e perfis profissionais : um diagnóstico da situação dos Técnicos Administrativos da Universidade Federal de Pernambuco. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65731-
dc.description.abstractA Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) possui mais de 3.700 técnicos em administração em seus quadros de pessoal. Ocorre que, em muitos casos, os técnicos são alocados em atividades desvinculadas de sua formação ou de sua experiência profissional anterior à admissão na instituição. Nesse sentido, definiu-se, como questão norteadora da pesquisa a seguinte indagação: Até que ponto é possível tornar mais efetiva a alocação dos técnicos administrativos da UFPE, compatibilizando cargos ocupados, tarefas a serem executadas, competências requeridas, perfil profissional e satisfação do servidor? Tomando-se como base o problema apontado, elaborou-se o seguinte objetivo geral da pesquisa: Analisar a efetividade da relação entre os cargos ocupados, as tarefas a serem executadas, alocação atual, a formação acadêmica e a satisfação dos técnicos administrativos alocados na UFPE. Visando atender o objetivo geral e a questão norteadora de pesquisa, estabeleceu-se como objetivos específicos: Avaliar a satisfação dos técnicos administrativos da UFPE com relação à sua alocação atual, e às tarefas que executam; examinar se os cargos atuais se adaptam às exigências das demandas de tarefas da UFPE. Pesquisa de natureza aplicada, quanto aos objetivos é descritiva e quanto ao método é uma pesquisa-diagnóstico. Os dados foram coletados por meio de questionário com os servidores e pela coleta de informações dos sistemas informacionais oficiais. Quanto ao procedimento de análise foi utilizada a estatística descritiva e a análise com o software Vantage Point. Os resultados revelaram um perfil altamente qualificado entre os técnicos administrativos. Embora parte dessa qualificação seja impulsionada por incentivos salariais, outros fatores motivacionais ainda precisam ser explorados, sugerindo a necessidade de pesquisas qualitativas futuras. Observa-se, na maioria dos casos, a adequação dos cargos às respectivas área de conhecimento. Quanto à satisfação no trabalho, cerca de 75% dos respondentes demonstraram contentamento com suas alocações, porém a baixa participação de servidores de carreiras mais genéricas (como auxiliares administrativos) indica a necessidade de estudos mais direcionados a esses grupos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectTécnicos Administrativos em Educaçãopt_BR
dc.subjectCargospt_BR
dc.subjectSatisfação no trabalhopt_BR
dc.titleCargos, funções e perfis profissionais : um diagnóstico da situação dos Técnicos Administrativos da Universidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7300520149420928pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordestept_BR
dc.description.abstractxThe Federal University of Pernambuco (UFPE) has more than 3,700 administrative technicians in its staff. However, in many cases, these technicians are allocated to activities unrelated to their training or previous professional experience before joining the institution. In this context, the guiding question of the research was defined as follows: To what extent is it possible to make the allocation of UFPE administrative technicians more effective, matching occupied positions, tasks to be performed, required competencies, professional profile, and employee satisfaction? Based on the identified problem, the following general research objective was formulated: To analyze the effectiveness of the relationship between occupied positions, tasks to be performed, current allocation, academic training, and the satisfaction of administrative technicians allocated at UFPE. To meet the general objective and the guiding research question, the following specific objectives were established: To evaluate the satisfaction of UFPE administrative technicians regarding their current allocation and the tasks they perform; to examine whether the current positions adapt to the demands of UFPE's tasks. This is an applied research, descriptive in terms of objectives, and diagnostic in terms of method. Data were collected through a questionnaire with the employees and by gathering information from official information systems. Descriptive statistics and analysis with the Vantage Point software were used for the analysis procedure. The results revealed a highly qualified profile among the administrative technicians. Although part of this qualification is driven by salary incentives, other motivational factors still need to be explored, suggesting the need for future qualitative research. In most cases, the positions are appropriate for their respective areas of knowledge. Regarding job satisfaction, about 75% of respondents showed contentment with their allocations, but the low participation of employees from more generic careers (such as administrative assistants) indicates the need for more targeted studies for these groups.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

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