Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65673

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCHAGAS, Cristiano Aparecido-
dc.contributor.authorJESUS, Thiago Guilherme Gonzaga Silva-
dc.date.accessioned2025-09-01T20:06:26Z-
dc.date.available2025-09-01T20:06:26Z-
dc.date.issued2025-04-02-
dc.date.submitted2025-04-08-
dc.identifier.citationJESUS, Thiago Guilherme Gonzaga Silva. Proposta de sequência didática utilizando a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no ensino-aprendizagem sobre a divisão celular no Ensino Médio. 2025. 62 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65673-
dc.description.abstractO ensino de Biologia enfrenta desafios devido ao predomínio de métodos tradicionais, que muitas vezes dificultam a participação ativa dos estudantes e a aplicação dos conceitos em situações reais. A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) surge como uma alternativa para tornar o ensino mais dinâmico e contextualizado, estimulando a autonomia dos alunos. Essa abordagem permite a construção do conhecimento por meio da investigação e da resolução de problemas, contribuindo para um aprendizado mais significativo e para a superação da defasagem educacional. Diante dessa realidade, esse trabalho teve objetivo propor o desenvolvimento e ilustração de uma sequência didática (SD) com base na metodologia ativa da ABP para o ensino e aprendizagem sobre o processo de divisão celular no Ensino Médio. Para tanto, como metodologia, foi utilizada a leitura de artigos científicos que corrobora com a temática proposta, delineando o estudo como uma pesquisa qualitativa-analitica, envolvendo a definição da questão norteadora, a pesquisa analitica na literatura sobre a aplicação da metodologia ABP no Ensino Médio e a elaboração e criação da SD. Como resultados, obtivemos a SD desenvolvida e ilustrada pelo Canva, na qual foi abordado o assunto de divisão celular, envolvendo a temática de mitose e meiose. Ademais, a SD é composta por 5 aulas, com duração média de 50 minutos cada aula, estruturada em tópico abordado na aula, objetivos, atividades a serem realizadas, utilização de metodologias e ferramentas e sugestões para as próximas aulas. Sendo assim, este trabalho corroborou com os estudos de Barrows (1960), Ludke e André (2001), Pozo (2002) Ventura (2007) e Barrett e Moore (2011) que enfatizam a importância e a introdução de metodologias ativas voltadas à metodologia ABP. Mediante a quebra de paradigmas conceituais, a ABP vem se destacando e tem ganhado espaço em diversas instituições de ensino, com o objetivo de abranger uma variedade de disciplinas. Por fim, a SD desenvolvida e proposta poderá servir para promover um ensino e aprendizagem significativos, que estimule reflexões e transformações na prática diária dos estudantes.pt_BR
dc.format.extent62 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectAprendizagem Baseada em Problemaspt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectDivisão celularpt_BR
dc.titleProposta de sequência didática utilizando a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no ensino-aprendizagem sobre a divisão celular no Ensino Médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLIMA, Suellen Tarcyla da Silva-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6701970217193908pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3655967111364115pt_BR
dc.description.abstractxBiology education faces challenges due to the predominance of traditional methods, which often hinder students’ active participation and the application of concepts in real-life situations. Problem-Based Learning (PBL) emerges as an alternative to making teaching more dynamic and contextualized, fostering student autonomy. This approach enables knowledge construction through investigation and problem-solving, contributing to more meaningful learning and addressing educational deficiencies. Given this reality, this study aimed to propose the development and illustration of a didactic sequence based on the active methodology of Problem-Based Learning for teaching and learning about the cell division process in high school. To achieve this, the methodology involved reviewing scientific articles relevant to the proposed theme, outlining the study as a qualitative-analytical research. The research process included defining the guiding question, conducting an analytical literature review on the application of PBL in high school, and designing and creating the didactic sequence. As a result, a didactic sequence was developed and illustrated using Canva, focusing on the topic of cell division, covering mitosis and meiosis. The sequence consists of five lessons, each lasting approximately 50 minutes, structured with a lesson topic, objectives, planned activities, applied methodologies and tools, and suggestions for future lessons. Thus, this study aligns with the works of Barrows (1960), Ludke and André (2001), Pozo (2002) Ventura (2007) and Barrett and Moore (2011), who emphasize the importance of introducing active methodologies, particularly PBL, in education. By breaking conceptual paradigms, PBL has been gaining recognition in various educational institutions, aiming to encompass a wide range of disciplines. Finally, the developed didactic sequence has the potential to promote meaningful teaching and learning, encouraging reflections and transformations in students’ daily practice.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2453508009374921pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0007-2126-2498pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Thiago Guilherme Gonzaga Silva Jesus (1).pdf
  Item embargado até 2026-09-02
5,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons