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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65661

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Tassiana Fernanda Genzini de-
dc.contributor.authorFREIRE, Vagner Diego de Araujo-
dc.date.accessioned2025-09-01T15:46:55Z-
dc.date.available2025-09-01T15:46:55Z-
dc.date.issued2025-07-17-
dc.date.submitted2025-08-31-
dc.identifier.citationFREIRE, Vagner Diego de Araujo. Revisão bibliográfica sobre a produção de modelos multissensoriais de astronomia para o ensino inclusivo de pessoas com deficiência visual. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Física-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65661-
dc.description.abstractEste trabalho procura compreender como a literatura na área de ensino de astronomia tem abordado a questão da inclusão. O objetivo foi realizar uma revisão bibliográfica de trabalhos que produziram ou utilizaram materiais didáticos multissensoriais voltados à inclusão de discentes com deficiência visual, publicados entre 2002 e 2024. Como perspectiva teórica, adotam-se as perspectivas de Vigotski e Camargo, com relação a compreensão sobre a pessoa com deficiências e os processos de ensino e de aprendizagem. Selecionou-se 35 trabalhos, os quais foram sintetizados e categorizados. Constatou-se uma predominância de modelos da Terra, do Sol e da Lua, bem como os tópicos de astronomia que mais apareceram foram: modelos celestes, Sistema Solar e o sistema Sol-Terra-Lua. Possivelmente, a escolha dos temas foi influenciada pelos documentos curriculares. Embora o número de publicações tenha crescido, notou-se que faltavam modelos sobre outros objetos do Sistema Solar, e para a abordagem de conceitos mais complexos, como estrelas e universo. Noções de tridimensionalidade e proporcionalidade nem sempre foram consideradas, o que pode levar ao desenvolvimento de concepções equivocadas. Os resultados também indicam que além de ampliar temáticas, é importante desenvolver mais aplicações desses modelos, bem como realizar pesquisas sobre seu potencial para a aprendizagem de conceitos.pt_BR
dc.format.extent44p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsino de Astronomia Inclusivopt_BR
dc.subjectDeficiência Visualpt_BR
dc.subjectMateriais Didáticos Multissensoriaispt_BR
dc.subjectRevisão Bibliográficapt_BR
dc.titleRevisão bibliográfica sobre a produção de modelos multissensoriais de astronomia para o ensino inclusivo de pessoas com deficiência visual.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6990430755186197pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6530322206688430pt_BR
dc.description.abstractxThis study seeks to understand how the literature in the field of astronomy education has addressed the issue of inclusion. The objective was to conduct a literature review of studies that produced or used multisensory teaching materials aimed at the inclusion of visually impaired students, published between 2002 and 2024. As a theoretical perspective, the perspectives of Vygotsky and Camargo were adopted, regarding the understanding of persons with disabilities and teaching and learning processes. A total of 35 studies were selected, which were synthesized and categorized. It was found that there was a predominance of models of the Earth, Sun, and Moon, and the most frequent astronomy topics were celestial models, the Solar System, and the Sun-Earth-Moon system. Possibly, the choice of themes was influenced by curriculum documents. Although the number of publications has increased, it was noted that models of other Solar System objects and those for addressing more complex concepts, such as stars and the universe, were lacking. Concepts of three-dimensionality and proportionality were not always considered, which may lead to the development of misconceptions. The results also indicate that, in addition to expanding themes, it is important to further develop applications of these models, as well as conduct research on their potential for the learning of concepts.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0008-7607-1223pt_BR
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