Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65661
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, Tassiana Fernanda Genzini de | - |
dc.contributor.author | FREIRE, Vagner Diego de Araujo | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-01T15:46:55Z | - |
dc.date.available | 2025-09-01T15:46:55Z | - |
dc.date.issued | 2025-07-17 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-31 | - |
dc.identifier.citation | FREIRE, Vagner Diego de Araujo. Revisão bibliográfica sobre a produção de modelos multissensoriais de astronomia para o ensino inclusivo de pessoas com deficiência visual. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Física-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65661 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho procura compreender como a literatura na área de ensino de astronomia tem abordado a questão da inclusão. O objetivo foi realizar uma revisão bibliográfica de trabalhos que produziram ou utilizaram materiais didáticos multissensoriais voltados à inclusão de discentes com deficiência visual, publicados entre 2002 e 2024. Como perspectiva teórica, adotam-se as perspectivas de Vigotski e Camargo, com relação a compreensão sobre a pessoa com deficiências e os processos de ensino e de aprendizagem. Selecionou-se 35 trabalhos, os quais foram sintetizados e categorizados. Constatou-se uma predominância de modelos da Terra, do Sol e da Lua, bem como os tópicos de astronomia que mais apareceram foram: modelos celestes, Sistema Solar e o sistema Sol-Terra-Lua. Possivelmente, a escolha dos temas foi influenciada pelos documentos curriculares. Embora o número de publicações tenha crescido, notou-se que faltavam modelos sobre outros objetos do Sistema Solar, e para a abordagem de conceitos mais complexos, como estrelas e universo. Noções de tridimensionalidade e proporcionalidade nem sempre foram consideradas, o que pode levar ao desenvolvimento de concepções equivocadas. Os resultados também indicam que além de ampliar temáticas, é importante desenvolver mais aplicações desses modelos, bem como realizar pesquisas sobre seu potencial para a aprendizagem de conceitos. | pt_BR |
dc.format.extent | 44p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Astronomia Inclusivo | pt_BR |
dc.subject | Deficiência Visual | pt_BR |
dc.subject | Materiais Didáticos Multissensoriais | pt_BR |
dc.subject | Revisão Bibliográfica | pt_BR |
dc.title | Revisão bibliográfica sobre a produção de modelos multissensoriais de astronomia para o ensino inclusivo de pessoas com deficiência visual. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6990430755186197 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6530322206688430 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study seeks to understand how the literature in the field of astronomy education has addressed the issue of inclusion. The objective was to conduct a literature review of studies that produced or used multisensory teaching materials aimed at the inclusion of visually impaired students, published between 2002 and 2024. As a theoretical perspective, the perspectives of Vygotsky and Camargo were adopted, regarding the understanding of persons with disabilities and teaching and learning processes. A total of 35 studies were selected, which were synthesized and categorized. It was found that there was a predominance of models of the Earth, Sun, and Moon, and the most frequent astronomy topics were celestial models, the Solar System, and the Sun-Earth-Moon system. Possibly, the choice of themes was influenced by curriculum documents. Although the number of publications has increased, it was noted that models of other Solar System objects and those for addressing more complex concepts, such as stars and the universe, were lacking. Concepts of three-dimensionality and proportionality were not always considered, which may lead to the development of misconceptions. The results also indicate that, in addition to expanding themes, it is important to further develop applications of these models, as well as conduct research on their potential for the learning of concepts. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0008-7607-1223 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC ARTIGO.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons