Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65598

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIBONATI, Jeronymo José-
dc.contributor.authorSANTOS, Marianny Dias-
dc.date.accessioned2025-08-29T15:08:08Z-
dc.date.available2025-08-29T15:08:08Z-
dc.date.issued2025-08-14-
dc.date.submitted2025-08-22-
dc.identifier.citationSantos, Marianny Dias. Análise das funções e macrofunções de controladoria nos municípios acima de 50 mil habitantes nas mesorregiões Assis, Macro Metropolitana Paulista, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Vale da Paraíba Paulista do Estado de São Paulo. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65598-
dc.description.abstractA Controladoria Municipal é um órgão fundamental para a boa governança, transparência e controle da administração pública. Este trabalho tem como objetivo analisar a estrutura organizacional das controladorias em 46 municípios do Estado de São Paulo com população superior a 50 mil habitantes, distribuídos nas mesorregiões de Assis, Macro Metropolitana Paulista, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Vale do Paraíba Paulista. A metodologia adotada foi a pesquisa descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa, a partir de dados secundários obtidos por meio da análise documental de legislações municipais, sites institucionais e portais da transparência. Os resultados apontam que 91,30% dos municípios possuem controladorias formalmente instituídas, sendo a maioria posicionada na estrutura administrativa como órgão de staff. A macrofunção mais presença foi auditoria (90,48%), seguida de transparência (78,57%) e ouvidoria (66,67%). Em contrapartida, as macrofunções menos presentes foram correição (28,57%) e avaliação de desempenho (42,86%). Quanto às funções específicas, destacaram-se as funções contábil (95,24%), de controle interno (80,95%) e gerencial-estratégica (73,81%). Já as funções de sistema de custos (33,33%) e sistema de informações (42,86%) foram as menos encontradas. Verificou-se ainda a baixa divulgação da missão institucional da controladoria e do perfil do responsável pela pasta. Conclui-se que, apesar dos avanços na institucionalização das controladorias, há necessidade de maior padronização e fortalecimento das suas funções para garantir uma atuação mais estratégica e eficaz na gestão pública municipal.pt_BR
dc.format.extent62p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectControladoria Municipalpt_BR
dc.subjectEstrutura Organizacionalpt_BR
dc.subjectAdministração Públicapt_BR
dc.subjectControle Internopt_BR
dc.subjectGovernançapt_BR
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.titleAnálise das funções e macrofunções de controladoria nos municípios acima de 50 mil habitantes nas mesorregiões Assis, Macro Metropolitana Paulista, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Vale da Paraíba Paulista do Estado de São Paulopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6764396616373892pt_BR
dc.description.abstractxThe Municipal Comptroller’s Office plays a key role in ensuring good governance, transparency, and control in public administration. This study aims to analyze the organizational structure of comptroller units in 46 municipalities in the State of São Paulo with populations over 50,000, distributed across the mesoregions of Assis, Macro Metropolitana Paulista, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, and Vale do Paraíba Paulista. A descriptive research was conducted with qualitative and quantitative approaches, using secondary data from municipal legislation, institutional websites, and transparency portals. Results indicate that 91.30% of the municipalities have formally established comptroller units, most of which are positioned as staff organs in the organizational structure. The most frequent macrofunctions were audit (90.48%), transparency (78.57%), and ombudsman services (66.67%), while correction (28.57%) and performance evaluation (42.86%) were the least common. Among specific functions, accounting (95.24%), internal control (80.95%), and strategic management (73.81%) were most prevalent, whereas cost system (33.33%) and information system (42.86%) functions were less implemented. The study also noted limited disclosure of institutional missions and the professional profiles of comptroller officers. It concludes that, despite progress in formalizing comptroller units, further standardization and reinforcement of their functions are needed to enhance their strategic role in municipal governance.pt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Ciências Contábeispt_BR
dc.degree.graduationCiências Contábeispt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_-_Marianny_Dias_Santos_assinado.pdf1,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons