Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65572

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Francisco Kennedy Silva dos-
dc.contributor.authorBORGES FILHO, Emanuel Fernando de Andrade-
dc.date.accessioned2025-08-29T12:47:18Z-
dc.date.available2025-08-29T12:47:18Z-
dc.date.issued2025-07-25-
dc.identifier.citationBORGES FILHO, Emanuel Fernando de Andrade. Possibilidades e limites para educação geográfica com a implantação do novo ensino médio na rede estadual de ensino de Pernambuco, Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65572-
dc.description.abstractO ensino da ciência geográfica no mundo contemporâneo configura-se como uma atividade de elevada responsabilidade, dado seu papel fundamental na formação de sujeitos críticos, capazes de compreender, analisar e intervir no espaço geográfico. Tal ensino contribui para o exercício pleno da cidadania ao proporcionar uma aprendizagem significativa e transformadora. Com a implantação do Novo Ensino Médio, novos entraves foram impostos à formação geográfica, impactando diretamente o fazer pedagógico. Os discursos institucionais apresentaram a reforma como resposta às demandas juvenis, defendendo sua vinculação à pesquisa, ao mundo do trabalho, à inovação tecnológica, à cidadania ativa e ao engajamento social. No entanto, sob esse discurso de modernização e superação de fragilidades históricas da educação básica, a reforma trouxe profundas alterações estruturais que afetaram a organização curricular e as práticas docentes, especialmente no campo das ciências humanas. A Lei N.o 13.415/2017 estabeleceu que o Novo Ensino Médio deveria ser plenamente implementado até 2024. Em Pernambuco, sua execução iniciou-se de forma gradual em 2022. Diante desse cenário, esta tese teve como problema central investigar as implicações da reforma para o ensino da geografia na Rede Estadual Pernambucana. Partiu-se da hipótese de que a condução verticalizada do processo, sem participação efetiva dos professores e sem oferta de formação continuada condizente com as novas exigências, traria consequências negativas ao ensino-aprendizagem da geografia. Entre os principais impactos previstos estavam a sua descaracterização enquanto componente curricular específico, sua diluição na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, a redução de sua carga horária na Formação Geral Básica e a concorrência com outras disciplinas nos Itinerários Formativos. O objetivo geral consistiu em analisar os efeitos da reforma na prática docente e no processo de ensino-aprendizagem da ciência geográfica na Rede Estadual de Pernambuco. A investigação ancorou-se no materialismo histórico-dialético, com abordagem predominantemente qualitativa e descritiva, articulando um percurso teórico- documental e outro empírico. Os procedimentos metodológicos compreenderam o levantamento de referências pertinentes à temática, a análise de documentos oficiais relacionados à Lei N.o 13.415/2017 no contexto estadual e a aplicação de um questionário de caráter quanti-qualitativo com professores de geografia atuantes na implementação da nova estrutura curricular. De modo geral, os docentes sinalizaram dificuldades na articulação entre os Itinerários Formativos e os conteúdos estruturantes da geografia, mencionando a diminuição de aulas, a fragmentação curricular e a perda de densidade teórica como fatores que comprometeram a qualidade do ensino da disciplina. Além disso, identificaram-se críticas à ausência de condições materiais adequadas e à insuficiência de formação continuada, o que aprofundou os desafios enfrentados no cotidiano escolar. Tais resultados indicaram que, embora a proposta curricular apresentasse um discurso de diretrizes inovadoras em termos de organização pedagógica, sua operacionalização provocou tensões, incertezas e um reposicionamento forçado das práticas docentes frente às exigências da reforma. Portanto, os dados obtidos confirmaram a hipótese inicial: a ausência de diálogo com os profissionais da educação, especialmente os docentes, comprometeu significativamente o ensino da geografia, gerando obstáculos à consolidação de uma formação crítica e emancipadora.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação geográficapt_BR
dc.subjectNovo Ensino Médiopt_BR
dc.subjectRede Estadual de Ensino de Pernambucopt_BR
dc.titlePossibilidades e limites para educação geográfica com a implantação do novo ensino médio na rede estadual de ensino de Pernambucopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coBOTÊLHO, Lucas Antônio Viana-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1723728638688575pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8799647544989939pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Geografiapt_BR
dc.description.abstractxTeaching geographic science in the contemporary world is a highly responsible activity, given it’s fundamental role in developing critical individuals capable of understanding, analyzing, and intervening in geographic space. Such teaching contributes to the full exercise of citizenship by fostering meaningful and transformative learning. With the implementation of the New High School, new obstacles were imposed on geographic education, directly impacting pedagogical practice. Institutional discourses presented the reform as a response to youth demands, advocating for its connection to research, the world of work, technological innovation, active citizenship, and social engagement. However, under this discourse of modernization and overcoming historical weaknesses in basic education, the reform brought profound structural changes that affected curricular organization and teaching practices, especially in the field of humanities. Law No. 13,415/2017 established that the New High School System (NEHS) should be fully implemented by 2024. In Pernambuco, its implementation began gradually in 2022. Given this scenario, this thesis focused on investigating the implications of the reform for geography teaching in the Pernambuco State School System. The hypothesis was that the verticalized approach, without effective teacher participation and without the provision of continuing education appropriate to the new demands, would have negative consequences for the teaching and learning of geography. Among the main impacts predicted were its loss of character as a specific curricular component, its dilution in the area of Humanities and Applied Social Sciences, the reduction of its workload in Basic General Education, and competition with other disciplines in the Training Itineraries. The overall objective was to analyze the effects of the reform on teaching practice and the teaching and learning process of geography in the Pernambuco State School System. The research was anchored in historical-dialectical materialism, with a predominantly qualitative and descriptive approach, combining a theoretical-documentary approach with an empirical one. The methodological procedures included a survey of references relevant to the topic, an analysis of official documents related to Law No. 13,415/2017 in the state context, and the administration of a quantitative-qualitative questionnaire to geography teachers working on the implementation of the new curriculum structure. In general, teachers reported difficulties in connecting the Training Itineraries with the structuring geography content, citing the reduction in class sizes, curricular fragmentation, and the loss of theoretical depth as factors that compromised the quality of teaching the subject. Furthermore, criticisms were raised regarding the lack of adequate material conditions and insufficient continuing education, which exacerbated the challenges faced in daily school life. These results indicated that, although the curriculum proposal presented innovative guidelines in terms of pedagogical organization, its implementation provoked tensions, uncertainty, and a forced repositioning of teaching practices in response to the demands of the reform. Therefore, the data obtained confirmed the initial hypothesis: the lack of dialogue with education professionals, especially teachers, significantly compromised geography teaching, creating obstacles to the consolidation of a critical and emancipatory education.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1635677114023712pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Emanuel Fernando De Andrade Borges Filho.pdf3,58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons