Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65569
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ANJOS NETO, Mário Rodrigues dos | - |
dc.contributor.author | ANDRADE, Jaciane Jayra de | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:43:58Z | - |
dc.date.available | 2025-08-29T11:43:58Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-13 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-22 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Jaciane Jayra de. Avaliação da qualidade do serviço educacional: aplicação da ferramenta SERVPERF em uma escola pública de Caruaru nos alunos da modalidade EJA. 2025. 93 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65569 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade do serviço educacional ofertado a estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola pública de Caruaru, por meio do modelo SERVPERF. O estudo considerou cinco dimensões da qualidade do serviço: tangibilidade, confiabilidade, responsividade, segurança e empatia. Os resultados apontaram fragilidades especialmente nas dimensões relacionais — empatia, responsividade e confiabilidade —, evidenciando a necessidade de melhorias no atendimento e na interação com os alunos. A pesquisa destaca como implicação gerencial a importância da formação continuada dos profissionais da educação, especialmente em competências socioemocionais, e da adoção de práticas de escuta ativa dos estudantes. Além disso, defende-se a integração da avaliação da qualidade percebida ao planejamento pedagógico e administrativo, com foco não apenas em indicadores técnicos, mas também em aspectos éticos e sociais. O modelo SERVPERF demonstrou-se eficaz como ferramenta de apoio à gestão escolar, ao orientar ações voltadas à inclusão, à permanência e ao sucesso escolar dos alunos da EJA. | pt_BR |
dc.format.extent | 92p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Qualidade do serviço | pt_BR |
dc.subject | SERVPERF | pt_BR |
dc.subject | Gestão Escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.title | Avaliação da qualidade do serviço educacional: aplicação da ferramenta SERVPERF em uma escola pública de Caruaru nos alunos da modalidade EJA. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3557303189888297 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aimed to evaluate the quality of educational services provided to Youth and Adult Education (EJA) students at a public school in Caruaru, using the SERVPERF model. The research focused on five service quality dimensions: tangibility, reliability, responsiveness, assurance, and empathy. Results revealed weaknesses particularly in relational dimensions — empathy, responsiveness, and reliability — highlighting the need to improve service delivery and interaction with students. As managerial implications, the study emphasizes the importance of ongoing training for educators, especially in socioemotional skills, and the adoption of active listening practices. It also supports the integration of perceived quality assessment into both pedagogical and administrative planning, going beyond technical indicators to include ethical and social considerations. The SERVPERF model proved to be an effective tool to support school management and promote inclusion, student retention, and academic success. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administração | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NG) - Núcleo de Gestão | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Administração | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Administração - Bacharelado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Jaciane Jayra de Andrade.pdf | 1,38 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons