Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65568

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLUCAS, Andreza Daniela Pontes-
dc.contributor.authorSILVA, Josefa Nayara Lima da-
dc.date.accessioned2025-08-29T11:40:54Z-
dc.date.available2025-08-29T11:40:54Z-
dc.date.issued2025-08-05-
dc.date.submitted2025-08-28-
dc.identifier.citationSILVA, Josefa Nayara Lima da. Fatores socioeconômicos associados ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em nível nacional entre 2020 e 2023. 2025. 40 f. TCC (Graduação) - Curso de Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65568-
dc.description.abstractEste estudo investiga fatores socioeconômicos relacionados à abstenção no Enem, exame criado em 1998 como avaliação do Ensino Médio e hoje principal via de acesso ao Ensino Superior. A ausência dos candidatos no Enem decorre de múltiplas razões, entre elas problemas de logística, questões de saúde e barreiras socioeconômicas. A revisão de literatura aborda estudos relevantes que, apesar de não tratarem diretamente da abstenção no Enem, fornecem uma base teórica sólida para a análise do problema. O objetivo da pesquisa é identificar fatores socioeconômicos associados à falta dos candidatos na prova. Na metodologia, o modelo Logit foi o método escolhido para analisar os fatores associados às faltas, utilizando dados do INEP referentes ao Enem de 2020 a 2023. O estudo identificou que a abstenção no Enem é mais frequente entre candidatos pretos, pardos, indigenas, de baixa renda ou de renda mais elevada, com menor escolaridade parental e e provenientes da rede pública de ensino. Esses achados sugerem que a abstenção reflete diferentes mecanismos de desigualdade e decisões individuais.pt_BR
dc.format.extent40p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEnempt_BR
dc.subjectAbstençãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFatores socioeconômicospt_BR
dc.titleFatores socioeconômicos associados ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em nível nacional entre 2020 e 2023.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3053743792259241pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6466149527667809pt_BR
dc.description.abstractxThis study investigates the socioeconomic factors related to absenteeism in the National High School Examination (Enem), an exam created in 1998 as an assessment of high school performance and currently the main gateway to higher education in Brazil. Candidates’ absence from the Enem stems from multiple reasons, including logistical issues, health conditions, and socioeconomic barriers. The literature review includes relevant studies that, although not directly addressing absenteeism in the Enem, provide a solid theoretical foundation for the analysis. The aim of the research is to identify socioeconomic factors associated with candidates’ non-attendance at the exam. Methodologically, the Logit model was chosen to analyze the factors related to absenteeism, using data from INEP for the Enem between 2020 and 2023. The study found that absenteeism is more frequent among Black, Brown, and Indigenous candidates, those from low-income or higher-income backgrounds, with lower parental education, and from public schools. These findings suggest that absenteeism reflects different mechanisms of inequality as well as individual decisions.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Economiapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Josefa Nayara Lima da Silva.pdf511,13 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons