Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65568
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LUCAS, Andreza Daniela Pontes | - |
dc.contributor.author | SILVA, Josefa Nayara Lima da | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:40:54Z | - |
dc.date.available | 2025-08-29T11:40:54Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-05 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-28 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Josefa Nayara Lima da. Fatores socioeconômicos associados ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em nível nacional entre 2020 e 2023. 2025. 40 f. TCC (Graduação) - Curso de Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65568 | - |
dc.description.abstract | Este estudo investiga fatores socioeconômicos relacionados à abstenção no Enem, exame criado em 1998 como avaliação do Ensino Médio e hoje principal via de acesso ao Ensino Superior. A ausência dos candidatos no Enem decorre de múltiplas razões, entre elas problemas de logística, questões de saúde e barreiras socioeconômicas. A revisão de literatura aborda estudos relevantes que, apesar de não tratarem diretamente da abstenção no Enem, fornecem uma base teórica sólida para a análise do problema. O objetivo da pesquisa é identificar fatores socioeconômicos associados à falta dos candidatos na prova. Na metodologia, o modelo Logit foi o método escolhido para analisar os fatores associados às faltas, utilizando dados do INEP referentes ao Enem de 2020 a 2023. O estudo identificou que a abstenção no Enem é mais frequente entre candidatos pretos, pardos, indigenas, de baixa renda ou de renda mais elevada, com menor escolaridade parental e e provenientes da rede pública de ensino. Esses achados sugerem que a abstenção reflete diferentes mecanismos de desigualdade e decisões individuais. | pt_BR |
dc.format.extent | 40p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Enem | pt_BR |
dc.subject | Abstenção | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Fatores socioeconômicos | pt_BR |
dc.title | Fatores socioeconômicos associados ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em nível nacional entre 2020 e 2023. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3053743792259241 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6466149527667809 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study investigates the socioeconomic factors related to absenteeism in the National High School Examination (Enem), an exam created in 1998 as an assessment of high school performance and currently the main gateway to higher education in Brazil. Candidates’ absence from the Enem stems from multiple reasons, including logistical issues, health conditions, and socioeconomic barriers. The literature review includes relevant studies that, although not directly addressing absenteeism in the Enem, provide a solid theoretical foundation for the analysis. The aim of the research is to identify socioeconomic factors associated with candidates’ non-attendance at the exam. Methodologically, the Logit model was chosen to analyze the factors related to absenteeism, using data from INEP for the Enem between 2020 and 2023. The study found that absenteeism is more frequent among Black, Brown, and Indigenous candidates, those from low-income or higher-income backgrounds, with lower parental education, and from public schools. These findings suggest that absenteeism reflects different mechanisms of inequality as well as individual decisions. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Economia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NG) - Núcleo de Gestão | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Economia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Josefa Nayara Lima da Silva.pdf | 511,13 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons