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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65545

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRIBEIRO, Simone Cardoso-
dc.contributor.authorCHAVES, Clara Maria Mendes-
dc.date.accessioned2025-08-28T12:57:32Z-
dc.date.available2025-08-28T12:57:32Z-
dc.date.issued2024-02-29-
dc.identifier.citationCHAVES, Clara Maria Mendes. As matas ciliares dos rios Tejipió, Pina e Capibaribe como locus de educação ambiental urbana : uma proposta para o ensino fundamental. Dissertação (mestrado em Ensino de Geografia em Rede) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65545-
dc.description.abstractA preservação das matas ciliares dos rios é importante não só para a sustentabilidade ambiental, como também para a qualidade de vida das comunidades, especialmente as situadas em áreas urbanas, como a cidade do Recife. Diante disso e visando a conservação dessas áreas, este estudo propõe analisar a relevância da educação ambiental na conservação desses ecossistemas culminando na elaboração de um livreto paradidático destinado ao 6° ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental e um guia de campo para professores. O livreto paradidático tem o objetivo de sensibilizar os estudantes sobre a importância das matas ciliares no seu cotidiano. O guia de campo contém sugestões de atividades práticas de campo e roteiros para visitas às matas ciliares dos rios Pina, Capibaribe e Tejipió. O seu propósito é capacitar os educadores para que possam abordar de forma eficaz e dinâmica os temas relacionados à conservação ambiental, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis. Diante disso, espera-se promover uma maior integração entre a comunidade escolar e o meio ambiente, estimulando ações coletivas em prol da preservação das matas ciliares urbanas e desenvolvendo nos estudantes o senso crítico e ético para ações ambientais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectMatas ciliares urbanaspt_BR
dc.subjectRecife (PE)pt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectAulas de campopt_BR
dc.titleAs matas ciliares dos rios Tejipió, Pina e Capibaribe como locus de educação ambiental urbana : uma proposta para o ensino fundamentalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6650263423001752pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8343718060347376pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Geografiapt_BR
dc.description.abstractxThe preservation of riparian forests of rivers is important not only for environmental sustainability, but also for the quality of life of communities, especially those located in urban areas, such as the city of Recife. In view of this and aiming at the conservation of these areas, this study proposes to analyze the relevance of environmental education in the conservation of these ecosystems culminating in the elaboration of a paradidactic booklet for the 6th year of the Final Years of Elementary School and a field guide for teachers. The paradidactic booklet aims to sensitize students about the importance of riparian forests in their daily lives. The field guide contains suggestions for practical field activities and itineraries for visits to the riparian forests of the Pina, Capibaribe and Tejipió rivers. Its purpose is to train educators so that they can effectively and dynamically address issues related to environmental conservation, contributing to the formation of more conscious and responsible citizens. In view of this, it is expected to promote greater integration between the school community and the environment, stimulating collective actions in favor of the preservation of urban riparian forests and developing in students the critical and ethical sense for environmental actions.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional em Geografia

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