Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65540

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Arthur Leandro Alves da-
dc.contributor.authorMELO NETO, Hermógenes de-
dc.date.accessioned2025-08-28T12:45:09Z-
dc.date.available2025-08-28T12:45:09Z-
dc.date.issued2025-04-30-
dc.identifier.citationMELO NETO, Hermógenes de. Transporte escolar rural : fatores que explicam sua inadequação em Pernambuco. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65540-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo principal identificar os fatores que explicam a existência de Transporte Escolar Rural (TER) inadequado no Estado de Pernambuco, ou seja, que não cumpre os requisitos de segurança e qualidade previstos na legislação. Para isso, coletou-se dados primários do TER de todos os municípios de Pernambuco, totalizando 5.619 rotas (5.619 veículos e seus condutores). Elaborou-se um modelo econométrico para avaliar as hipóteses e criou-se o Índice de Adequação do Transporte Escolar Rural (IATER) e o Indicador de Otimização do Transporte Escolar Rural (IOTER), visto que não se localizou na literatura índices ou indicadores para medir a adequação e a otimização do TER. Para o cálculo do IATER, analisou-se 11 itens (requisitos legais exigidos no Código de Trânsito Brasileiro e na Portaria no 2/2009 do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco) em cada uma das 5.619 rotas, veículo e condutor, e utilizou-se a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para calcular a nota de adequação em cada rota, sendo a nota de cada município a média das notas de todas as suas rotas. O uso da TRI propicia que os resultados deste trabalho possam ser comparados com outros que utilizem a mesma metodologia. Dentre os resultados, destacam-se: (1) respondeu-se a pergunta de pesquisa com o modelo econométrico, que apresentou uma capacidade de explicação da adequação de 61,81% (R2); (2) criou-se um ranking e uma classificação para os municípios, tanto para o IATER como para o IOTER, de modo que ambos podem ser reproduzidos em trabalhos futuros, em qualquer município do país, visto que o primeiro utiliza itens objetivos da legislação nacional e o segundo conceitos universais; (3) verificou-se uma relação positiva entre a otimização e a adequação, tanto no modelo econométrico como no estudo de caso, na qual o município do estudo de caso teve uma melhora significativa na sua adequação à medida que suas rotas eram otimizadas, bem como uma grande redução no custo do serviço de 70,7%; (4) evidenciou-se que com apenas duas das variáveis do modelo, a otimização das rotas (medida pelo IOTER), e o percentual de terceirização do serviço, explicou-se mais da metade da inadequação do serviço, 52,51%. Concluiu-se que a otimização das rotas e a ampliação do uso de veículos próprios é de fundamental importância para resolver o problema da inadequação do TER.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectTransporte Escolar Rural (TER)pt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectAdequaçãopt_BR
dc.subjectSegurançapt_BR
dc.subjectOtimização de Rotaspt_BR
dc.subjectTerceirização do Serviçopt_BR
dc.titleTransporte escolar rural : fatores que explicam sua inadequação em Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2762712248820841pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1986492364615941pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Politicas Publicaspt_BR
dc.description.abstractxThis study aimed to identify the factors that explain the existence of inadequate Rural School Transportation (RST) in the State of Pernambuco, that is, that does not meet the safety and quality requirements established by law. To this end, primary RST data were collected from all municipalities in Pernambuco, totaling 5,619 routes (5,619 vehicles and their drivers). An econometric model was developed to evaluate the hypotheses and the Rural School Transportation Adequacy Index (RSTAI) and the Rural School Transportation Optimization Indicator (RSTOI) were created, since no indices or indicators to measure the adequacy and optimization of RST were found in the literature. To calculate the RSTAI, 11 items (legal requirements established by the Brazilian Traffic Code and Ordinance No 2/2009 of the Pernambuco State Department of Transit) were analyzed for each of the 5,619 routes, vehicle, and driver. Item Response Theory (IRT) was used to calculate the adequacy score for each route, with each municipality's score being the average of the scores for all its routes. The use of IRT allows the results of this work to be compared with others that use the same methodology. Among the results, the following stand out: (1) the research question was answered with the econometric model, which presented an explanatory capacity of 61.81% (R2) for adequacy; (2) a ranking and classification were created for municipalities, both for RSTAI and RSTOI, so that both can be reproduced in future work in any municipality in the country, since the former uses objective items from national legislation and the latter uses universal concepts; (3) a positive relationship was found between optimization and adequacy, both in the econometric model and in the case study, in which the case study municipality saw a significant improvement in its adequacy as its routes were optimized, as well as a significant reduction in service costs of 70.7%; (4) it was shown that using only two of the model's variables—route optimization (measured by RSTOI) and the percentage of service outsourcing—explained more than half of the service inadequacy, 52.51%. It was concluded that route optimization and increased use of company-owned vehicles are crucial to solving the problem of TER inadequacy.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Hermogenes de Melo Neto.pdf16,33 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons