Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65525

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBRACCHI, Daniela Nery-
dc.contributor.authorSANTOS, Carmem Gabrielle Silva-
dc.date.accessioned2025-08-27T21:08:16Z-
dc.date.available2025-08-27T21:08:16Z-
dc.date.issued2025-08-07-
dc.date.submitted2025-08-18-
dc.identifier.citationSILVA, Carmem. Análise imagética das composições visuais criadas nas periferias a partir de um editorial de moda de Correrua. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65525-
dc.description.abstractEste artigo realiza uma análise imagética do editorial fotográfico Essas são as meninas que os meninos gostam 011 produzido por Fernanda Souza (Correrua) na periferia da zona sul de São Paulo. O objetivo é compreender como as composições fotográficas representam a relação entre marcas de luxo e o valor simbólico atribuído pelo público, evidenciando como a moda se expressa por meio da diversidade de estilos e ganha identidade nas periferias. Conforme a metodologia de análise de imagem de Gemma Penn (2002), foram identificados os sentidos denotativos e conotativos das imagens. A partir de peças de vestuário das marcas Lacoste, Nike, Cyclone e Oakley, a análise adota uma abordagem semiótica para destacar a escolha e a repetição intencional de elementos de moda. Os resultados indicam como as periferias se consolidam como cenário criativo da moda com forte potencial comercial e como as interpretações visuais de Fernanda Souza deste fenômeno reinventam uma estética própria. Observamos, ainda, que tal visualidade vem sendo absorvida pelas marcas de moda no intuito de fortalecer sua imagem e enriquecer o relacionamento com seu público.pt_BR
dc.format.extent30p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectConsumo simbólicopt_BR
dc.subjectMarcas de luxopt_BR
dc.subjectModa periféricapt_BR
dc.subjectAnálise imagéticapt_BR
dc.titleAnálise imagética das composições visuais criadas nas periferias a partir de um editorial de moda de Correrua.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6149456459123478pt_BR
dc.description.abstractxThis article presents a visual analysis of the fashion editorial Essas são as meninas que os meninos gostam 011, produced by Fernanda Souza (Correrua) in the southern periphery of São Paulo. The aim is to understand how the photographic compositions represent the relationship between luxury brands and the symbolic value attributed by the public, highlighting how fashion is expressed through a diversity of styles and gains identity in peripheral contexts. According to the image analysis methodology by Gemma Penn (2002), the denotative and connotative meanings of the images were identified. Based on clothing pieces from brands such as Lacoste, Nike, Cyclone, and Oakley, the analysis adopts a semiotic approach to emphasize the intentional selection and repetition of fashion elements. The results indicate how the peripheries are consolidating as creative fashion spaces with strong commercial potential, and how Fernanda Souza’s visual interpretations of this phenomenon reinvent a unique aesthetic. It is also observed that such visuality is being absorbed by fashion brands in order to strengthen their image and enrich their relationship with the public.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Desenho de Modapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-CARMEMGABRIELLE.pdf7,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons