Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65522

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, ILANA SANTOS DE-
dc.contributor.authorSILVA, ANA CAROLINA SOUZA DA-
dc.date.accessioned2025-08-27T20:40:40Z-
dc.date.available2025-08-27T20:40:40Z-
dc.date.issued2025-08-07-
dc.date.submitted2025-08-27-
dc.identifier.citationSILVA, Ana. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65522-
dc.description.abstractIntrodução: A dança acompanha a trajetória da humanidade desde os períodos mais remotos, sendo objeto de múltiplas interpretações ao longo da história. Sua presença é registrada em diferentes culturas e momentos históricos, revelando-se não apenas como forma de expressão corporal, mas também como manifestação simbólica, espiritual e social. Objetivo: Analisar a literatura acerca da trajetória da dança enquanto linguagem artística e sua sistematização ao longo da história. Especificamente, buscou-se investigar os métodos de ensino sistematizados e formação técnica precoce no ballet clássico. Métodos: Esta pesquisa configura-se como uma revisão integrativa da literatura. A investigação foi conduzida em duas etapas: 1) por meio de buscas em bibliotecas físicas, ou leitura de textos pertinentes relativos aos aspectos históricos da dança; 2) por meio de busca criteriosa nas seguintes bases de dados: National Library of Medicine (PUBMED), Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Google Acadêmico (Google Scholar). Para a realização das buscas, foram empregados os descritores “dança” (dance), “histórico da dança” (history of dance), “balé” (ballet), “infância” (infancy), “crianças” (children), e empregado o operador booleano “AND”. Resultados: Considerando a busca realizada em duas etapas, a primeira delas localizou e incluiu 9 livros e textos sobre a temática. A segunda etapa de busca, realizada de maneira criteriosa com o uso dos descritores previamente definidos, resultou na análise na íntegra de 6 artigos, os quais mostraram, de maneira consistente, que a dança, sobretudo o ballet clássico, concilia tradição e rigor técnico com sua essência como linguagem expressiva, que deve ser acessível e acolhedora. Conclusão: Pode-se observar que a história da dança revela muito mais do que a simples evolução dos estilos e técnicas ao longo do tempo; ela evidencia a transformação das relações entre o ser humano, seu corpo e o contexto social em que está inserido. E que, especialmente o ballet clássico, precisa ser compreendido em sua dualidade: ao mesmo tempo em que representa tradição, disciplina e refinamento técnico, também deve preservar sua essência como linguagem expressiva, corporal e inclusiva.pt_BR
dc.format.extent34 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectHistórico; Dança; Ballet.pt_BR
dc.titleA TRAJETÓRIA DA DANÇA ENQUANTO LINGUAGEM ARTÍSTICA E A SISTEMATIZAÇÃO DO BALLET CLÁSSICO AO LONGO DA HISTÓRIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVApt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/7246848707813153pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6890712133003359pt_BR
dc.description.abstractxIntroduction: Dance has accompanied the trajectory of humanity since ancient times, being the subject of multiple interpretations throughout history. Its presence is recorded across different cultures and historical moments, revealing itself not only as a form of bodily expression but also as a symbolic, spiritual, and social manifestation. Objective:To analyze the literature regarding the trajectory of dance as an artistic language and its systematization throughout history. Specifically, the study aimed to investigate systematized teaching methods and early technical training in classical ballet. Methods: This research is characterized as an integrative literature review. The investigation was conducted in two stages:1) Through searches in physical libraries or reading relevant texts related to the historical aspects of dance; 2) Through a thorough search in the following databases: National Library of Medicine (PUBMED), Scientific Electronic Library Online (SCIELO), and Google Scholar. For the searches, the following descriptors were used: “dance,” “history of dance,” “ballet,” “infancy,” “children,” along with the Boolean operator “AND.” Results: Considering the two-stage search, the first stage identified and included 9 books and texts on the topic. The second stage, conducted with the previously defined descriptors, resulted in a full analysis of 6 articles. These consistently demonstrated that dance, especially classical ballet, combines tradition and technical rigor with its essence as an expressive language, which should remain accessible and inclusive. Conclusion: It can be observed that the history of dance reveals much more than the mere evolution of styles and techniques over time; it highlights the transformation of the relationship between human beings, their bodies, and the social contexts in which they are embedded. Classical ballet, in particular, must be understood in its duality: while it represents tradition, discipline, and technical refinement, it must also preserve its essence as an expressive, bodily, and inclusive language.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidANA CAROLINA SOUZA DA SILVApt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA CAROLINA SOUZA DA SILVA.pdf499,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons