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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65513

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGRIGOLETTO, Evandra-
dc.contributor.authorCOSTA NETO, Manoel Severo da-
dc.date.accessioned2025-08-27T16:59:23Z-
dc.date.available2025-08-27T16:59:23Z-
dc.date.issued2024-10-24-
dc.date.submitted2025-08-21-
dc.identifier.citationCOSTA NETO, Manoel Severo da. Práticas de autoria: a construção do sujeito-autor no livro didático de língua portuguesa. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Português) Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65513-
dc.description.abstractA pesquisa analisa as práticas de autoria em sala de aula, focando no papel do livro didático de Língua Portuguesa como um mediador no processo de construção do sujeito-autor. Com base em estudos da Análise do Discurso, em especial os de Orlandi (2005, 2006, 2012, 2020), Gallo (1992, 1994, 2008, 2012) e Coracini (1999), o trabalho investiga como as propostas de produção textual presentes nos livros didáticos possibilitam ou limitam a autoria dos estudantes. Observamos que, nas escolas públicas, o livro didático é frequentemente o principal recurso pedagógico, determinando grande parte das atividades de leitura e escrita. A pesquisa enfatiza a importância de compreender as condições de produção do discurso escolar e como o livro didático, ao propor atividades textuais, orienta o aluno na construção de sentido, muitas vezes restringindo a criatividade e a expressão autoral. Além disso, o estudo problematiza a relação entre a linguagem, o sujeito e a ideologia, evidenciando como os discursos presentes nos livros refletem e reforçam normas sociais e culturais preestabelecidas. A partir da análise de propostas de produção textual, concluímos que, apesar de haver espaço para práticas autorais, esse exercício é frequentemente condicionado por diretrizes rígidas que reduzem o papel do estudante a um mero executor de fórmulas textuais. Assim, questionamos até que ponto o sujeito-autor tem liberdade para se manifestar plenamente no ambiente escolar.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectlivro didáticopt_BR
dc.subjectensino de escritapt_BR
dc.subjectproposta de produção textualpt_BR
dc.subjectanálise do discursopt_BR
dc.subjectautoriapt_BR
dc.titlePráticas de autoria: a construção do sujeito-autor no livro didático de língua portuguesapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1732335820166339pt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

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