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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65513
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | GRIGOLETTO, Evandra | - |
dc.contributor.author | COSTA NETO, Manoel Severo da | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-27T16:59:23Z | - |
dc.date.available | 2025-08-27T16:59:23Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-24 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-21 | - |
dc.identifier.citation | COSTA NETO, Manoel Severo da. Práticas de autoria: a construção do sujeito-autor no livro didático de língua portuguesa. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Português) Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65513 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa analisa as práticas de autoria em sala de aula, focando no papel do livro didático de Língua Portuguesa como um mediador no processo de construção do sujeito-autor. Com base em estudos da Análise do Discurso, em especial os de Orlandi (2005, 2006, 2012, 2020), Gallo (1992, 1994, 2008, 2012) e Coracini (1999), o trabalho investiga como as propostas de produção textual presentes nos livros didáticos possibilitam ou limitam a autoria dos estudantes. Observamos que, nas escolas públicas, o livro didático é frequentemente o principal recurso pedagógico, determinando grande parte das atividades de leitura e escrita. A pesquisa enfatiza a importância de compreender as condições de produção do discurso escolar e como o livro didático, ao propor atividades textuais, orienta o aluno na construção de sentido, muitas vezes restringindo a criatividade e a expressão autoral. Além disso, o estudo problematiza a relação entre a linguagem, o sujeito e a ideologia, evidenciando como os discursos presentes nos livros refletem e reforçam normas sociais e culturais preestabelecidas. A partir da análise de propostas de produção textual, concluímos que, apesar de haver espaço para práticas autorais, esse exercício é frequentemente condicionado por diretrizes rígidas que reduzem o papel do estudante a um mero executor de fórmulas textuais. Assim, questionamos até que ponto o sujeito-autor tem liberdade para se manifestar plenamente no ambiente escolar. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | livro didático | pt_BR |
dc.subject | ensino de escrita | pt_BR |
dc.subject | proposta de produção textual | pt_BR |
dc.subject | análise do discurso | pt_BR |
dc.subject | autoria | pt_BR |
dc.title | Práticas de autoria: a construção do sujeito-autor no livro didático de língua portuguesa | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1732335820166339 | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC - Manoel Severo da Costa Neto.pdf | 405,18 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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