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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65508

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPADILHA, Maria Fernanda Freire Gatto-
dc.contributor.authorLIMA, Maria Eduarda Aguiar de Freitas-
dc.date.accessioned2025-08-27T16:29:11Z-
dc.date.available2025-08-27T16:29:11Z-
dc.date.issued2025-08-08-
dc.date.submitted2025-08-12-
dc.identifier.citationLIMA, Maria Eduarda Aguiar de Freitas. Planejamento e capital humano no Brasil: A educação como estratégia desenvolvimentista para o século XXI. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65508-
dc.description.abstractA persistente estagnação da produtividade brasileira, aliada às elevadas desigualdades sociais, motivou esta investigação sobre o papel da educação na formação de capital humano e na promoção do desenvolvimento econômico sustentável. O estudo analisa, especificamente, como diferentes ciclos de planejamento educacional — do nacional-desenvolvimentismo dos anos 1950 ao atual regime fiscal — impactaram a qualificação da força de trabalho. Para atingir esse objetivo geral, examinaram-se (i) os fundamentos teóricos do desenvolvimentismo e da teoria do capital humano, (ii) a evolução histórica das principais políticas educacionais e (iii) indicadores de desempenho escolar, gastos por aluno e produto per capita entre 2000 e 2021. Adotou-se uma abordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica e análise de dados secundários do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Os resultados mostram que avanços na matrícula e nos recursos financeiros só se traduzem em ganhos de aprendizado e renda quando estão ancorados em financiamento redistributivo estável, formação docente consistente e metas intertemporais. Conclui-se que a educação pode ser motor duradouro do crescimento se houver coordenação de políticas públicas capaz de alinhar recursos, qualidade e governança, superando a dependência de ciclos fiscais e o dualismo entre polos de alto desempenho e sistemas escolares fragilizados.pt_BR
dc.format.extent32p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectCapital Humanopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento econômicopt_BR
dc.subjectEconomia brasileirapt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titlePlanejamento e capital humano no Brasil: A educação como estratégia desenvolvimentista para o século XXIpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3422719328431500pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Economiapt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DECON) - Departamento de Economiapt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciências Econômicas

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