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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65508
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | PADILHA, Maria Fernanda Freire Gatto | - |
dc.contributor.author | LIMA, Maria Eduarda Aguiar de Freitas | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-27T16:29:11Z | - |
dc.date.available | 2025-08-27T16:29:11Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-08 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-12 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Maria Eduarda Aguiar de Freitas. Planejamento e capital humano no Brasil: A educação como estratégia desenvolvimentista para o século XXI. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65508 | - |
dc.description.abstract | A persistente estagnação da produtividade brasileira, aliada às elevadas desigualdades sociais, motivou esta investigação sobre o papel da educação na formação de capital humano e na promoção do desenvolvimento econômico sustentável. O estudo analisa, especificamente, como diferentes ciclos de planejamento educacional — do nacional-desenvolvimentismo dos anos 1950 ao atual regime fiscal — impactaram a qualificação da força de trabalho. Para atingir esse objetivo geral, examinaram-se (i) os fundamentos teóricos do desenvolvimentismo e da teoria do capital humano, (ii) a evolução histórica das principais políticas educacionais e (iii) indicadores de desempenho escolar, gastos por aluno e produto per capita entre 2000 e 2021. Adotou-se uma abordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica e análise de dados secundários do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Os resultados mostram que avanços na matrícula e nos recursos financeiros só se traduzem em ganhos de aprendizado e renda quando estão ancorados em financiamento redistributivo estável, formação docente consistente e metas intertemporais. Conclui-se que a educação pode ser motor duradouro do crescimento se houver coordenação de políticas públicas capaz de alinhar recursos, qualidade e governança, superando a dependência de ciclos fiscais e o dualismo entre polos de alto desempenho e sistemas escolares fragilizados. | pt_BR |
dc.format.extent | 32p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Capital Humano | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento econômico | pt_BR |
dc.subject | Economia brasileira | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.title | Planejamento e capital humano no Brasil: A educação como estratégia desenvolvimentista para o século XXI | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3422719328431500 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Economia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCSA-DECON) - Departamento de Economia | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCSA-Curso de Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Ciências Econômicas |
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