Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65463

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFERREIRA, Márcio Henrique Wanderley-
dc.contributor.authorPEREIRA, Lucas Mateus Pedroza Rodrigues-
dc.date.accessioned2025-08-26T16:33:28Z-
dc.date.available2025-08-26T16:33:28Z-
dc.date.issued2025-08-04-
dc.date.submitted2025-08-16-
dc.identifier.citationPEREIRA, Lucas Mateus Pedroza Rodrigues. O uso de inteligência artificial em trabalhos acadêmicos: uma perspectiva de discentes e docentes do curso de Gestão da Informação da UFPE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Gestão da Informação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65463-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo geral investigar o uso de ferramentas de Inteligência Artificial por docentes e discentes do curso de Gestão da Informação da UFPE em atividades acadêmicas, com foco nas práticas, percepções e impactos pedagógicos. A fim de responder à pergunta: como discentes e docentes do curso de Gestão da Informação utilizam ferramentas de IA em suas atividades acadêmicas? Bem como identificar percepções, desafios e benefícios associados a essas práticas. Adotou-se uma abordagem metodológica mista, combinando levantamento quantitativo por questionário (survey) e análise qualitativa por revisão bibliográfica. A pesquisa é de caráter exploratório, pois o uso de IA na educação ainda é recente e pouco regulamentado, exigindo um mapeamento inicial das práticas e percepções dos envolvidos. Os resultados revelaram que docentes e discentes do curso de Gestão da Informação da UFPE têm incorporado ferramentas de IA em suas atividades acadêmicas, reconhecendo tanto seus benefícios quanto os riscos, como impactos na originalidade e no pensamento crítico. Observou-se, ainda, uma preocupação com o uso ético dessas tecnologias, o que possibilitou a elaboração de recomendações fundamentadas nas respostas dos participantes e nos guias da UNESCO (2023) e da Comissão Europeia (2019), visando promover a utilização responsável da IA, transparência de uso e preservar a integridade acadêmica.pt_BR
dc.format.extent51pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectuso de IApt_BR
dc.subjecttrabalhos acadêmicospt_BR
dc.subjectgestão da informaçãopt_BR
dc.titleO uso de inteligência artificial em trabalhos acadêmicos: uma perspectiva de discentes e docentes do curso de Gestão da Informação da UFPEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/4907251528503081pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9662141254448815pt_BR
dc.description.abstractxThis study has the general objective of investigating the use of Artificial Intelligence tools by faculty and students of the Information Management program at UFPE in academic activities, focusing on practices, perceptions, and pedagogical impacts. It aims to answer the question: how do students and faculty of the Information Management program use AI tools in their academic activities? As well as to identify perceptions, challenges, and benefits associated with these practices. A mixed method methodological approach was adopted, combining a quantitative survey and qualitative analysis through a literature review. The research is exploratory in nature, as the use of AI in education is still recent and insufficiently regulated, requiring an initial mapping of the practices and perceptions of those involved. The results revealed that faculty and students of the Information Management program at UFPE have incorporated AI tools into their academic activities, recognizing both their benefits and risks, such as impacts on originality and critical thinking. There was also a notable concern regarding the ethical use of these technologies, which allowed for the development of recommendations based on participants’ responses and guidelines from UNESCO (2023) and the European Commission (2019), aiming to promote responsible AI use, transparency, and the preservation of academic integrity.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Gestão da Informação – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0275-8993pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Gestão da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Lucas Mateus Pedroza Rodrigues Pereira.pdf1,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons