Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65452
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Bunzen Júnior, Clecio | - |
dc.contributor.author | Queiroz, Andresa Eduarda Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-26T14:15:40Z | - |
dc.date.available | 2025-08-26T14:15:40Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-21 | - |
dc.date.submitted | 2025-01-11 | - |
dc.identifier.citation | Queiroz, Andresa Eduarda Andrade. O Livro-imagem na aula de Língua Portuguesa dos anos finais: possibilidades com o livro "Espelho" de Suzy Lee. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Letras - Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65452 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o papel do livro de imagem nas aulas de Língua Portuguesa dos Anos Finais, explorando sua potência pedagógica a partir da obra Espelho, de Suzy Lee. O artigo analisa a inserção da literatura nas práticas de ensino de Língua Portuguesa, especialmente com base nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que incentivam o uso de textos literários em sala de aula. Além disso, o estudo investiga a natureza do livro de imagem, sua construção gráfica e sua consolidação como um projeto artístico, propondo uma abordagem metodológica centrada em Rodas de Conversa para a mediação da leitura de Espelho no ambiente escolar. | pt_BR |
dc.format.extent | 43 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Livro-imagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino de literatura | pt_BR |
dc.subject | Aula de Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.title | O LIVRO-IMAGEM NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA DOS ANOS FINAIS: POSSIBILIDADES COM O LIVRO “ESPELHO” DE SUZY LEE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8115209299010647 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3757050031013762 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work aims to reflect on the role of picture books in Portuguese Language classes in its Final Years, exploring its pedagogical potential based on the work Mirror, by Suzy Lee. The article analyzes the insertion of literature in Portuguese Language teaching practices, especially based on the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC), which encourages the use of literary texts in the classroom. Furthermore, the study investigates the nature of the picture book, its graphic construction and its consolidation as an artistic project, proposing a methodological approach centered on Conversation Circles to mediate the reading of Mirror in the school environment. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC ANDRESA EDUARDA ANDADE QUEIROZ.pdf | 2,65 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons